A gestão de continuidade de negócios, ou “Plano de Continuidade”, consiste em um processo holístico de administração, que identifica os impactos que ameaçam uma empresa, além de fornecer insights valiosos sobre possíveis iniciativas capazes de proteger os interesses do seu negócio, stakeholders e reputação da marca.

Ou seja, a partir de um planejamento sólido e assertivo, a gestão de continuidade de negócios é capaz de prever situações inesperadas e, assim, indicar ações que assegurem a proteção da sua empresa, mesmo em cenários de crises.

Contudo, para que o seu Plano tenha eficiência, é necessário evitar alguns erros comuns. Abaixo, saiba quais são eles e confira nossas dicas para melhorar a sua gestão de continuidade de negócios!

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1 – Não considerar os incidentes em grandes proporções

Todos nós queremos evitar incidentes graves e, em geral, não gostamos nem de pensar na possibilidade de algo realmente desastroso. 

No entanto, imprevistos dessa magnitude podem ocorrer e, por esse motivo, a sua gestão de continuidade de negócios deve estar preparada para essas situações.

Por isso, por mais desastroso que um cenário possa parecer, tente incluí-lo no seu Plano. É aquele velho ditado: “antes prevenir, do que remediar”.

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2 – Não estabelecer um Work Area Recovery

O Work Area Recovery nada mais é que um local para o qual a empresa pode se realocar após algum incidente, como terremoto, ataque terrorista, ou qualquer outro acontecimento que impeça o acesso ao ambiente de trabalho.

De forma resumida, é um local de trabalho alternativo, para que a empresa possa se recuperar, enquanto aguarda a reestruturação do ambiente “oficial”.

Vale ressaltar que o Work Area Recovery precisa ter uma distância considerável da área do desastre, para que os colaboradores estejam devidamente protegidos e consigam acessar facilmente as dependências.

3 – Não realizar ou verificar os backups com frequência

Os backups de recuperação devem ser verificados com frequência, ainda mais quando tratamos de um plano de gestão de continuidade de negócios. 

Afinal de contas, se houver qualquer problema ou inconveniente, as informações da empresa e os processos se mantêm atualizados e resguardados pelo backup.

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4 – Não realizar testes do plano de continuidade

Para que o seu plano de gestão de continuidade de negócios tenha efetividade, é fundamental realizar testes. Dessa forma, os gestores e colaboradores têm uma ideia de como se comportar em casos de possíveis eventualidades.

Inclusive, é importante testar as soluções em nuvem, como os backups, para analisar se há alguma dúvida, bem como o funcionamento do sistema.

5 – Não preparar os colaboradores

Preparar os colaboradores é outro passo essencial para a eficiência do seu plano. Assim como a realização de testes, a preparação prévia dos funcionários ajuda a orientar certos comportamentos e iniciativas, além de ser uma forma de antecipar possíveis dúvidas.

Por isso, elabore treinamentos direcionados e prepare materiais informativos para futuras consultas do seu time. É importante que todos estejam na “mesma página” e compreendam exatamente como os processos funcionam. 

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Saiba como a add it pode ajudar na gestão de continuidade de negócios!

A add it Cloud Solutions conta com soluções personalizadas para recuperação de desastres: a Disaster Recovery. Dessa forma, é possível salvar arquivos, planejar ações futuras e orientar os colaboradores diante de situações inesperadas.

Com a nossa solução, a sua organização alcança uma série de benefícios, como:

  • Maior disponibilidade dos ativos;
  • Aumento da produtividade e eficiência da operação;
  • Redução de custos;
  • Maior segurança de toda a infraestrutura;
  • Diferencial competitivo;
  • Sustentabilidade para crescimento a longo prazo. 

Faça o seu plano de gestão de continuidade de negócios com a add it! Envie uma mensagem para um de nossos especialistas e saiba mais.

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