plano de contingência ti

O plano de contingência TI é uma iniciativa que permite mensurar os principais riscos de uma empresa e elaborar medidas paliativas caso essas situações se concretizem. 

Nesse cenário, essa ação visa minimizar os impactos que possíveis ameaças cibernéticas, desastres naturais, acidentes, falhas humanas, erros técnicas e outros acontecimentos possam gerar dentro de uma organização. 

Ter um planejamento eficiente é crucial, isso porque promove às empresas diferencial competitivo frente ao mercado, visto que as corporações brasileiras ainda são bastante imaturas nessas estratégias.

Para se ter uma ideia, apenas 21% dos negócios possuem previsões de investimentos em cibersegurança em seus orçamentos de TI e somente 35% possui uma área dedicada à segurança, segundo uma pesquisa da Mastercard.

Embora seja crucial, muitas organizações ainda não entenderam o papel do plano de contingência TI e, por isso, não sabem por que direcionar investimentos para essa ação. Se esse é o seu caso, elencamos abaixo alguns benefícios que fazem dessa iniciativa uma boa opção. 

Leia também: Virtualização de servidores: entenda o que é e quais os benefícios

Por que investir no Plano de contingência TI?

Dentre as principais razões para investir em um plano de contingência TI, podemos destacar: 

Melhora a integração das equipes

O primeiro ponto é a melhoria na troca de informações entre os times. De maneira geral, um bom planejamento é capaz de tornar os processos mais transparentes, melhorar o clima organizacional e a comunicação entre os times.

Em casos de emergências ou indisponibilidades, os colaboradores estão preparados e maiores problemas operacionais são evitáveis. Além disso, o senso de colaboração e trabalho em equipe é valorizado entre os membros da empresa.

Aumenta a disponibilidade das redes

Com a polarização do home office, grande parte das empresas está dividindo os seus colaboradores entre o presencial e o remoto, enquanto outras organizações estão funcionando 100% digitalmente. 

Toda essa estrutura precisa de sistemas com alta disponibilidade e essa característica é garantida pelo plano de contingência TI, que minimiza os riscos de paradas e, com isso, potencializa a produtividade do time. 

Reduz custos

Outro ponto que justifica o investimento nessa medida é a redução de custos, pois diminui incidentes e prejuízos, permitindo previsibilidade de gastos e melhor distribuição do orçamento de TI. 

Aumenta a confiabilidade dos ativos

Com um plano de contingência TI, as organizações conseguem aumentar a confiabilidade dos equipamentos e tornar a operação muito mais inteligente.

Na prática, todos os acessos à rede são mapeados e facilmente interceptados em casos de atividades incomuns, o que minimiza riscos de invasões ou paradas. Com isso, os sistemas funcionam melhor e os equipamentos possuem maior vida útil. 

Torna a gestão mais estratégica

Uma das bases do plano de contingência é o registro. Toda a gestão de TI passa a ser documentada, assim como as boas práticas em casos de paradas ou falhas. 

Dessa forma, a empresa torna-se mais estratégica e otimizada, com fluxos padronizados e análise constante de indicadores. 

Leia também: 5 passos para superar os desafios do home office

Conte com o apoio de uma empresa com mais de 20 anos de experiência!

Você quer tornar a sua empresa mais segura e inteligente com um plano de contingência TI? Conte com a ajuda da add it Cloud Solutions, uma empresa especializada em Soluções em Nuvem e Segurança Digital com mais de 20 anos de experiência no mercado. 

Ajudamos o seu negócio a alcançar plena eficiência por meio do serviço de Disaster Recovery (Recuperação de Desastres), em que reunimos em uma única Plataforma de IT Resilience, uma solução integrada de recuperação.

Fácil de instalar e totalmente automatizado, esse sistema garante total eficiência da sua infraestrutura de TI e alta disponibilidade.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Categories:

Tags:

Comments are closed