desafios do home office

A pandemia causou alterações significativas nas realizações de trabalho. E devido a rápida adaptação, muitos gestores tiveram de lidar com alguns desafios do home office

No entanto, pesquisas mostram que o trabalho remoto já era uma tendência mesmo antes da covid-19. 

As estatísticas coletadas pela consultoria OWL Labs em 2019, demonstram que, naquele ano, 56% das empresas já ofereciam a opção de home office para alguns colaboradores, enquanto 16% já atuavam online com todas as equipes. 

Segundo dados da FlexJobs, em 2020, 4,7 milhões de pessoas (o que corresponde a 3,4% da população) já estavam trabalhando na modalidade. 

E além de ser algo que já estava crescendo no mundo, o trabalho remoto não é uma tendência passageira, muito pelo contrário, ela só tende a crescer daqui em diante. 

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela Hibou, 64,8% dos brasileiros entrevistados pretendem continuar trabalhando de casa no pós-pandemia

No entanto, atualmente, o home office tem apresentado alguns desafios para os gestores, principalmente no que concerne à gestão de equipe

Pensando nisso, nós preparamos 5 passos para superar os desafios do home office e tornar a modalidade benéfica tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. 

Leia também: Home office na pandemia: 5 tecnologias para facilitar a atuação de PMEs

5 formas de superar os desafios do home office

Dentre as principais ações, podemos citar:

Ofereça estrutura adequada aos colaboradores

Um dos desafios do home office é a falta de equipamento adequado para os colaboradores. Afinal, é completamente normal que nem todo mundo disponha de um bom computador, fone, webcam, dentre outros itens. 

Só que a falta de aparelhos de boa qualidade impactam diretamente no desempenho e na comunicação do funcionário. 

Nesse sentido, o computador pode ser lento demais, a internet provavelmente tem uma velocidade baixa, o fone impede que a comunicação seja clara, dentre outros problemas. 

Para resolver essa situação, é fundamental que a empresa forneça um equipamento de qualidade para que o colaborador consiga produzir mais e desempenhar bem suas funções. 

Mantenha a colaboração e a comunicação 

Acostumados a interagir com diversas pessoas diariamente, a solidão é um dos desafios do home office. 

Na pesquisa do Hubspot, 20% dos profissionais afirmaram sentirem-se sozinhos todos os dias, enquanto 35% sofrem com a solidão entre duas e três vezes por semana. Além disso, 29% sentem falta da interação social com os colegas.

E a solidão pode afetar diretamente na motivação dos colaboradores. Portanto, para driblar essa situação, mantenha a comunicação por call de forma constante e desenvolva tarefas mais colaborativas.

Oriente os seus colaboradores como driblar as distrações em casa

De acordo com o estudo The Remote Work Report by GitLab de 2020, o maior desafio relatado foi lidar com as distrações em casa (47%), seguido pelas dificuldades de comunicação e colaboração (35%).

Ao sentir-se solitário e desmotivado, é normal procurar formas de se distrair, principalmente com o objetivo de se animar. Porém, essa procrastinação pode acabar virando um hábito e afetar negativamente o desempenho do profissional

Portanto, oriente todo o seu time a respeito de boas práticas para evitar esses percalços, compartilhe métodos ou técnicas para que eles consigam manter o foco. 

Além disso, é importante ressaltar a importância de (se possível) ter um local separado em casa para o trabalho. E de preferência, longe da cama ou ambientes de relaxamento. 

Tenha mecanismos para acompanhar o desempenho do time

Um dos principais desafios do home office é manter a produtividade da equipe

Segundo uma pesquisa da Slack, 60% dos profissionais que já estavam em home office antes da pandemia relataram aumento de produtividade.

No entanto, a situação não é a mesma quando falamos dos profissionais que foram obrigados a se adaptar rapidamente. Cerca de ⅓ deles afirma apresentar dificuldades para se manter produtivo. 

Nesse caso, ter um pouco de paciência se faz necessário. Afinal, as mudanças foram bruscas, tanto em relação à rotina de trabalho quanto a pessoal. 

Reprogramar todo o mindset leva tempo. Para auxiliar, a empresa pode recorrer a mecanismos de acompanhamento de desempenho. Desse modo, torna-se mais fácil identificar quais são as dificuldades de cada um.

Além disso, é possível incentivar o colaborador a desenvolver as tarefas sempre com um tempo menor em relação ao dia anterior. 

Utilize soluções em nuvem

As soluções em nuvem são ótimas aliadas para superar os principais desafios do home office. Isso porque, essas ferramentas fornecem mobilidade, flexibilidade e otimizam o compartilhamento de informações a distância.

Por exemplo, com o servidor de nuvem da add it Cloud Solutions, os colaboradores conseguem visualizar os documentos e ferramentas necessárias para a execução das atividades rapidamente, já que a navegação é simplificada. 

Já o Desktop Virtual, além de estimular a maior colaboração, torna a rotina de trabalho mais flexível e ágil. Isso porque, ao espelhar as funcionalidades do computador corporativo, o funcionário não se sente tão perdido e o seu desempenho melhora significativamente. 

E para manter a comunicação contínua, conte com a nossa solução PABX Cloud. Com ela, é possível realizar videoconferências, ter acesso à voz e URA e garantir a conectividade dos seus funcionários independentemente do dispositivo que esteja sendo utilizado.

Quer superar os desafios do home office com soluções de alta performance? Contate agora um de nossos especialistas.

Tags:

Comments are closed