home office na pandemia

Embora algumas empresas já se mostrassem habituadas a esse modelo de trabalho, a adoção ao home office na pandemia de forma repentina fez com que surgissem muitas discussões a respeito do desempenho da equipe em casa.

Isso porque a relação entre a tecnologia e a produtividade tem um limiar muito tênue entre a eficiência e a procrastinação. E para buscar uma solução, muitas empresas recorreram à tecnologia. 

Segundo estudo realizado pelo Capterra, 43% das PMES adotaram novas ferramentas para home office e, de acordo com uma pesquisa da Microsoft, 83% pretendem continuar adotando inovações mesmo após a pandemia. 

O trabalho remoto é uma modalidade que veio para ficar e é preciso se adaptar a ele da melhor forma. É o que mostra o estudo feito pelo Capterra em conjunto com a Gartner. 

Nele, foi apontado que 77% das pequenas e médias empresas brasileiras adotaram o home office durante a crise do novo coronavírus. Já no pós-pandemia, 75% pretendem colocar ao menos 5% da sua equipe no trabalho remoto. 

Por sua vez, para garantir que o fluxo de trabalho não seja interrompido, a produtividade não diminua e a comunicação seja integrada, é preciso investir nas ferramentas certas. 

Pensando nisso, nós apontamos 5 tecnologias para facilitar a atuação de PMEs, principalmente no modelo home office na pandemia

Por que é preciso escolher as tecnologias corretas para otimizar o home office na pandemia?

Para que o home office seja efetivo, interativo e produtivo na medida certa – sem que os colaboradores sofram com exaustão e sobrecarga – é necessário avaliar bem as necessidades da empresa que a tecnologia precisa cobrir.

A comunicação, por exemplo, é um fator fundamental e que tem um impacto significativo perante todos os processos internos da empresa. A interação precisa acontecer de forma natural, ágil e prática para que tudo ocorra como o planejado.

No mundo de hoje, mesmo na modalidade de trabalho remoto, esperar minutos por uma resposta, seja uma orientação ou uma dúvida é inadmissível e toma muito tempo da produtividade.

Outro ponto que merece destaque é a gestão de tarefas. Organizar-se para cumprir metas e prazos pode ser mais difícil em casa, do mesmo modo que torna-se mais complicado para o gestor visualizar o que já foi feito ou não.

Desse modo, não só o colaborador acaba produzindo menos, como o gestor pode sobrecarregá-lo por não possuir informação sobre o andamento das tarefas. 

Por isso, para que o home office na pandemia funcione como deve, é preciso adotar tecnologias que potencializam essa modalidade e auxiliem tanto os funcionários quanto os gestores. 

Leia também: Transformação digital: por que a jornada para a nuvem é uma tendência em tempos de home office?

Quais tecnologias potencializam a atuação remota?

Dentre as principais tecnologias, podemos citar:

Migração para a nuvem

O movimento chamado de “Moving To Cloud” ou Migração para a Nuvem, em português, também conhecido como “Jornada para a nuvem” surgiu justamente para auxiliar as empresas a tornar o home office na pandemia muito mais fluído, flexível, colaborativo, produtivo e seguro. 

O servidor em nuvem, seja ele híbrido ou privado, permite que os colaboradores acessem os dados corporativos de qualquer lugar, independentemente do aparelho. 

Além disso, as ferramentas e documentos necessários para a execução das tarefas são rapidamente visualizados, já que a navegação é simplificada. 

Microsoft Teams

Otimizar a comunicação interna de modo que o usuário possa falar independente da localização que estiver e do dispositivo que esteja utilizando é o principal objetivo do Microsoft Teams

Por meio da integração do Connect Teams com o PABX da empresa, ou seja, ramal corporativo, o clima organizacional da empresa, mesmo com funcionários trabalhando remotamente, se modifica positivamente.

Além disso, é possível manter os funcionários engajados e motivados com os valores e objetivos da instituição.

Leia também: Entenda o que é o Connect Teams e a importância para transformação digital das empresas

Microsoft 365

O Microsoft 365 é um grande aliado para o home office na pandemia. Isso porque, ele não só promove melhorias na organização dos processos internos, como também potencializa o compartilhamento de informações e possibilita uma comunicação mais integrada. 

Com o Microsoft 365 é possível realizar videoconferências em HD, o que aumenta a qualidade das reuniões de equipe, gerenciar tarefas de modo prático, evitando a sobrecarga de colaboradores, e automatizar processos por workflow. 

Leia também: 5 razões para você contar com o Microsoft 365 disponibilizado pela add it Cloud Solutions

Desktop virtual

Para garantir um fluxo de trabalho mais colaborativo durante o home office na pandemia é necessário investir em ferramentas que permitam a sincronização de arquivos em qualquer dispositivo. 

E a tecnologia do desktop virtual oferece justamente isso. Esse software consegue espelhar as funcionalidades de um computador corporativo, o que permite o compartilhamento de processos, rede e armazenamento. 

Desse modo, as tarefas tornam-se mais flexíveis e a rotina ganha eficiência e agilidade. Além disso, o desktop facilita o monitoramento da equipe de TI, o que garante maior segurança aos acessos.

Leia também: 5 razões para implementar o desktop virtual na nuvem

Disaster Recovery

Garantir a segurança da informação mesmo no trabalho remoto é uma obrigação da empresa e não do funcionário. Além disso, é preciso redobrar a atenção no home office, pois trata-se de um alvo mais fácil para os cibercriminosos. 

Por esse motivo, contar com o Disaster Recovery é primordial. Além de se proteger de situações inesperadas como desastres naturais, também haverá uma redução nas interrupções de rede, assim como backups confiáveis e realizados de forma periódica automaticamente. 

Além do mais, caso ocorra algum ataque hacker, incêndio, dentre outros eventos, com o plano de recuperação de desastres é possível manter a parte essencial do negócio funcionando na medida em que o software reorganiza rapidamente os processos internos das outras áreas da empresa.

Por que contar com um parceiro tecnológico?

Ter como aliada uma empresa especialista no assunto como a add it Cloud Solutions, garante que as melhores ferramentas sejam aplicadas de acordo com as necessidades únicas do seu negócio.

Além disso, também facilita significativamente no processo de migração para os sistemas mencionados. Desse modo, sua empresa não perde um dia de trabalho.

Conte com o nosso gerenciamento de infraestrutura e monitoramento 24×7 para que seus servidores estejam sempre disponíveis. 

Nossas soluções em nuvem foram construídas com as melhores tecnologias disponíveis no mercado para colocar a sua empresa à frente dos concorrentes. 

Potencialize o home office na pandemia e garanta mais produtividade no seu negócio. Conheça agora a add it Cloud Solutions.

Tags:

Comments are closed