transformação digital

Apesar de muitas empresas terem acelerado sua transformação digital por conta da primeira onda da covid-19 que ocorreu no ano passado, ainda existem aquelas que somente se adaptaram emergencialmente à situação e não realizaram investimentos significativos em tecnologia. 

No entanto, com a chegada da segunda onda da pandemia e o lento processo de vacinação, as incertezas em relação ao futuro são muitas, principalmente em relação ao modo de atuação. 

Por conta disso, o trabalho remoto ainda demonstra ser uma forte tendência para os próximos anos. Segundo uma pesquisa divulgada pela Cisco, é esperado um crescimento de 30% nessa modalidade. 

E ainda que as empresas já tenham tido tempo suficiente para se adaptar ao trabalho remoto, há quem ainda relate dificuldades. 

De acordo com a mesma pesquisa, 45% das organizações apontam que o gerenciamento de pessoas à distância acaba sendo o obstáculo mais difícil de contornar. 

E mais de 60% entendem que adaptar as atividades presenciais para o ambiente virtual é o maior desafio quando o assunto é home office.

A jornada para a nuvem veio justamente para ajudar as empresas a enfrentarem esses obstáculos, acelerar a inovação dos negócios e tornar o trabalho remoto algo mais fluído, seguro e produtivo. 

Leia também: Entenda o que é o Connect Teams e a importância para transformação digital das empresas

O que é a jornada para a nuvem e como ela auxilia na transformação digital da empresa?

Conhecida como “Moving to Cloud” ou “migrar para nuvem”, na tradução literal, essa iniciativa se destacou de uma forma significativa no ano passado por conta do isolamento social e hoje é indispensável para empresas que queiram continuar com o mesmo nível de produção no trabalho remoto. 

A Cloud Computing é uma das bases para a transformação digital por alguns motivos. Além de suportar o armazenamento e o processamento de informações de forma mais segura e fluída, as soluções em nuvem permitem um trabalho mais colaborativo, ágil e flexível, o que gera mais produtividade. Como resultado, cada vez mais empresas estão investindo em soluções cloud. 

De acordo com dados da pesquisa IDG Cloud Computing Survey 2020, 81% das organizações têm ao menos uma aplicação ou segmento de infraestrutura de computação em nuvem; e 13% das corporações já migraram todo o ambiente de TI para espaços virtuais.

E mesmo quem ainda não implementou a tecnologia, possui planos para isso. O mesmo estudo aponta que 22% das companhias entrevistadas adotarão serviços de nuvem nos próximos 18 meses. 

Dentre outros benefícios que essa tecnologia oferece, podemos citar:

Segurança

Um dos fatores mais importantes ao se investir em soluções que aceleram a transformação digital no negócio é garantir que estes sejam seguros, principalmente para assegurar o cumprimento da LGPD.

Quanto a isso, as soluções em nuvem possuem recursos de segurança altamente sofisticados, como firewall potente, criptografia, dentre outros. 

Leia também: Segurança em TI: como realizar a auditoria e classificação de dados conforme a LGPD?

Confiabilidade 

Ao executar operações comerciais, conte com a confiabilidade da nuvem. A partir de ferramentas como backup na nuvem e recuperação de desastres, sua empresa sempre estará protegida, seja de desastres (enchentes e incêndios), falhas (deletamento de dados não intencional) e ataques cibernéticos.

Redução de custos

Com a Cloud, você elimina o alto custo do hardware. Como a maioria dos serviços funciona a base de assinatura, isso favorece o fluxo de caixa e alivia de forma significativa o orçamento. 

Leia também: Servidor em nuvem para empresas: por que essa solução ajuda a reduzir custos?

Escalabilidade e personalização

Uma das maiores vantagens da transformação digital, refere-se a escalabilidade e flexibilidade de suas tecnologias. Caso as necessidades aumentem ou diminuam, é possível alterar de forma fácil e prática a capacidade da nuvem. 

Outra vantagem que vale destacar e se refere a nuvem privada, é a possibilidade de customização, para atender especificamente às necessidades da empresa que contrata a solução. 

Atualizações automáticas

Reduza as preocupações com a infraestrutura e atualizações de software constantes que minam o tempo da sua equipe de TI. O provedor do sistema na nuvem cuida de tudo isso para você.

Como aplicar a jornada para a nuvem?

Para que a migração ocorra rapidamente e sem afetar o fluxo de trabalho da sua empresa, há alguns cuidados e ações que devem ser tomados, como:

  • Escolha o provedor com cuidado: opte por empresas especializadas e com anos de experiência;
  • Capacite a equipe: por mais que os serviços em nuvem sejam fáceis de se utilizar, toda mudança necessita de um tempo de adaptação e para acelerar esse período, invista em treinamentos;
  • Planeje a migração de forma estratégica: defina quais são as prioridades e o que deve ser migrado primeiro. O seu provedor pode te ajudar a definir. 
  • Verifique se a sua arquitetura de aplicação precisa ser alterada ou atualizada;
  • Implemente aos poucos uma nova cultura organizacional eliminando os velhos hábitos de forma gradual.

Leia mais: Gestão de ativos: 4 benefícios da nuvem privada (VPS)

Como a add it Cloud Solutions pode ajudar?

Com duas décadas de experiência em soluções em nuvem, a add it Cloud Solutions é o provedor ideal para a sua empresa aderir ao movimento Moving to Cloud com segurança, confiabilidade e agilidade. 

Os nossos serviços especializados não só cuidam de todo o processo de migração da sua empresa, como também te auxiliam a definir o que deve ser priorizado na mudança e verifica se a sua arquitetura de aplicação necessita de alterações.

Nós cuidamos de toda a implementação e gestão do seu servidor na nuvem. E com os serviços de monitoramento 24×7 e database monitoring, cuidamos para que o seu sistema esteja sempre disponível e ofereça uma performance de alto nível.

Realize a transformação digital do seu negócio com as nossas soluções em cloud. Conheça agora

Tags:

Comments are closed