virtualização de servidores

A crescente transformação digital nas empresas pede que a operação se torne cada vez mais eficiente e dinâmica. Nesse sentido, a virtualização de servidores é o modo mais fácil de atingir esses dois objetivos. 

Isso porque não é mais aceitável que as empresas hoje ainda possuam processos engessados, os quais necessitam do colaborador no mesmo local físico que o servidor. 

A implementação de ferramentas que contribuam com a mobilidade e sejam flexíveis é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer nos próximos anos. 

De acordo com a pesquisa mais recente da Gartner, até o final de 2023, 40% das organizações mudarão para “operações em qualquer lugar”, visando aumentar a produtividade da operação e o alcance do cliente.

Mas você sabe o que é virtualização de servidores e quais benefícios esse processo traz para as empresas? Acompanhe o artigo até o final que você obterá todas essas informações. 

Leia também: 4 bases da transformação digital nas empresas que você precisa conhecer

O que é a virtualização de servidores?

Com o avanço da tecnologia, as empresas evoluíram do arquivo físico em papel para a digitalização dos documentos, armazenando-os em uma infraestrutura própria. No entanto, a virtualização dos servidores é o passo seguinte a esse processo. 

Ou seja, de forma simplificada, trata-se da criação de um sistema de armazenamento virtual, onde é possível distribuir os recursos de hardware que são utilizados com objetivos e finalidades diferentes. 

Desse modo, sistemas operacionais e plataformas distintas rodam de forma simultânea e independente dentro de um mesmo hardware. 

Existem três tipos de servidores virtuais, são eles:

  • Gerenciado: as empresas não precisam se preocupar com o gerenciamento do servidor, que é feito pela contratada, incluindo atualizações, segurança, manutenção do sistema operacional, dentre outros fatores;
  • Não gerenciado: nesse modelo, o cliente é responsável por manter toda a infraestrutura rodando;
  • Semi-gerenciado: já nessa modalidade, cliente e contratado dividem as responsabilidades sobre a manutenção e operacionalidade do servidor, o que pede um certo nível de conhecimento de TI da empresa contratante;

Você pode se interessar: O que esperar do futuro pós-pandemia no âmbito tecnológico?

Quais são os benefícios para as empresas?

Essa solução promove uma série de benefícios, como: 

Redução de custos

A virtualização de servidores permite que a empresa obtenha uma economia enorme referente a infraestrutura de TI. 

Isso porque, com o data center físico, é preciso investir em uma série de equipamentos, contratar profissionais especializados e comprar licenças de software. Tudo isso sem contar com a despesa de aluguel de espaço e energia elétrica. 

Já o servidor virtual ainda precisa de toda essa infraestrutura. A diferença é que a empresa pagará apenas pelo serviço, eliminando os gastos com infraestrutura e especialistas. 

Além disso, ainda há a possibilidade de toda a parte de gerenciamento da plataforma ser responsabilidade da empresa contratada, liberando sua equipe de TI para outros projetos estratégicos que a organização possua. 

Segurança de dados

Quando falamos da virtualização de servidores, também é preciso considerar a segurança de dados.

Nesse sentido, a provedora disponibilizará de uma série de recursos que garantirão a proteção das informações do seu negócio, como Disaster Recovery, Backup, firewalls, plano de prevenção de riscos, dentre outras estratégias e ferramentas. 

Otimização de processos

Com o servidor virtual, há a possibilidade de automatizar as tarefas repetitivas da empresa e centralizar o gerenciamento de processos de TI.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil realizar atualizações. Além disso, sua empresa como um todo se torna muito mais produtiva, já que também o fluxo de trabalho não será interrompido pelas manutenções periódicas.  

Melhora o aproveitamento de hardware

Com a virtualização de servidores, o hardware é melhor aproveitado. Nesse sentido, sempre que uma máquina virtual for acionada, ela utilizará toda a sua capacidade para fornecer a melhor experiência ao usuário. 

Desse modo, os processos ganham agilidade, já que a resposta da máquina será quase que instantânea. 

Mais lidos: Migração para a nuvem: veja o passo a passo de como estruturar

Como escolher a melhor empresa parceira para virtualização de servidores? 

A empresa parceira ideal deve não apenas oferecer um servidor virtual de qualidade, como também disponibilizar as soluções em nuvem que foram mencionadas, como o Backup e o Disaster Recovery. 

Desse modo, não há a necessidade de contratar mais de uma provedora para obter uma plataforma completa. 

Nesse sentido, a add it Cloud Solutions não só oferece um Virtual Desktop Workspace de alta performance, como também é especialista em cloud solutions há mais de duas décadas. 

Portanto, ao contar com as nossas soluções, você tem em suas mãos um pacote de serviços completo que garante:

  • Aumento da produtividade;
  • Acesso a um plano de contingência incluindo a recuperação de dados rápida em caso de eventuais desastres;
  • Alta disponibilidade do servidor;
  • Detecção e prevenção de ameaças antes que elas causem algum dano; 
  • Uma rede confiável com alta performance dos aplicativos. 

Deseja ter uma infraestrutura de alto nível ao dispor da sua empresa? Conheça a add it Cloud Solutions.

Tags:

Comments are closed