O período atual com a pandemia do coronavírus impactou diretamente a rotina de trabalho das empresas. Por isso, os gestores tiveram que planejar o plano de continuidade de negócios e recuperação de desastres.
A primeira medida foi estabelecer o modelo home office aos colaboradores. Nesse sentido, segundo o próprio mercado corporativo, o trabalho remoto deve crescer 70% após a crise da COVID-19.
Diante deste cenário, saiba como preparar a área de TI da sua empresa para enfrentar a crise, mitigar impactos e superar os desafios e obstáculos atuais.
Plano de continuidade de negócios
Nesse momento delicado, a tecnologia é fundamental para dar suporte ao plano de continuidade de negócios. Esse suporte é o que irá garantir a efetividade e usabilidade das ferramentas necessárias para a atuação dos colaboradores.
No entanto, é fundamental elaborar um planejamento com diversos cenários para entender o quanto e por quanto tempo a empresa dependerá de tecnologias adicionais para manter a continuidade da operação.
Para isso, é importante pensar na mobilidade, flexibilidade, escalabilidade e segurança da informação. Assim, sua organização estará minimamente preparada para encarar esta crise.
Plano de recuperação de desastres
A recuperação de desastres também é fundamental neste momento. Por isso, é preciso realizar um planejamento com os procedimentos essenciais para atingir a eficiência no plano de continuidade de negócios.
A razão para isso está nos benefícios trazidos para a empresa pelas técnicas que fazem parte da recuperação de desastres. O principal é a minimização das interrupções na rede, mas fatores como a segurança a partir de backups confiáveis e a normalização rápida dos procedimentos corporativos também devem ser considerados.
Tudo isso ajuda a estabelecer um bom nível de segurança para os setores críticos das organizações, como os de operações de TI, e reduz drasticamente as despesas em situações como essas.
Estratégia CLOUD-FIRST
Adote também uma estratégia cloud-first e garanta que sua empresa não dependa apenas de data centers físicos.
Avalie também todas as aplicações que possam ser migradas para nuvem e elabore um planejamento para a migração e operação.
Serviços em nuvem permitem o acesso à informação de qualquer lugar e momento e a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.
Além disso, essa tecnologia permite a alta disponibilidade, possibilitando tempo de resposta mais adequado em momentos de crise.
Adote uma infraestrutura de virtual desktop workspace
Entre as táticas mais usadas com o intuito de assegurar o plano de continuidade de negócios se destaca o virtual desktop workspace. Essa tecnologia viabiliza que os colaboradores acessem os dados e softwares da instituição no dispositivo desejado.
Assim, as companhias também conseguem que o time seja mais produtivo e é possível minimizar os impactos da crise nas empresas.
Conte com a melhor solução para o plano de continuidade de negócios
Para ter sucesso no plano de continuidade de negócios e recuperação de desastres, é fundamental contar com serviços de ponta e que atendam a necessidade da sua empresa.
Nesse sentido, é preciso contar com o Virtual Desktop Workspace da add it Cloud Solutions, que disponibiliza um plano de contingência que evita riscos, possibilita o maior desempenho dos aplicativos e viabiliza a eficiência necessária para a equipe.
Quer saber mais? Entre em contato e conheça outras vantagens.
Comments are closed