segurança de dados

Empresas do mundo inteiro estão buscando maneiras de aprimorar a segurança de dados e a governança em TI. Essa correria não é por menos, os ataques cibernéticos e as tentativas de invasões estão cada vez mais sofisticados.

Para se ter uma ideia, dados de uma pesquisa realizada pela Deloitte mostram que 41% das organizações já receberam algum tipo de ataque virtual. Dentre essas corporações, 89% realizou algum investimento na área de segurança.

Já as empresas que não passaram por vulnerabilidades, 49% dos participantes, 69% disseram que investem em segurança cibernética. Embora essas constatações sejam benéficas, 10% das organizações não sabem mensurar se já sofreram algum tipo de ataque. 

Por outro lado, esse relatório também destaca que as empresas estão mais conscientes da importância e benefícios das iniciativas de segurança, isso porque 56% dos gestores afirmaram que essas ações podem alavancar os negócios, enquanto 56% acreditam que podem contribuir com melhor confiabilidade das corporações. 

Apesar das altas demandas por segurança e melhor aceitação operacional, as organizações ainda enfrentam desafios. 

Nesse cenário, confira abaixo os principais aspectos que representam dificuldades para os gestores de TI em termos de privacidade e como superá-los.

Leia também: 5 passos para superar os desafios do home office

5 desafios da segurança de dados e como superá-los

Dentre os principais desafios de segurança de dados na área de TI, podemos destacar:

1. Polarização das ferramentas de colaboração

Grande parte das empresas brasileiras ainda estão total ou parcialmente em home office. É fato que o trabalho remoto mudou as dinâmicas das operações e propôs um modelo de atuação mais flexível, econômico e efetivo.

No entanto, exigiu a adoção de mais ferramentas de colaboração, ou seja, tecnologias que permitissem as atividades em grupo, comunicação rápida, reuniões e gerenciamento de tarefas. 

Embora esses sistemas tenham facilitado o dia a dia de trabalho, também expôs as empresas a novas vulnerabilidades, como o compartilhamento indevido de informações e baixos níveis de segurança na configuração de acesso.

Para resolver essa dificuldade, é preciso, a primeiro momento, garantir que todos os colaboradores tenham acesso apenas aos arquivos e informações que precisam para desenvolverem suas funções.

Em segundo momento, é essencial suscitar a definição de senhas fortes, que contenham números, letras e caracteres especiais, assim como implementar sistemas de autenticação em duas etapas

2. Redes domésticas inseguras

Outro ponto que vem representando um desafio para os líderes de tecnologia são as redes domésticas dos seus colaboradores. 

Diante disso, a melhor maneira de resolver esse problema é garantindo não apenas sistemas mais seguros, mas também implementar um VPN as a Service (VPNaaS), que permite conexão com os sistemas e arquivos na nuvem por meio de qualquer dispositivo.

Desse modo, as empresas conseguem gerenciar a configuração de privacidade remotamente e acompanhar todos os acessos, minimizando os riscos de vulnerabilidades ou invasões. 

Leia também: Virtualização de servidores: entenda o que é e quais os benefícios

3. Cultura organizacional

Sabemos que a segurança de dados ainda é um tabu dentro das organizações. Há funcionários que designam às empresas essa responsabilidade. 

Por outro lado, existem corporações que pensam que apenas os colaboradores são responsáveis pelos dados e sistemas que gerenciam. No fim das contas, essa abstenção causa graves problemas na operação e afeta o cotidiano de todos.  

É preciso compreender que manter uma organização segura é papel de todos. Por isso, é preciso reforçar a cultura organizacional, suscitar boas práticas operacionais pautadas na privacidade de dados e capacitar os colaboradores constantemente.

4. Ameaças internas

Elencando o tópico anterior, um dos problemas que as empresas enfrentam são as ameaças internas, geralmente vindas dos próprios funcionários.

Uma senha mais fraca. Um arquivo compartilhado indevidamente. Rotatividade de colaboradores. Dados registrados em locais errados. Downloads de arquivos corrompidos. Falta de atualização das ferramentas. Essas são apenas algumas das situações que podem comprometer a segurança de dados do seu negócio. 

Diante disso, a capacitação é a melhor maneira de preparar o seu time para as novas demandas de privacidade, minimizar riscos internos, reduzir as chances de erros que comprometam a operação ou outros fatores relacionados. 

5. Ausência de ferramentas adequadas

Por fim, a falta de ferramentas adequadas é um outro desafio para as organizações. Sistemas vulneráveis e que não possuem atualizações frequentes são prejudiciais às organizações.

Além disso, há tecnologias que não possuem o suporte adequado e afetam a produtividade, disponibilidade e entregas de toda a operação. 

Saiba mais: 4 bases da transformação digital nas empresas que você precisa conhecer

Conheça a add it Cloud Solutions!

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada em Soluções em Nuvem com mais de 20 anos de experiência no mercado. 

Contando com uma equipe de profissionais técnicos preparados, oferecemos à sua organização serviços completos que auxiliam na otimização operacional, redução de custos e segurança de dados.

Dentre nossas principais soluções, encontram-se:

  • Nuvem Híbrida e Privada;
  • Backup Cloud;
  • Connect Teams;
  • PABX Cloud;
  • Disaster Recovery.

Com a add it, você conta com suporte completo, alta segurança cibernética e atendimento 24×7. Quer saber mais? Acesse agora mesmo e conte com a nossa equipe!

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!