As empresas estão cada vez mais focadas em proporcionar um alinhamento efetivo entre as equipes e, para tal, a comunicação unificada vem desempenhando um papel primordial. 

Na prática, essa iniciativa permite que as empresas conectem diferentes meios de interação e centralizem esses processos, tornando a comunicação muito mais simples e efetiva, especialmente com a polarização do trabalho remoto

Esse alinhamento não apenas promove melhor troca de informações entre os colaboradores, mas também com fornecedores, clientes e outros agentes do negócio. Além disso, acelera a maturidade digital das corporações

Embora seja um aspecto fundamental das organizações, um estudo da Forrester nos revela que as empresas ainda têm dificuldades de tornar a comunicação mais unificada. 

Segundo a pesquisa, somente 17% das corporações avaliam com frequência o alinhamento das operações e profissionais dedicados à automação.

Por outro lado, uma pesquisa da McKinsey demonstrou que as empresas que fazem a automação com colaboração multifuncional têm até 3x mais chances de alcançar o sucesso. 

Para todos esses aspectos, porém, a comunicação unificada é fundamental. Confira abaixo alguns dos benefícios que essa iniciativa proporciona às organizações e como implementá-la no seu negócio. 

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Quais os benefícios da comunicação unificada?

De modo geral, unificar a comunicação promove às empresas uma série de benefícios, como:

  • Praticidade para o setor de tecnologia;
  • Melhorias na produtividade e eficiência de toda a corporação;
  • Maior mobilidade nas trocas de informações;
  • Redução de gastos;
  • Simplicidade para realizar backups;
  • Maior segurança da informação e privacidade de dados;
  • Maturidade tecnológica.

Como implementar a comunicação unificada?

Dentre as principais ações para tornar a comunicação unificada uma realidade na sua empresa, podemos destacar:

Faça o mapeamento da operação 

O primeiro passo é fazer o levantamento de informações acerca da operação. Entenda como funciona a troca de dados atualmente e quais sistemas são utilizados, sejam eles manuais ou automatizados.

Além disso, tenha definido qual é o número de colaboradores, clientes e fornecedores, assim como a quantidade de maquinários. Todos estes dados auxiliarão em um planejamento mais assertivo de implementação dessas tecnologias. 

Tenha um planejamento

Elencando o tópico anterior, é momento de realizar um plano robusto para adoção da comunicação unificada, considerando as especificações do seu negócio, necessidades da operação e, principalmente, orçamento disponível.

Nesta fase, é importante também definir um responsável pela implementação e monitoramento dessas novas tecnologias, visando garantir o máximo de sucesso e adequação de toda a operação.

Treine o seu time

Muitas empresas acabam não conseguindo usufruir de iniciativas tecnológicas por falta de envolvimento da equipe e com a comunicação unificada não é diferente. 

Por isso, faça treinamentos com o seu time acerca das ferramentas que serão utilizadas e elabore materiais institucionais que os ajudem a se adaptar a essa nova realidade, como guias. 

Adote tecnologias apropriadas

Por fim, a comunicação unificada depende diretamente da implementação de tecnologias apropriadas, de fácil utilização, flexíveis e totalmente qualificadas.

Além disso, é preciso garantir a adoção de sistemas que sejam integráveis, visando tornar a troca de informações mais robusta e compatível com os atuais recursos do seu negócio.

Outro ponto a ser levado em consideração no momento de escolher uma ferramenta é a facilidade de implementação. É fundamental contar com tecnologias que sejam de simples adesão e gerenciamento, o que facilita toda a operação.

Como também, analise os recursos de usabilidade, optando por um sistema intuitivo e que garanta boas experiências aos usuários. Por fim, não deixe de verificar os requisitos de segurança e privacidade.

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A add it Cloud Solutions pode te ajudar!

Quer garantir uma comunicação unificada no seu negócio e otimizar a operação? A add it Cloud Solutions pode te ajudar por meio da solução Connect Teams, uma plataforma que permite integrar todo o fluxo de interação da sua empresa. 

Por meio do Connect Teams, a sua organização consegue fazer ligações internas e externas, enviar mensagens instantâneas, realizar videoconferências e muito mais em um mesmo local.

O Connect Teams pode ser incorporado à sua rede de telefonia ou ser usado separadamente, possuindo integração otimizada, acesso rápido e oferecendo escalabilidade para a sua empresa.

Contando com um time de especialistas, ajudamos o seu negócio em todos os processos de implementação e monitoramento do serviço, com suporte 24x7x365.

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