As empresas estão cada vez mais focadas em proporcionar um alinhamento efetivo entre as equipes e, para tal, a comunicação unificada vem desempenhando um papel primordial.
Na prática, essa iniciativa permite que as empresas conectem diferentes meios de interação e centralizem esses processos, tornando a comunicação muito mais simples e efetiva, especialmente com a polarização do trabalho remoto.
Esse alinhamento não apenas promove melhor troca de informações entre os colaboradores, mas também com fornecedores, clientes e outros agentes do negócio. Além disso, acelera a maturidade digital das corporações.
Embora seja um aspecto fundamental das organizações, um estudo da Forrester nos revela que as empresas ainda têm dificuldades de tornar a comunicação mais unificada.
Segundo a pesquisa, somente 17% das corporações avaliam com frequência o alinhamento das operações e profissionais dedicados à automação.
Por outro lado, uma pesquisa da McKinsey demonstrou que as empresas que fazem a automação com colaboração multifuncional têm até 3x mais chances de alcançar o sucesso.
Para todos esses aspectos, porém, a comunicação unificada é fundamental. Confira abaixo alguns dos benefícios que essa iniciativa proporciona às organizações e como implementá-la no seu negócio.
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Quais os benefícios da comunicação unificada?
De modo geral, unificar a comunicação promove às empresas uma série de benefícios, como:
- Praticidade para o setor de tecnologia;
- Melhorias na produtividade e eficiência de toda a corporação;
- Maior mobilidade nas trocas de informações;
- Redução de gastos;
- Simplicidade para realizar backups;
- Maior segurança da informação e privacidade de dados;
- Maturidade tecnológica.
Como implementar a comunicação unificada?
Dentre as principais ações para tornar a comunicação unificada uma realidade na sua empresa, podemos destacar:
Faça o mapeamento da operação
O primeiro passo é fazer o levantamento de informações acerca da operação. Entenda como funciona a troca de dados atualmente e quais sistemas são utilizados, sejam eles manuais ou automatizados.
Além disso, tenha definido qual é o número de colaboradores, clientes e fornecedores, assim como a quantidade de maquinários. Todos estes dados auxiliarão em um planejamento mais assertivo de implementação dessas tecnologias.
Tenha um planejamento
Elencando o tópico anterior, é momento de realizar um plano robusto para adoção da comunicação unificada, considerando as especificações do seu negócio, necessidades da operação e, principalmente, orçamento disponível.
Nesta fase, é importante também definir um responsável pela implementação e monitoramento dessas novas tecnologias, visando garantir o máximo de sucesso e adequação de toda a operação.
Treine o seu time
Muitas empresas acabam não conseguindo usufruir de iniciativas tecnológicas por falta de envolvimento da equipe e com a comunicação unificada não é diferente.
Por isso, faça treinamentos com o seu time acerca das ferramentas que serão utilizadas e elabore materiais institucionais que os ajudem a se adaptar a essa nova realidade, como guias.
Adote tecnologias apropriadas
Por fim, a comunicação unificada depende diretamente da implementação de tecnologias apropriadas, de fácil utilização, flexíveis e totalmente qualificadas.
Além disso, é preciso garantir a adoção de sistemas que sejam integráveis, visando tornar a troca de informações mais robusta e compatível com os atuais recursos do seu negócio.
Outro ponto a ser levado em consideração no momento de escolher uma ferramenta é a facilidade de implementação. É fundamental contar com tecnologias que sejam de simples adesão e gerenciamento, o que facilita toda a operação.
Como também, analise os recursos de usabilidade, optando por um sistema intuitivo e que garanta boas experiências aos usuários. Por fim, não deixe de verificar os requisitos de segurança e privacidade.
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