A gestão de negócios consiste em uma área estratégica das empresas, que aproxima as metas e a operação cotidiana. Dessa forma, refere-se à tarefa de planejar as ações e viabilizar sua execução para alcançar os objetivos de curto e longo prazo.

Essa gestão pode ser desenvolvida e aprimorada para entregar resultados como processos mais transparentes, aumento da produtividade dos times e maior alinhamento entre departamentos.

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Como otimizar a gestão de negócios?

Como visto, a gestão de negócios é a ponte para unir os objetivos macro da companhia com as atividades micro do dia a dia. Dessa forma, é imprescindível que sejam desenvolvidas boas práticas para aprimorá-la. A seguir, conheça 5 passos para alcançar esses resultados.

1. Mapear a operação e criar um planejamento

O primeiro passo para reformulação e otimização da gestão de negócios consiste em mapear todas as operações e fluxos de trabalho da companhia.

A clareza desses processos é o que permite identificar gargalos e corrigi-los, mapear oportunidades de otimização e fazer um planejamento realista quanto ao desempenho e possibilidades das equipes.

Após conhecer cada área e seus processos, é estabelecido um planejamento focado nos resultados e metas estabelecidos. Esse plano macro, que deve ter alguns poucos objetivos comuns para toda a empresa, deve ser fragmentado em metas e planos setoriais.

2. Definir e acompanhar métricas

Posteriormente, os gestores devem avaliar como o desempenho será mensurado, estabelecendo métricas e definindo como elas serão acompanhadas em intervalos curtos.

É fundamental que os indicadores-chave de desempenho (KPIs), alinhados às metas da empresa, sejam divididos em métricas mais palpáveis e frequentes para cada setor, sendo possível ser acompanhadas em intervalos menores, como quinzenal ou mensalmente.

3. Engajar o time na implementação de boas práticas

Os gestores e líderes de equipe têm como função engajar os times nessa transformação por meio do incentivo, qualificação e acompanhamento de boas práticas diárias. Entre as principais iniciativas, incluem-se:

  • organização e planejamento da rotina e das atividades, para gerenciar melhor o tempo e gerar previsibilidade aos demais profissionais e gestores;
  • autonomia para tomada de decisão;
  • capacidade de delegar atividades;
  • monitoramento do próprio desempenho e busca por soluções criativas para superar desafios cotidianos;
  • alinhamento com os valores e objetivos da equipe e da empresa.

Portanto, o sucesso e desempenho comercial de uma empresa estão diretamente associados à rotina das equipes, sua capacidade de lidar com demandas recorrentes e habilidade em superar situações difíceis.

4. Entender a percepção dos clientes e colaboradores

O clima organizacional é um elemento que, muitas vezes, não é valorizado na gestão de negócios, o que é um equívoco. A percepção dos colaboradores em relação à operação é fundamental para identificar oportunidades – e aproveitá-las.

Além disso, a satisfação dos clientes está diretamente relacionada à organização da operação, com processos claros, transparentes e eficientes.

5. Usar a tecnologia

Apesar da centralidade dos colaboradores para uma gestão de negócios bem sucedida, gestores devem aproveitar as oportunidades de otimização, como por meio do investimento em tecnologia e inovação.

As ferramentas atuais promovem uma série de benefícios que tornam a operação mais eficiente e coloca a empresa mais próxima dos seus objetivos de mercado, como:

  • integração entre processos e departamentos;
  • automação de processos, com redução do trabalho manual;
  • diminuição dos erros operacionais;
  • aumento da flexibilidade e mobilidade da operação, como para o home office;
  • redução dos custos operacionais;
  • análise de dados, com acompanhamento ágil das métricas.

Para gerar os benefícios do uso da tecnologia, uma oportunidade é investir em parcerias com empresas especializadas, garantindo soluções otimizadas e suporte com know how da área.

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada na transformação digital de empresas de diferentes segmentos, disponibilizando soluções em nuvem e ferramentas que otimizam a gestão de negócios, unindo estratégia e execução.

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