infraestrutura em nuvem

Estamos acompanhando uma transformação digital latente do mercado, o que vem causando também aumento do investimento em novas tecnologias, como é o caso da infraestrutura em nuvem

De maneira prática, essa movimentação já vinha acontecendo mesmo antes da pandemia. No entanto, a crise sanitária também acelerou a necessidade de inovação quando desafiou as organizações a operar remotamente, uma forma de aderir corretamente as medidas de proteção e contenção do vírus.

Diante deste novo cenário que se abriu, a automação se tornou um dos principais pilares de sobrevivência dos negócios e crescimento sustentável a longo prazo. Para tal, as tecnologias em nuvem se tornaram estratégias cruciais e não é por menos que espera-se aumento expressivo no uso dessas ferramentas.

Para se ter uma ideia, dados da Allied Market Research estimam que o mercado de cloud computing deve crescer 16% ao ano. Neste sentido, até 2027, o setor deve atingir  US$ 1 trilhão em investimentos. 

Mas, afinal, por que essas soluções estão tão valorizadas e quais são os benefícios que geram às organizações? Para tirar suas dúvidas, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

Você pode se interessar: Garanta mais segurança e produtividade com um servidor em nuvem para pequenas empresas

Por que as soluções em nuvem estão tão valorizadas?

De maneira geral, as soluções em nuvem tratam-se de uma infraestrutura remota que pode ser acessada por meio da internet. 

Empresas que optam por esses serviços conseguem não apenas contar com possibilidades de armazenamento de arquivos, como também espaço para hospedagem de aplicativos e sistemas operacionais. 

O que isso significa? As organizações não precisam mais, por exemplo, obter servidores físicos para possuir uma rede própria, tudo isso é facilmente alocado no mundo virtual, o mesmo se aplica aos serviços de videoconferência, telefonia e várias outras soluções. 

Com isso, as empresas alcançam diversos benefícios, como:

  • Redução de custos com estruturas físicas;
  • Flexibilidade e dinamismo nas operações;
  • Maturidade digital;
  • Melhor gerenciamento de toda a infraestrutura de TI;
  • Aumento da produtividade e eficiência dos colaboradores;
  • Maior segurança cibernética e governança de TI. 

Como investir em infraestrutura em nuvem?

Para investir em infraestrutura em nuvem, as empresas precisam possuir um planejamento robusto, o que inclui mapeamento dos processos internos e identificação dos principais desafios da operação.

Com base nisso, os gestores devem buscar o tipo de solução que melhor atende às suas necessidades, como:

  • Infraestrutura como serviço (IaaS): que fornece uma estrutura básica de data center;
  • Plataforma como serviço (PaaS): estrutura semelhante a anterior, porém, conta com sistema operacional que pode ou não permitir o desenvolvimento e distribuição de aplicativos;
  • Software as a Service (SaaS): trata-se de um dos serviços mais completos dos provedores de nuvem e consistem em plataformas completas que são disponibilizadas aos consumidores por meio de assinaturas.

Ao optar pela melhor infraestrutura, é momento de buscar parceiros de confiança. Neste quesito, é preciso avaliar a experiência da empresa no mercado, seus fornecedores e o suporte oferecido. 

Além disso, não deixar de lado aspectos como relação custo-benefício é crucial para garantir a contratação de um serviço eficiente, estável e com ótimos resultados a curto, médio e longo prazo. 

Por fim, é válido também preparar materiais para capacitar o time. É fato que as soluções em nuvem são bastante intuitivas e fáceis de operar, porém, se as funcionalidades e protocolos da empresa não estiverem claros, são altas as chances dos colaboradores não utilizarem corretamente as ferramentas e desencadear problemas. 

Leia mais: 4 desafios do trabalho híbrido e como superá-los

Conte com a add it Cloud Solutions! 

Você quer obter uma infraestrutura em nuvem robusta e totalmente personalizada? A add it Cloud Solutions pode te ajudar! Temos mais de 20 anos de experiência no setor e oferecemos aos nossos clientes soluções completas e escaláveis. 

Contando com mão de obra técnica especializada, garantimos aos nossos parceiros suporte 24x7x365, promovendo total proteção e estabilidade em todo o processo de implementação dos serviços em nuvem.

Desse modo, ajudamos o seu negócio a acelerar a transformação digital e atingir melhor desempenho, assim como governança de TI e segurança da informação e, consequentemente, adequação à LGPD.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e conte com o apoio do nosso time para a implementação da sua infraestrutura em nuvem!

 

Tags:

Comments are closed