tecnologia em nuvem

As empresas estão cada vez mais engajadas com as questões socioambientais e de governança, com o objetivo de não apenas tornar os negócios mais competitivos, mas também atender às demandas do mercado. Mas você sabia que a tecnologia em nuvem é uma maneira de atingir esses resultados?

Na prática, essa preocupação começou a ganhar espaço no mundo corporativo em 2005, quando o ESG foi citado pela primeira vez no relatório “Who Cares Wins”, elaborado pela ONU, que visava engajar as empresas com as práticas de impacto social e ambiental

Desde então, o ESG se tornou um fator determinante nas organizações, inclusive para a avaliação de novos investidores. Mas, afinal, o que é, qual é a importância do ESG e por que a tecnologia em nuvem pode ser um diferencial para as empresas que desejam se adequar a essas práticas? Confira abaixo!

Você pode se interessar: Como aumentar a credibilidade da sua empresa utilizando estratégias de segurança digital?

Importância do ESG para empresas

De modo geral, ESG é o acrônimo para Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança, na tradução. 

Por sua vez, trata-se de uma série de medidas que visam tornar as empresas não apenas mais responsáveis com seus impactos socioambientais, mas também garantir melhor infraestrutura e alto padrão ético dos negócios. 

Com essa perspectiva, as práticas de ESG possuem um papel importante dentro das organizações, isso porque:

  • Torna os gestores mais conscientes;
  • Aumenta a confiança do mercado e, consequentemente, de novos investidores;
  • Melhora a performance financeira da instituição;
  • Potencializa o relacionamento da empresa com seus clientes;
  • Garante ética e transparência;
  • Permite crescimento sustentável a longo prazo;
  • Reduz riscos e desperdícios. 

Aplicações de tecnologia em nuvem para ESG

Um dos principais pilares do ESG é a transformação digital. Sem inovação, uma empresa não consegue mapear seus processos e, muito menos, agir ativamente para otimizá-los. 

Diante disso, a tecnologia em nuvem pode ser um facilitador para organizações que desejam alcançar melhores resultados internos e, ao mesmo tempo, garantir maior governança corporativa e maximizar as práticas sustentáveis.

Isso é possível graças à automação que essa ferramenta garante às empresas, o que reduz, por exemplo, o uso de equipamentos físicos e o consumo de energia. Como uma reação em cadeia, as emissões de CO2 também são minimizadas.

Para você ter uma ideia, um relatório da Accenture nos revela que as migrações para as soluções em nuvem podem reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 59 milhões de toneladas por ano. Esse número é tão expressivo que, em comparação, é equivalente a retirar cerca de 22 milhões de carros das estradas. 

Além disso, a adoção de tecnologia em nuvem também pode garantir melhor acessibilidade para todos os colaboradores, visto que trata-se de uma inovação personalizável e simples de manusear. Com isso, as empresas também podem valorizar aspectos como diversidade e assegurar uma operação muito mais pluralizada. 

Por fim, outro ponto importante é a segurança que o cloud computing promove. A ferramenta permite total controle sobre os usuários, assim como das atividades na rede. Isso significa ter uma infraestrutura muito mais robusta, segura e efetiva, o que reduz os riscos de ataques cibernéticos e roubos de dados. 

A tecnologia em nuvem não apenas melhora o cotidiano das empresas a níveis de processos, trazendo produtividade e eficiência, mas também garante transformação digital, vantagens competitivas e minimização de gastos

Leia também: Tendências tecnológicas: como a inovação pode ajudar a superar os desafios da área de TI

Conte com a add it Cloud Solutions para potencializar os resultados da sua empresa

Você quer atingir melhores resultados por meio da tecnologia em nuvem? Conte com uma empresa referência no mercado: a add it Cloud Solutions.

Com mais de 20 anos de vivência no setor, oferecemos aos nossos clientes soluções em nuvem completas que otimizam a operação, aceleram a inovação e garantem minimização de gastos. 

Entre nossos serviços, estão:

  • Nuvem privada e Nuvem híbrida;
  • Disaster Recovery;
  • Backup Cloud;
  • PABX Cloud | Connect Teams;
  • PC na nuvem;
  • SGS (Serviço Gerenciado de Segurança com Fortinet);
  • Monitoramento 24×7 (NOC & SOC).

Além de serviços de ponta, a sua empresa conta com uma profissionais técnicos preparados e suporte 24x7x365. Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo e converse com o nosso time!

 

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!