gestão de desastres e ações de recuperação

Os conceitos de gestão de desastres e ações de recuperação sempre foram discutidos no meio corporativo, especialmente em países com maior iminência de desastres naturais, como furacões, terremotos e tsunamis. 

Felizmente, o Brasil está centralizado geograficamente de forma que são baixas as probabilidades de o país ser atingido por um destes fenômenos naturais. Contudo, essa condição privilegiada pode criar um senso de falsa segurança nas empresas, que acabam negligenciando as estratégias de gestão de desastres e ações de recuperação

Você pode se interessar por: Quais as diferenças entre o Plano de Recuperação De Desastres e o Plano de Continuidade de Negócios?

Importância da gestão de desastres e ações de recuperação

Um plano de recuperação de desastres, para empresas, pode ser definido como a organização e gestão de recursos e responsabilidades para lidar com todos os aspectos humanitários e corporativos das emergências, em particular a preparação, resposta e recuperação, a fim de diminuir os impactos no negócio.

Nos debates sobre gestão de desastres e ações de recuperação, poucas organizações se atentam que o conceito de desastre não está atrelado apenas às condições da natureza. Um desastre pode ser relacionado a um problema estrutural de uma instalação civil, a ataques cibernéticos e até mesmo à saúde coletiva, como foi observado durante a pandemia do coronavírus. 

Em função desta falta de conhecimento, quando um desastre ou uma situação de crise de fato acontecem, muitos negócios entram em colapso simplesmente por não terem um plano de gestão de desastres e ações de recuperação ou, quando têm, por nunca tê-lo testado.

Pensando em como auxiliar as mais diversas organizações a entender e colocar em prática uma estratégia de recuperação de desastres, a add it desenvolveu a Plataforma IT Resilience, que visa oferecer tranquilidade e resiliência de TI para qualquer negócio.

A Plataforma IT Resilience é uma solução no modelo Disaster Recovery as a Service, que centraliza a estratégia de recuperação de desastres, backup e mobilidade de cloud em uma única plataforma. Sua instalação é rápida e transparente, permitindo o gerenciamento ágil de interrupções não planejadas das atividades do negócio, além da gestão da replicação dos ambientes de trabalho e ativos de forma organizada e automatizada. 

Confira as principais funcionalidades da Plataforma IT Resilience:

  • Objetivo do Tempo de Recuperação (RTO) de minutos;
  • Recuperação consistente de aplicativo multi-VM para o mesmo ponto;
  • Proteção seletiva para as VMs desejadas;
  • Configuração de failback automático com uma simples caixa de marcação;
  • Replicação de qualquer nuvem para qualquer nuvem, com complexidade reduzida e flexibilidade aumentada;
  • Replicação interna ou entre nuvens privadas;
  • Replicação de DRaaS para provedores na nuvem, com serviço gerenciado e local de recuperação;
  • Ordenação de inicialização e encaminhamento Re-IP/MAC automático, para assegurar que os aplicativos se recuperem em estado de funcionamento;
  • Teste de failover sem impacto e migrações de dezenas a centenas de VMs simultaneamente;
  • Política de implementação, que permite testar um failover antes de implementar o ponto selecionado.

A Plataforma IT Resilience auxilia na proteção contra problemas nos data centers, como falhas de hardware, problemas de alimentação ou desastres naturais, e também protege contra falhas lógicas, como corrupção de bancos de dados, vírus, atualizações defeituosas de aplicativos e erros dos usuários.

Não espere um imprevisto acontecer para pensar nas estratégias de mitigação. Invista na gestão de desastres e ações de recuperação com a add it. Entre em contato com os especialistas e agende sua demonstração agora mesmo.

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!