computação em nuvem

A computação em nuvem ganha cada vez mais espaço em organizações do mundo todo. Afinal, a solução assumiu uma posição estratégica importante quando se trata de otimização de processos, agilidade, armazenamento e segurança de dados.

Uma pesquisa realizada pela consultoria IDC mostrou que, até 2020, mais de 90% das empresas deverão usar diversos serviços de nuvem.

Outro levantamento, do Cisco Global Cloud Index, apontou que 94% das cargas de trabalho e instância de computação deverão ser processadas em data centers de cloud computing até 2021.

Por isso, é fundamental ficar de olho nas tendências de computação em nuvem para adotar as melhores práticas e otimizar a performance do seu negócio.

Principais tendências da computação em nuvem

Diante do cenário em que a computação em nuvem se encontra no centro de tantos processos, algumas tendências são destaque. Veja quais são elas e entenda os caminhos futuros da solução:

1. Soluções híbridas e multicloud

Quando se trata de tendências relacionadas à nuvem, não podemos deixar de citar as soluções híbridas e multicloud. Inclusive, o modelo híbrido deve se tornar dominante em um futuro próximo.

Prova disso é uma pesquisa realizada pela Forrester Research, em que 59% dos entrevistados disseram adotar a nuvem híbrida. Por outro lado, 38% investem em nuvens privadas e 32% adquirem serviços de nuvem pública.

Já a multicloud se refere à presença de mais de uma implantação de nuvem do mesmo tipo (híbrida, privada ou pública) originada de diferentes fornecedores. O objetivo é eliminar a dependência de um único provedor de serviços de modo a minimizar os riscos de instabilidade.

2. Segurança desmistificada

A preocupação da segurança na nuvem deve ser desmistificada. De acordo com previsões do Gartner, em 2020, 95% das falhas de segurança na nuvem serão causadas por problemas internos.

O dado vai ao encontro de estatísticas que mostram que a grande maioria dos problemas de segurança em TI se originam por erros da própria empresa. Normalmente por falhas de engenharia social. Então, com a nuvem, isso não seria diferente.

3. SaaS em crescimento

Segundo o Gartner, as plataformas de SaaS (Software as a Service) têm crescido em quase todos os segmentos, principalmente com ferramentas de relacionamento com o cliente (CRM), produtividade e de gestão empresarial (ERP).

O software baseado em computação em nuvem cresceu aproximadamente 22% em 2018, em comparação a 6% de elevação para todos os outros modelos de software.

4. Tecnologia 5G

A nova tecnologia 5G já se encontra em fase de testes e diversas organizações se preparam para lidar com essa realidade. Com a chegada dessa inovação, a computação em nuvem por meio de dispositivos móveis se tornará muito mais prática e rápida, levando cada vez mais empresas a adotá-la.

Para aproveitar tudo o que a computação em nuvem pode oferecer para a sua empresa, é fundamental contar com o parceiro apropriado.

A add it Cloud Solutions oferece soluções em nuvem privada, nuvem híbrida, backup na nuvem e recuperação de desastres. Entre os principais diferenciais, estão:

● Única empresa de nuvem com um marketplace que conta com mais de 25 tipos de ofertas para os clientes;

Atuamos 24 horas, todos os dias da semana, com monitoramento 100% pró-ativo. Desse modo, antecipamos possíveis problemas e aumentamos a disponibilidade de TI;

● Operamos em três data centers, sendo dois no Brasil e um nos Estados Unidos. Todos contam com infraestrutura de alta performance e discos 100% SSD;

● Auxiliamos os clientes em toda a jornada para a nuvem, desde o planejamento, passando pela migração até a gestão.

Quer saber mais sobre os nossos serviços de computação em nuvem? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

Comments are closed