inovação tecnológica

A chamada transformação digital vem acontecendo de forma cada vez mais rápida. Organizações do mundo todo têm reinventado seus modelos de negócio e abraçado as transições necessárias para o novo cenário. Um dos pilares básicos para que as mudanças ocorram de forma assertiva é a inovação tecnológica.

Afinal, a inovação está ligada à criação e ao desenvolvimento de novas soluções, tanto em processos quanto em produtos, por meio da tecnologia. E estratégias inovadoras têm o poder de trazer novos resultados pela identificação e superação de desafios recorrentes nos negócios.

Mas, apesar de ter se tornado uma obrigação, muitas empresas ainda não estão prontas para passar pela transformação digital por meio de práticas inovadoras.

Pensando nisso, vamos mostrar os 5 passos essenciais para implementar a inovação tecnológica de forma eficiente e sem grandes obstáculos. Confira!

1. Reconhecer a importância 

A inovação tecnológica não é um requisito para a sobrevivência de algumas empresas. Porém, é importante notar que as organizações que investem na estratégia estão se diferenciando no mercado e obtendo melhores resultados. E isso não inclui somente as de grande porte.

Um exemplo é o caso das startups, que, por meio da sua visão sobre inovação, tecnologia e transformação digital, já estão abocanhando uma boa fatia de mercado. Segundo um relatório divulgado pela McKinsey, o Brasil conta com mais de 10 mil startups, responsáveis pela criação de 30 mil vagas de emprego.

Isso quer dizer que, por mais que a inovação não seja essencial para alguns negócios, garante a competitividade e promove o crescimento.

2. Compreender as demandas de inovação tecnológica

Não há como implementar a inovação tecnológica sem saber as áreas em que mais vale a pena investir. Do contrário, as chances de arrependimento e prejuízo são grandes.

Portanto, é fundamental iniciar a pesquisa das necessidades, tecnologias e soluções inovadoras. O que deve ser feito por um núcleo de projeto e desenvolvimento (P&D).

Esse processo é capaz de:

     ●  Atualizar a empresa sobre as tecnologias aplicadas no mercado;

     ●  Detectar prioridades;

     ●  Desenvolver protótipos antes da real implementação.

O resultado é a tomada de decisão muito mais assertiva e a adoção de recursos adequados para a sua realidade.

3. Planejar o lançamento de soluções

Antes da fabricação de um determinado produto, ocorre a fase de testes. Mas a aceitação no mercado ainda permanece incerta. Logo, vários aspectos que englobam o lançamento devem ser muito bem analisados.

Isso envolve os números da produção, logística, distribuição e outros indicadores. Dessa forma, é possível evitar desperdícios e perdas com um novo produto, serviço ou processo.

4. Promover a implementação das tecnologias

Atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente e a concorrência só aumenta. Portanto, é fundamental investir em estratégias de marketing.

Seja por meios tradicionais ou online, é preciso que o público-alvo da empresa seja informado sobre as novas soluções. E isso deve ser feito de modo atrativo e eficiente para mostrar os diferenciais da sua marca, posicionando-se como uma companhia inovadora.

5. Escolher as tecnologias ideais

Como dissemos, a transformação digital está diretamente ligada à inovação tecnológica. Nesse aspecto, tão importante quanto priorizar processos e fazer mudanças de forma gradual, é escolher as tecnologias mais adequadas.

Neste sentido, a computação em nuvem é um dos elementos essenciais para a implementação de tecnologias disruptivas e criação de novos processos.

Por meio do recursos, as empresas podem armazenar arquivos na nuvem, desenvolver novos aplicativos e serviços, fazer backup e recuperação de dados, além de analisá-los com mais facilidade.

Inclusive, essa é uma tendência nas empresas brasileiras. Segundo um estudo encomendado pela empresa americana, Citrix, o Brasil lidera o ranking da América Latina em cloud computing. Atualmente, cerca de 57% das organizações locais já utilizam a nuvem.

Para isso, é preciso contar com empresas especializadas na implementação de soluções em nuvem. A add it Cloud Solutions atua como um parceiro estratégico nas decisões de TI. Oferecemos serviços como:

     ●  Infraestrutura de nuvem privada e híbrida;

     ●  Recuperação de desastres;

     ●  Backup na nuvem;

     ●  Gestão de segurança;

     ●  Virtualização de desktops e aplicativos;

     ●  CRM Microsoft Dynamics;

     ●  Serviços gerenciados.

Quer saber como podemos auxiliar sua empresa a implementar a inovação tecnológica? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

Comments are closed