inovação tecnológica

A forma como a jornada de compra ocorria até pouco anos atrás já não existe mais. Hoje, o que se vê são consumidores digitais, com poderes para pesquisar, interagir e se conectar com o mundo inteiro a distância de um clique. Na mesma medida, as empresas precisam estar abertas à inovação tecnológica para se adequar a essa realidade e permanecer competitivas. 

Segundo estudo da Accenture, até 2020, 25% da economia mundial será digital. Além disso, 48% do trabalho que é realizado hoje não existirá mais dentro de cinco anos. Por aí, você já pode ter uma ideia da importância de fazer mudanças na cultura organizacional e implementar tecnologias disruptivas.

Afinal, as organizações que não se moldarem à transformação digital irão enfrentar uma série de obstáculos em um futuro muito próximo. E, caso não haja estrutura para ultrapassá-los, a probabilidade de insucesso é enorme.

Por isso, é fundamental se preparar para incorporar a inovação tecnológica no dia a dia do seu negócio. Vamos tentar ajudá-lo a seguir. Confira!

Estratégias para o sucesso da inovação tecnológica

Normalmente, quando se fala em inovação tecnológica, o que vem à mente são os recursos à disposição das empresas. Porém, para estar no ambiente digital, otimizar processos, oferecer uma experiência de compra memorável e melhorar os resultados dos negócios, há outras práticas tão importantes quanto. 

Pensando nisso, listamos ações que funcionam como uma base sólida para a transformação digital. Conheça quais são elas:

1. Entenda o novo consumidor

Sabemos que o perfil do consumidor mudou. Mas somente isso não basta. É importante compreender quais são essas mudanças para que a inovação tecnológica ocorra de forma assertiva

Algumas características são comuns dos clientes atuais, como agilidade, poder de influência, conectividade e valorização do atendimento de qualidade. Além disso, é fundamental conhecer as necessidades dos clientes da empresa de forma específica. Por exemplo: 

      ● Em que redes sociais se encontram;

      ● Qual tipo de interação prezam mais;

      ● Quais as dores e os problemas;

      ● Entre outros aspectos que servem para nortear as estratégias.

Estes aspectos são um ponto chave para traçar os caminhos para adotar a inovação tecnológica nas empresas.

2. Envolva os colaboradores

Ao decidir pela implementação da inovação tecnológica, tão essencial quanto entender o cliente é envolver os colaboradores. Afinal, com novas soluções e processos, é preciso que os funcionários estejam preparados. E, principalmente, entendam a importância das mudanças e qual o seu papel. 

Para atingir este objetivo, é preciso investir em treinamentos e cursos. Tais capacitações devem ser relacionadas às novas ferramentas, ao cenário atual, à segurança da informação e outros assuntos para promover a transformação digital. 

3. Invista na experiência do usuário

A experiência do usuário nos canais de uma empresa é um dos fatores a serem levados em conta ao realizar a inovação tecnológica. Isso porque é essencial entregar soluções que proporcionem autonomia e percepções positivas

Assim, é possível adotar boas práticas e inovações em diversos setores do negócio, como:

● Operação de atendimento ao consumidor para melhorar o relacionamento do cliente com a marca;

● Desenvolvimento de sites com foco no usuário para otimizar a conversão de vendas em lojas virtuais.

Isso permite que os clientes permaneçam mais tempo se relacionando com a empresa. Sem contar que proporciona melhores processos e redução de custos.

4. Implemente as tecnologias gradativamente

Depois de realizar as etapas citadas, é o momento de colocar a inovação tecnológica na prática. Ou seja, investir em tecnologias disruptivas que contribuam para a otimização de processos, a experiência de compra e o aumento de resultados. 

No entanto, essa fase de implementação deve ocorrer de modo gradativo, conforme as prioridades da empresa. Entre as soluções que vêm sendo mais adotadas é a computação em nuvem

Segundo estudo da Citrix Systems, o Brasil é o país da América Latina com maior disseminação do uso de cloud computing. Ainda de acordo com a pesquisa, 57% das empresas brasileiras fazem uso da tecnologia e 73% estão se preparando para isso. 

Afinal, investir na nuvem, seja privada, híbrida ou pública, traz uma série de vantagens. A solução auxilia na inovação tecnológica por trazer agilidade, redução de custos com estrutura interna, escalabilidade, disponibilidade e segurança das informações.

Para ajudá-lo, a add it Cloud Solutions é o parceiro estratégico ideal para adotar a cloud computing no seu negócio. Atuamos com soluções como:

     ● Nuvem privada e híbrida;

     ● Disaster Recovery;

     ● Backup na nuvem;

     ● Drive OnLine;

     ● E-mail corporativo;

     ● Gestão de Segurança;

     ● Virtualização de Desktops e aplicativos;

     ● CRM Microsoft Dynamics;

     ● Serviços gerenciados.

Que tal iniciar a inovação tecnológica por meio de recursos customizados conforme a necessidade da sua empresa? Entre em contato com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre as nossas soluções!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *