computação em nuvem

Uma das principais tendências da transformação digital nas empresas é a migração para a computação em nuvem. Prova disso é um estudo desenvolvido pela SAS, com 286 executivos da América Latina. O levantamento mostrou que 80% das empresas avaliadas têm ou terão um projeto de cloud computing até 2020.

Os motivos para a implementação dessa solução são vários. Entre eles, estão redução de custos com infraestrutura, inovação, agilidade e crescimento exponencial. 

Porém, na mesma medida em que as expectativas são positivas, existem os desafios relacionados à migração. Um dos principais certamente é a segurança da informação. Mas a boa notícia é que os gestores podem vencer esse obstáculo por meio de um passo a passo. Continue a leitura a seguir!

5 estratégias para garantir a segurança na computação em nuvem

Apesar de ser um hype mundial quando se fala em inovação tecnológica, a computação em nuvem ainda impõe desafios para a proteção de dados

Isso ocorre porque os fluxos de trabalho, as aplicações, os sistemas e o armazenamento de arquivos se movem entre diferentes tipos de nuvem. O que pode acarretar em brechas de segurança.

Para resolver esse entrave e, assim, usufruir de todos os benefícios da cloud computing, é importante desenvolver ações pautadas em 5 etapas essenciais. Confira quais são elas:

1. Traçar um panorama da segurança atual

Antes de tomar qualquer atitude prática em relação à proteção de dados, é preciso analisar o cenário atual da organização. Isso envolve os recursos, políticas e processos de segurança já adotados. 

O objetivo é avaliar se a estrutura está apropriada para as mudanças que virão. E, caso contrário, implementar as soluções necessárias.

2. Conhecer a legislação

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor no Brasil a partir de 2020. Isso impacta diretamente em como as empresas deverão lidar com a segurança da informação.

Portanto, antes de iniciar a migração para a computação em nuvem, é necessário solicitar apoio jurídico para saber as ações necessárias de adaptação.

3. Garantir alta disponibilidade e recuperação de desastres

Além da segurança da informação, outro receio das empresas que pretendem migrar para a computação em nuvem é a disponibilidade de recursos

Para garantir a alta disponibilidade, é preciso:

      ●  Reconhecer se o escalonamento é dinâmico;

      ●  Saber se a solução de segurança implantada na atualidade é capaz de atender a novos requisitos de desempenho;

Além disso, é importante ter recursos para assegurar a recuperação de dados, informações, arquivos e sistemas em caso de incidentes. Por exemplo, na ocorrência de desastres naturais, falhas de energia, de rede ou de hardware. 

Ou seja, a solução de recuperação de desastres se torna essencial para evitar problemas.

4. Implemente soluções de segurança

Ao contrário do que alguns possam pensar, para garantir a segurança dos dados, não basta somente instalar um firewall para a infraestrutura de computação em nuvem. Pelo contrário! É importante que soluções integradas sejam aplicadas. 

A escolha destes recursos se dá conforme os serviços utilizados e aplicativos em execução.

Normalmente, para a computação em nuvem, são utilizados firewalls de última geração. Mas, além desses, há outros recursos importantes, como Web Application Firewall (WAF) e segurança de acesso à nuvem (CASB).

5. Contar com uma empresa especializada em cloud computing

Para que a computação em nuvem seja implementada de forma eficiente, segura e assertiva, nada melhor do que contar com o auxílio de empresas especializadas. Esses parceiros podem ajudar em toda a jornada, desde o planejamento, passando pela migração até a gestão na nuvem.

A add it Cloud Solutions atua como um parceiro estratégico nas decisões de TI. Oferecemos soluções como:

      ●  Infraestrutura de nuvem privada;

      ●  Recuperação de desastres;

      ●  Backup na nuvem;

      ●  Drive online;

      ●  E-mail corporativo;

      ●  Gestão de segurança;

      ●  Virtualização de desktops e aplicativos;

      ●  CRM Microsoft Dynamics;

      ●  Serviços gerenciados.

Quer saber como podemos auxiliar sua organização a migrar para a computação em nuvem com toda a segurança necessária à operação? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *