redução de custos operacionais

Para uma empresa conseguir crescer seu negócio de forma eficiente e sustentável, é fato que ela precisará escalar os processos sem mexer no orçamento ou, muitas vezes, precisará fazer uma redução de custos operacionais

Existem diversas estratégias para se alcançar a redução de custos operacionais. Desde diminuição no investimento em recursos e ferramentas até táticas mais agressivas, como cortes no quadro de funcionários. Porém, o caminho menos tortuoso para redução de gastos é justamente o contrário destas: o investimento em tecnologias mais baratas e mais eficientes, como a computação em nuvem.

A computação em nuvem possibilita o armazenamento e compartilhamento de dados por meio de uma rede de servidores em nuvem, em vez de um servidor físico. Além de possibilitar a redução de custos operacionais, os serviços de nuvem também são mais seguros que os servidores convencionais e demandam menos monitoramento e manutenção.

Descubra, a seguir, como a computação em nuvem pode ajudar na redução de custos operacionais no seu negócio.

Leia também: Virtualização de servidores: entenda o que é e quais os benefícios

Redução de custos operacionais com infraestrutura e manutenção 

A computação em nuvem pode contribuir substancialmente para a redução de custos operacionais com infraestrutura e manutenção. Ao invés de comprar e manter equipamentos internos, as necessidades de hardware, incluindo sua manutenção, gastos com espaço e energia, são deixadas para o fornecedor.

A implantação de um servidor em nuvem é, também, mais rápida do que a instalação de um servidor convencional. Ao contrário de uma implementação padrão, que pode levar semanas ou meses, a implantação dos serviços na nuvem pode ser finalizada em questão de horas, possibilitando o início quase imediato de todas as novas operações e processos.

Ainda, um serviço de computação em nuvem pode também possibilitar o trabalho 100% remoto e extinguir a necessidade de escritórios e instalações de uma empresa. Pode ser uma estratégia ainda interpretada como ousada demais, mas a extinção de escritórios e dos gastos inerentes a eles pode ser uma das táticas mais inovadoras para a redução de custos operacionais.

Redução de custos operacionais com pessoal 

Sendo a infraestrutura uma preocupação do fornecedor, é reduzida também a demanda por pessoal de TI interno, liberando a equipe para se concentrar em outras iniciativas e projetos importantes. Assim, a empresa evita a necessidade de aumentar o quadro de colaboradores de TI e de ter gastos com novas contratações. 

Com o tempo de implantação reduzido, há também um aumento na produtividade da força de trabalho. A maioria das aplicações em nuvem estão disponíveis em qualquer lugar com conexão à Internet, sendo disponibilizadas através de um navegador da Web e tento uma curva de aprendizagem rápida.

Redução de custos operacionais com segurança 

A migração para a computação em nuvem também garante redução de custos operacionais com segurança. Isso porque o fornecedor deve ser uma empresa especializada em soluções em nuvem, e se dedicará a fazer as configurações de segurança mais robustas no servidor da empresa.

Além disso, com as características básicas dos serviços em nuvem, como backup e atualizações automáticas, encriptação de dados e controle de acessos, a empresa que utiliza a computação em nuvem garante conformidade com leis e padrões de segurança da informação e privacidade, como a LGPD, se isentando de multas e sanções relacionadas à proteção de dados. 

Você pode se interessar por: Conheça os desafios da segurança de dados e como superá-los

Reduza custos operacionais com as soluções em nuvem da add it 

Com mais de 20 anos de experiência na criação de soluções de tecnologia da informação, a add it é a parceira de confiança que sua empresa precisa para fazer a migração para a computação em nuvem com total segurança. 

Oferecemos diversas soluções em nuvem, desde a Nuvem Privada ao Virtual Desktop Workplace, sempre buscando atender às mais variadas necessidades de cada empresa. 

Entre em contato conosco e descubra qual é a melhor solução para o seu negócio. 

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!