eficiência operacional

Com as altas demandas geradas pelo momento de retomada e o crescimento da competitividade no setor industrial, cada vez mais fábricas desejam aumentar a eficiência operacional e, com isso, garantir melhores resultados.

Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo feito pela KPMG e divulgado pelo CIO, 65% dos gestores do setor estão investindo em tecnologia com o objetivo de atingir melhor efetividade da operação e 34% desejam construir uma infraestrutura de TI mais consistente. 

Por outro lado, a segurança ainda é um desafio para o setor. Segundo 47% dos gestores, houve um aumento significativo de incidentes com o crescimento do trabalho remoto, isso é 6 pontos percentuais a mais do que a média de outros segmentos (41%).

Na prática, a eficiência operacional é definida como uma melhor utilização dos recursos de uma organização. 

Isso significa que, uma empresa eficiente, independentemente do setor, consegue aproveitar os produtos, serviços, mão de obra e outros insumos para garantir melhores processos, resultados e constantes otimizações a longo prazo, o que também assegura um crescimento sustentável.

Para tal, a tecnologia cumpre um papel fundamental na fábrica. Nesse sentido, entenda como o uso de ferramentas apropriadas pode aumentar a eficiência de uma operação industrial

Você pode se interessar: Como a computação em nuvem auxilia na redução de custos operacionais

Como a tecnologia aumenta a eficiência operacional na indústria?

Dentre os principais benefícios da tecnologia para a indústria que maximizam a eficiência operacional estão:

Permite gerenciamento holístico da operação

Uma empresa do ramo industrial lida diariamente com diferentes departamentos. Produção. Armazenamento. Logística. Distribuição. Administrativo. E muitos outros. Como garantir que todas essas áreas sigam em equilíbrio e gerem resultados positivos?

Nesse aspecto, a tecnologia permite centralização de toda a operação, o que promove um gerenciamento holístico, melhor controle das entregas e resultados, fácil identificação de inconsistências e constantes melhorias. 

Minimiza erros e desperdícios

Elencando o tópico anterior, por meio de uma gestão centralizada, é possível minimizar consideravelmente os erros e desperdícios da operação.

Dessa forma, a indústria consegue minimizar custos de maneira estratégica e promover um fluxo de produção muito mais efetivo, além de completamente mapeável. 

Acelera a transformação digital

Sabemos que a demanda por inovação cresceu durante a pandemia. Empresas foram obrigadas a se adequarem completa ou parcialmente ao digital, como é o caso das fábricas.

Com isso, a adoção de novas tecnologias não apenas acelera a transformação digital, mas reforça a maturidade das indústrias e torna a automação um processo consistente, escalável e que se adeque completamente à operação.

Garante alta governança de TI

Por fim, a implementação de novas tecnologias promove alta governança de TI e compliance, o que torna toda a infraestrutura mais robusta, minimizando as vulnerabilidades e riscos.

Desse modo, a empresa consegue também atingir melhores resultados quando o assunto é segurança da informação e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reduzindo as chances de roubos de dados e, até mesmo, sanções legais. 

Você pode se interessar: Como a tecnologia em nuvem auxilia nas práticas de ESG?

Aumente a eficiência operacional da sua indústria com a add it!

A add it Cloud Solutions é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor. Contando com profissionais qualificados e um suporte técnico completo, oferecemos aos nossos clientes soluções em nuvem completas para acelerar a transformação digital no segmento industrial, como:

  • Nuvem híbrida e privada;
  • PC na nuvem;
  • Backup cloud;
  • DR – Disaster Recovery;
  • Ramal Corporativo Teams.

Auxiliamos os nossos clientes em todas as etapas de implementação, desde o planejamento até o monitoramento das soluções, garantindo serviços completamente personalizáveis à realidade das organizações.

Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time

 

Tags:

Comments are closed