arquitetura de nuvem

A arquitetura de nuvem nada mais é do que toda a infraestrutura que comporta os sistemas, arquivos e ferramentas de uma empresa no mundo online. Por sua vez, essa estrutura é configurada e planejada de acordo com as necessidades do negócio. 

Sabemos que a demanda por implementação dos serviços em nuvem cresceu nos últimos anos, especialmente com a pandemia e a necessidade de rápida digitalização das empresas. 

No entanto, essa corrida por inovação também provocou grandes desafios às organizações, isso porque, embora seja benéfica e crucial, alguns erros na adesão da arquitetura de nuvem podem prejudicar os resultados e causar ainda mais gargalos nos negócios. Entenda quais são esses erros e como evitá-los. 

Você pode se interessar: Como a computação em nuvem auxilia na redução de custos operacionais

4 erros na arquitetura de nuvem para não cometer na sua empresa

Dentre as principais falhas que impactam diretamente no desempenho da arquitetura de nuvem estão:

1. Não planejar devidamente a arquitetura de nuvem

Cada negócio é único, com um número específico de funcionários, soluções, serviços prestados, fluxos de trabalho e, principalmente, necessidades internas. Isso significa que é preciso planejar a implementação dos serviços em nuvem com base em todos esses aspectos.

Entretanto, muitos gestores acabam não levando em consideração esses fatores no momento de configurar a estrutura cloud, com isso, não é uma surpresa se a infraestrutura não atender todos os fluxos internos.

Para evitar esse erro, é crucial criar, antes de tudo, um plano robusto, que comporte todas as especificidades da sua operação e, até mesmo, os possíveis impactos que a adoção dessa tecnologia pode gerar no primeiro momento, como a adaptação e necessidade de capacitação do time. 

2. Usar plataformas tecnológicas em excesso

Muitos gestores de tecnologia acreditam que uma infraestrutura robusta é uma infraestrutura complexa. Bom, não é bem assim. 

Garantir uma operação funcional, atualmente, não é sinônimo de usar sistemas diferentes e em grande quantidade. É possível planejar a adoção de ferramentas e integrações corretas que comportem a necessidade da operação e tornem toda a validação mais simples. 

3. Não pensar em uma arquitetura flexível e escalável

Não é uma novidade dizer que o mundo muda e o mesmo ocorre com as empresas. O que era uma oportunidade de negócios há três anos, atualmente, é obsoleto. O que se tratava de uma ferramenta inovadora a 7 anos atrás, hoje é um sistema legado. 

Por essa razão, não planejar uma infraestrutura de nuvem escalável é um grande erro das empresas. É preciso adotar inovações que sejam capazes de se adaptar às transformações do futuro e, principalmente, comportar o crescimento do seu negócio. 

4. Negligenciar a segurança cibernética

Por fim, negligenciar os padrões de segurança é outro erro que pode custar não somente a imagem de uma empresa, mas também a sua confiabilidade e saúde financeira. 

Mesmo sendo uma tecnologia robusta, a arquitetura de nuvem necessita de iniciativas estratégicas de segurança, que envolvam a adoção de ferramentas apropriadas, conscientização dos colaboradores, gestão de identidade e acesso e constante monitoramento de toda a rede. 

Leia mais: Como fazer a migração para cloud computing de forma segura?

Conheça a add it Cloud Solutions!

A adoção de uma solução de arquitetura de nuvem pode promover às empresas uma série de benefícios, como:

  • Dinamismo e agilidade operacional;
  • Melhoria da eficiência e produtividade;
  • Gerenciamento holístico e centralizado;
  • Redução de custos.

No entanto, para que isso seja uma realidade, é necessário não somente contar com um planejamento efetivo e evitar todos os erros citados neste artigo, mas também é preciso buscar uma empresa especializada no ramo, como a add it Cloud Solutions.

Temos mais de 20 anos de experiência e oferecemos aos nossos clientes as melhores soluções em nuvem do mercado. Contando com profissionais técnicos qualificados, garantimos suporte completo e auxílio em todas as etapas de planejamento, implementação e acompanhamento dessas ferramentas. 

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato conosco!

 

Tags:

Comments are closed