MSP

Com a evolução das soluções tecnológicas, as empresas têm adotado maneiras mais inovadoras e seguras de fazer o gerenciamento da infraestrutura interna, como é o caso do MSP

Essa iniciativa contrasta com as ações tradicionais de gestão, baseadas no chamado break-fix (ou quebra e conserta, na tradução literal), em que as organizações assumem uma postura muito mais reativa. Ou seja, espera-se que aconteça algum problema na infraestrutura de TI para, então, os fornecedores reagirem. 

No entanto, esse método tem perdido espaço em um mercado cada vez mais competitivo, isso porque os atendimentos apenas ocorrem sob demanda, o que impacta diretamente na disponibilidade dos ativos, atuação dos times de TI e satisfação dos clientes e parceiros de negócios. 

Para reduzir esses problemas e garantir uma administração tecnológica mais eficiente, surgiu o MSP. Entenda abaixo o que é e qual é a importância desse processo.

Leia também: Recuperação de desastre de TI: conheça as principais ameaças

O que é o MSP?

Acrônimo de Managed Services Program ou Provedores de Serviços Gerenciados, o MSP está diretamente relacionado com empresas que usam a prevenção de riscos como base principal do fornecimento de serviços de TI. 

Ou seja, ao invés de esperar que um chamado seja aberto para, então, entrarem em ação para resolver o problema, essas organizações monitoram continuamente as infraestruturas tecnológicas, com o objetivo de prevenir falhas e maximizar a disponibilidade dos ativos. 

Diante disso, o MSP é considerado a revolução do break-fix, isso porque permite um gerenciamento mais holístico de toda a operação. Por isso, tem sido cada vez mais difundido. 

Qual é a importância do MSP nas soluções em nuvem?

Segundo a Staffing Industry Analysts, as empresas que implementaram programas de MSP conseguiram reduzir, em média, 10% dos custos das operações de TI.

Além do controle de gastos, é possível atingir outros benefícios, como:

  • Alta disponibilidade dos ativos;
  • Ação rápida em casos de possíveis falhas ou paradas;
  • Flexibilidade de toda a infraestrutura tecnológica;
  • Automação do gerenciamento de TI;
  • Menor sobrecarga das equipes tecnológicas;
  • Simplificação dos fluxos internos;
  • Aumento da segurança;
  • Gerenciamento holístico e eficiente.

Como implementar esse modelo de prestação de serviços de TI?

Geralmente, o MSP já está incluso no pacote de serviços contratados de um provedor de TI. No entanto, esse modelo pode ser apresentado de duas maneiras: ação ou acordo gerido.

No primeiro caso, é apresentada uma notificação orçamentária para aprovação sempre que a sua infraestrutura precisar de algum tipo de serviço. Neste caso, é possível criar um pacote básico com o objetivo de minimizar os riscos de demoras entre os envios, aprovações e implementações.

Por sua vez, o segundo caso é o mais indicado, em que é realizado um acordo prévio com um pacote de serviços adequados à sua infraestrutura de TI, considerando também o número de equipamentos, usuários, softwares, licenças e demandas diárias. 

Desse modo, é possível implementar um fluxo de gerenciamento tecnológico muito mais direcionado às suas necessidades e, ao mesmo tempo, garantir eficiências do MSP, visto que o monitoramento da infraestrutura, assim como possíveis ações preventivas, pode ser feito em tempo real.

Você pode se interessar: Por que você deveria contratar uma nuvem privada sem variação cambial?

Conte com a add it Cloud Solutions!

A add it Cloud Solutions pode ajudar o seu negócio a atingir melhores resultados com o MSP. 

Consistindo em uma empresa especializada em Infraestrutura de TI e Serviços em Nuvem, fornecemos soluções completas e baseadas em prevenção de riscos, garantindo total suporte, alta disponibilidade, redução de custos e funcionamento adequado.

Com mais de 20 anos de experiência no setor, oferecemos serviços como:

  • Nuvem privada e híbrida;
  • PC na nuvem;
  • Ramal corporativo – Connect Teams;
  • Backup Cloud;
  • Disaster Recovery.

Com os nossos serviços, você não somente tem suporte 24x7x365, mas também previsibilidade financeira, visto que as soluções são orçadas em reais, o que evita surpresas por conta de variações cambiais.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.

 

Categories:

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter