serviços de nuvem

Sabemos que as mudanças do mercado têm acelerado as demandas por inovação e desafiado as empresas que não querem ficar para trás a otimizarem seus processos internos. Com esse cenário, cada vez mais organizações têm adotado os serviços de nuvem.

De maneira prática, essas tecnologias permitem a alocação de arquivos, softwares e documentos na nuvem, o que significa que esses itens podem acessados e gerenciados de qualquer lugar, não necessitando de um espaço físico para consulta ou controle.

De acordo com um estudo da PwC, com a adoção dessas ferramentas, as empresas desejam obter benefícios, como: melhor tomada de decisão (34%), resiliência e agilidade (34%), além de transformação em produtos e serviços ofertados ao mercado (33%).

Para tal, porém, é preciso adotar algumas boas práticas que garantem total efetividade dessas soluções. Veja abaixo quais são elas e como implementar.

Você pode se interessar: Por que você deveria contratar uma nuvem privada sem variação cambial?

5  boas práticas para os seus serviços de nuvem

Dentre as principais medidas que devem ser adotadas nos serviços de nuvem estão:

1. Faça um planejamento cuidadoso da migração

O cuidado com a implementação das soluções em nuvem começa no planejamento. Sem uma organização muito bem feita, existem chances de erros que afetarão todo o desempenho da infraestrutura.

Por isso, mapeie a sua operação e entenda quais são os seus fluxos de trabalho. Com base nessas informações, selecione quais itens serão hospedados na nuvem e os fluxos de migração. Além disso, defina indicadores assertivos para acompanhar esse processo.

2. Otimize constante da infraestrutura em nuvem

Outra boa prática que deve fazer parte da sua operação é a otimização constante da infraestrutura em nuvem. Muitos gestores acreditam que apenas a implementação desse processo pode resolver todos os problemas internos, porém, não é bem assim.

Se as soluções em nuvem não forem acompanhadas de perto, existem grandes chances de sobrecargas futuras, falhas nos salvamentos de arquivos, inconformidades e outros erros que, com o tempo, impactarão diretamente no desempenho da operação.

3. Adote da conformidade e governança corporativa

Além disso, os gestores devem ter em mente os requisitos de conformidade e governança corporativa, que permitem padronizar toda a operação, implementar um gerenciamento holístico e minimizar riscos.

Para isso, faça a documentação de todas as iniciativas da sua operação, avalie constantemente as atividades e oriente os colaboradores. 

4. Invista em segurança e proteção de dados

Um ponto importante da conformidade e governança corporativa, sem dúvidas, é a proteção de dados e segurança. Afinal, as empresas lidam com diversas informações sigilosas que, se vazarem, podem desencadear graves consequências legais.

Por essa razão, tenha um rígido controle de acesso, assim como ferramentas robustas que monitoram o comportamento do usuário e minimizam os riscos que agentes mal intencionados se infiltrem na infraestrutura tecnológica da empresa.

5. Tenha um plano de recuperação de desastres

Por fim, tenha um plano efetivo de recuperação de desastres. Por mais cuidadosa que seja a sua infraestrutura, acidentes ou paradas podem acontecer. Por isso, é preciso ter um planejamento que seja capaz de restabelecer o funcionamento da operação o mais rápido possível.

Neste plano, elenque os responsáveis por colocar esse plano em ação quando necessário, assim como faça testes para garantir que tudo funcionará como o desejado.

Leia também: Gestão de TI: entenda o que é a nuvem privada com arquitetura de rede flexível (NAT)

Conheça a add it Cloud Solutions! 

A add it Cloud Solutions é uma empresa com mais de 20 anos de experiência e oferece aos seus clientes serviços de nuvem completos, efetivos e inovadores.

Dentre as nossas principais soluções, temos:

  • Nuvem híbrida e privada;
  • Backup Cloud;
  • E-mail cloud;
  • PC na nuvem;
  • Ramal Corporativo – Connect Teams.

Com os nossos serviços de nuvem, a sua empresa alcança eficiência, escalabilidade, diferencial competitivo e redução de custos. Além disso, oferecemos suporte completo, desde o planejamento até a sustentação dessas soluções, assim como atendimento 24×7.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse conosco!

 

Tags:

Comments are closed

Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!