gerenciamento de servidores

O gerenciamento de servidores é uma iniciativa que tem como objetivo principal monitorar o funcionamento desses recursos de modo a minimizar riscos de perdas, paradas ou surgimento de gargalos operacionais que gerem prejuízos.

Estratégias como essas têm se tornado ainda mais relevantes no momento atual, em que as ações de TI deixaram de ser coadjuvantes para se tornarem protagonistas dos negócios.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), o Brasil gastou US $161,7 bilhões com iniciativas de TI no ano passado.

Com essa expansão do mercado, tem crescido também a adoção de novas ferramentas, como é o caso dos servidores. Na prática, esses recursos permitem uma gestão mais centralizada da rede de uma organização, assim como o gerenciamento de dados. 

Desse modo, esse recurso promove algumas vantagens, como: monitoramento em tempo real, redução de custos operacionais e rápida detecção de gargalos. 

Para garantir esses aspectos, porém, o correto gerenciamento de servidores é fundamental. Por sua vez, é preciso contar com um planejamento bem elaborado, mapeamento de processos e técnicos preparados. 

Mas, afinal, qual é a importância do gerenciamento de servidores? Para responder essa questão, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira!

Você pode se interessar: 3 bases para planejar a gestão de continuidade de negócios

Qual é a importância do gerenciamento de servidores na nuvem?

Dentre os principais ganhos do gerenciamento de servidores na nuvem, podemos destacar:

Redução dos problemas

Por se tratar de uma rede integrada, se não forem devidamente monitorados, os servidores podem apresentar problemas como falhas, erros na operação, entrave no funcionamento ou vulnerabilidades.

Nesse sentido, sua empresa consegue garantir um desempenho positivo das ferramentas, assim como eficiência e produtividade. 

Suporte aprimorado

Outra vantagem de realizar o correto gerenciamento de servidores é o suporte aprimorado que a iniciativa fornece à corporação.

Dessa forma, não apenas a ferramenta funciona muito bem e quaisquer gargalos são facilmente detectados, mas também os colaboradores possuem um direcionamento mais completo e podem tirar dúvidas com a equipe responsável. 

Aumento da segurança dos dados

Lembra-se que falamos acerca dos problemas com vulnerabilidades? Pois bem, uma gestão mais robusta inibe essa preocupação.

Na prática, o planejamento considera também todos os aspectos de segurança da empresa, com o objetivo de garantir a devida proteção de dados e impedir roubos, brechas e ataques cibernéticos

Você pode se interessar: Gestão de TI: 5 dicas para liderar a equipe no “pós-pandemia”

Acompanhamento de métricas

Muitos gestores possuem dificuldades de gerenciar suas operações por um único motivo: não conseguem levantar dados. Uma gestão sem informações relevantes, atualizadas e completas se torna suscetível a erros.

Com isso, o gerenciamento de servidores permite um acompanhamento mais detalhado, com métricas estratégicas para o seu negócio e uma análise automatizada. 

Permite escalabilidade

Por fim, a capacidade de adaptar a operação com facilidade para qualquer realidade, seja em um cenário de maior ou menor demanda, é chamada de escalabilidade. 

Uma gestão eficiente dos recursos de TI agiliza esse processo, apoiando uma possível expansão dos negócios, assim como necessidades de diminuição dos recursos internos, caso seja necessário. 

Tudo é feito sem “dores de cabeça” ou aberturas para erros operacionais, não permitindo prejuízos para a organização.

Veja também: Proteção de dados: cresce o investimento em segurança na nuvem, segundo pesquisa

Conheça a add it Cloud Solutions!

Para a implementação de um gerenciamento de servidores eficiente, contar com um parceiro especializado como a add it Cloud Solutions é fundamental.

Possuindo técnicos experientes e ferramentas inovadoras, fornecemos soluções completas de Computação em Nuvem e Infraestrutura de TI. 

Com suporte aprimorado e atendimento 24×7, garantimos aos nossos clientes ganhos com produtividade, segurança cibernética, eficiência operacional e redução de custos.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time!

Tags:

Comments are closed

Assine nossa newsletter