cyber security

Sabemos que o período de pandemia e a necessidade de trabalho remoto acelerou exponencialmente os ataques e ameaças digitais e, para se manterem seguras, as organizações também têm aumentado os investimentos em cyber security.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Apura, em 2020, houve um crescimento de 394% nas ameaças virtuais, em que as empresas registraram mais de 275 milhões de ocorrências.

Por outro lado, a IDC estima que os gastos mundiais com ferramentas e soluções de segurança chegarão a 133,7 bilhões de dólares até 2022. 

De maneira geral, o cyber security ou segurança cibernética, na tradução, pode ser definida como uma série de práticas e estratégias que tem como objetivo principal proteger as informações, tecnologias e agentes que compõem uma empresa. 

Essas soluções são cruciais para garantir a integridade de todos os ativos da organização, minimizar riscos de invasões ou, até mesmo, roubos de dados, assim como assegurar total governança corporativa

Nesse cenário, as empresas conseguem também atingir conformidade com a LGPD, reduzindo as chances de multas e outras sanções previstas pela lei em casos de vazamentos ou incidentes com dados. 

No entanto, para que as iniciativas de cyber security sejam efetivas, alguns processos são cruciais. Veja abaixo quais são eles e como implementá-los com efetividade. 

Você pode se interessar: Nuvem privada: como proteger a sua empresa de cibernéticos?

5 passos para maximizar a cyber security da sua empresa 

Dentre os principais processos para maximizar a segurança cibernética da sua empresa, podemos citar:

1. Elabore um plano de recuperação de desastres

O plano de recuperação de desastres nada mais é do que uma documentação de como uma empresa deve responder caso alguma situação inesperada ocorra, seja ela de qualquer natureza, com o objetivo de minimizar os impactos e restabelecer a infraestrutura de TI.

Um bom planejamento deve considerar todas as características do seu negócio, o que envolve o número de usuários e a quantidade de ativos (sejam eles equipamentos ou sistemas), assim como os objetivos da empresa.

Por sua vez, esse processo deve sempre atuar de maneira preventiva, isso significa que é necessário fazer backups periódicos de todas as informações internas, minimizando riscos de perdas. 

2. Estabeleça e acompanhe indicadores estratégicos

Em seguida, defina indicadores estratégicos que devem ser acompanhados pelo seu time de TI, que devem abranger desde os acessos na rede até a imputação de arquivos mal intencionados ou navegações suspeitas.

Atualmente, é possível contar com ferramentas que automatizam esse monitoramento de toda a infraestrutura e facilitam o cotidiano dos profissionais.

3. Oriente corretamente os seus colaboradores

Com um planejamento em mãos, assim como uma política de privacidade e boas práticas de segurança, é momento de repassá-los aos seus colaboradores, o que inclui a criação de logins “fortes”, atualização constante dos sistemas internos e uso correto dos equipamentos. 

A orientação é crucial para minimizar ameaças por conta de erros humanos e garantir que todos na empresa “falem a mesma língua”. 

4. Tenha uma operação centralizada e padronizada

Uma operação de TI apenas é mapeável quando é padronizada e possui um gerenciamento centralizado. Isso significa que a sua organização precisa dispor de ferramentas e práticas apropriadas, que viabilizem uma gestão unificada.

Além disso, é crucial que todo o time de TI siga um padrão para criação de novos usuários, prazos, validação, monitoramento e outras atividades da rede. Com isso, se torna muito mais simples encontrar gargalos ou identificar situações que fujam da normalidade.

5. Conte com uma empresa especializada

Por fim, conte com uma empresa especializada para te ajudar no gerenciamento da sua infraestrutura. 

Um parceiro possui a expertise necessária para otimizar o seu negócio e garantir o maior desempenho possível sem afetar a sua segurança.

Veja também: Garanta mais segurança e produtividade com um servidor em nuvem para pequenas empresas

Conheça a add it Cloud Solutions!

A add it Cloud Solutions pode ajudar a otimizar o cyber security do seu negócio. Com mais de 20 anos de experiência no setor, oferecemos soluções em nuvem e segurança cibernética para o seu negócio. 

Contando com profissionais técnicos e especializados, auxiliamos a sua organização na elaboração, implementação e sustentação do plano de recuperação de desastres, garantindo que a sua empresa esteja sempre disponível e segura. 

Além disso, as nossas soluções de nuvem contam com ferramentas de última geração para proteção dos dados, minimizando riscos de ameaças ao seu negócio.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!