Disaster Recovery

O que é Disaster Recovery na área de TI e como implementar?

Já não é mais segredo para nenhuma empresa o quanto a tecnologia é importante para a manutenção das atividades, agilidade de processos e produtividade. Mas, para que ela tenha a eficiência pretendida, vale a pena saber o que é Disaster Recovery e como essa solução é essencial para a área de TI (Tecnologia da Informação).

De maneira prática, essa iniciativa oferece muito mais segurança às empresas e evita perdas desnecessárias durante os processos, inclusive, diante de situações adversas.

Isso é crucial para a estabilidade de toda a infraestrutura tecnológica, especialmente em um cenário em que as empresas ainda se sentem vulneráveis às ameaças digitais. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa divulgada pelo CIO, apenas 56% dos times de TI se consideram preparados para lidar com incidentes.

Nesse sentido, acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é Disaster Recovery na área de TI e como implementar essa solução na sua companhia. Continue a leitura!

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O que é Disaster Recovery?

O Disaster Recovery nada mais é do que as iniciativas de recuperação de desastres dentro de uma empresa. 

De certo modo, toda organização precisa ter um plano com ações sólidas e consistentes, para empregar durante ocorrências inesperadas ou após uma situação atípica. Dessa forma, assegura-se a continuidade dos procedimentos operacionais.

Sendo assim, na área de TI, o Disaster Recovery consiste em um conjunto de estratégias para evitar colapsos em atividades com tecnologia, como blackouts, queima de sistemas, ou mesmo acontecimentos que podem deixar aparelhos inutilizados.

Esse planejamento leva em consideração também os principais motivos que causam paradas nas operações de TI, como erros humanos, desastres naturais, quedas de energia, fragilidade na segurança e problemas nos próprios equipamentos, entre outros.

Portanto, o Disaster Recovery pode ser definido como um plano estratégico para prever a recuperação de desastres, voltados à área de TI.

Saiba mais: Recuperação de desastre de TI: conheça as principais ameaças

Como implementar um plano de recuperação de desastres?

Agora que você já sabe o que é Disaster Recovery, chegou o momento de conhecer algumas dicas de como implementar um plano de recuperação de desastres. A seguir, separamos alguns pontos importantes que devem ser considerados:

1 – Alinhamento de objetivos

O seu plano precisa ter objetivos alinhados, conforme as demandas da empresa. Nesse sentido, é preciso estabelecer dois aspectos principais: o tempo de recuperação e o ponto de recuperação

Dessa forma, quando houver alguma situação inesperada, os colaboradores de TI já sabem quais estratégias devem ser tomadas com certa urgência.

2 – Mapeamento de recursos e riscos

Como vimos na parte sobre o que é Disaster Recovery, estamos falando de um plano de recuperação e, por conta disso, é necessário mapear os equipamentos, sistemas e ferramentas envolvidas, bem como os possíveis riscos.

Ao apontar essas questões, fica mais fácil tomar decisões estratégicas em momentos de crise, assim como implementação de constantes melhorias.

3 – Elaboração de um plano de gestão de crise

Aqui, temos o coração do recovery. Afinal de contas, a partir do mapeamento dos equipamentos e riscos, é possível traçar ações preventivas e corretivas diante de situações inesperadas.

É válido ressaltar que todo e qualquer planejamento deve passar por testes. Esse processo é crucial para garantir que as ferramentas e iniciativas funcionem como previsto em situações reais.

4 – Envolvimento de toda equipe

Por fim, é fundamental que toda empresa esteja a par das estratégias do plano de recuperação de desastres. 

Desse modo, quando houver o incidente, cada colaborador saberá exatamente o que deve ser feito, para prevenir riscos ainda maiores na organização.

Para tal, implemente treinamentos e/ou prepare materiais informativos para orientar adequadamente o time, tanto a respeito dos planos de recuperação, quanto das boas práticas internas, com o objetivo de minimizar erros que coloquem a empresa em risco.

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