migrar para nuvem

Com o avanço dos processos de digitalização em todo o mundo, já não é novidade que muitas organizações escolhem migrar para nuvem, substituindo sistemas manuais ou mesmo provedores in loco, para programas de armazenamento online. 

Contudo, embora seja comum, nem sempre os empresários ficam satisfeitos com o processo. No entanto, esse problema pode ser solucionado com a escolha de um parceiro adequado e, desse modo, ao migrar para nuvem, a organização poderá aproveitar todas as vantagens.

Até porque, de acordo com um estudo conduzido pelo ISG e TIVIT, estima-se que 29% dos trabalhadores continuarão trabalhando em casa. Esse mesmo estudo, publicado no IT Fórum, revelou que os sistemas em nuvem devem avançar em 400%, consolidando o trabalho remoto.

Com esses dados, fica claro que não dá para fugir dos sistemas em nuvem, já que o trabalho remoto e híbrido é uma das principais tendências. Mas, ainda assim, é preciso escolher um bom parceiro para não ter “surpresas” ao migrar para a nuvem. 

No artigo de hoje, acompanhe algumas dicas para encontrar o seu parceiro ideal e ter uma boa experiência com a adoção dessa tecnologia!

Você pode gostar: CPD x soluções em nuvem: diferenças e qual adotar

1 – Analise a experiência técnica do provedor

Ao escolher migrar para nuvem, é preciso ter em mente que este serviço não é uma commodity, nem mesmo significa ter um servidor em um data center. Ao contrário, é um processo que demanda conhecimento técnico de programação, segurança cibernética e configuração do sistema.

Por esse motivo, o primeiro aspecto a ser considerado é a experiência técnica do provedor. Verifique se o serviço é de qualidade, se a empresa parceira possui uma equipe técnica e cases de sucesso. Dessa forma, já é possível ter uma noção da confiabilidade do trabalho do fornecedor escolhido.

2 – Compreenda o suporte oferecido na migração

Ao migrar para nuvem, é provável que o prestador de serviço ofereça algumas opções de suporte, que variam conforme a tecnologia de armazenamento. É importante que a empresa tenha conhecimento sobre o suporte de migração, para escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Em geral, são três tecnologias principais de migração:

  • Infraestrutura como serviço (IaaS): suporte que oferece servidores e máquinas virtuais, para acesso em qualquer lugar;
  • Software como um serviço (SaaS): um dos modelos mais conhecidos no Brasil, com oferta de aplicativos online que oferecem somente recursos desejados pelos contratantes;
  • Plataforma como um serviço (PaaS): softwares instalados no ambiente em nuvem, combinando o modelo IaaS com o SaaS.

Caso tenha dúvidas, vale a pena fazer uma consulta com a equipe de TI, antes de escolher o suporte ideal para migrar para nuvem.

3 – Confira a qualidade e disponibilidade da solução

Além da instalação do serviço em nuvem, vale verificar se o fornecedor conta com suporte técnico para atendimento, especialmente em casos de problemas ou eventuais ocorrências. 

Afinal de contas, assim como todo serviço tecnológico, ao adotar serviços em nuvem, também é necessário a realização de procedimentos de manutenção.

Leia também: 5 razões para contar com suporte técnico de TI da add it Cloud Solutions!

4 – Analise a segurança oferecida

Outro ponto que merece destaque é a segurança. Ao migrar para nuvem, você precisa encontrar um fornecedor que tenha um sistema protegido, já que muitos dados confidenciais, documentos e informações sensíveis ficam armazenadas digitalmente.

Inclusive, tenha em mente que a segurança é fundamental nos serviços em nuvem!

Conte com a add it para soluções em nuvem!

Está querendo migrar para nuvem, mas ainda não encontrou um fornecedor ideal? Então, você precisa conhecer as soluções da add it Cloud Solutions!

Somos uma empresa especializada em serviços em nuvem para empresas, com soluções personalizadas e altamente seguras. 

Além disso, contamos com uma equipe técnica especializada e oferecemos suporte 24x7x365, garantindo o melhor atendimento, ótimo custo-benefício e tecnologias de última geração para o seu negócio.

Comece a migrar para nuvem agora mesmo! Envie uma mensagem para um de nossos colaboradores e saiba mais.

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!