nuvem híbrida

A nuvem híbrida é responsável por combinar o uso das outras duas formas dessa tecnologia, a pública e a privada, fazendo com que as duas acabem sendo utilizadas em conjunto por uma determinada empresa.

Dessa forma, os dois provedores funcionam tanto localmente, quanto fora do empreendimento, cada um com a sua própria função e demanda, sendo estabelecidos pela própria organização.

Como ela funciona?

A ideia de contar com a nuvem híbrida, parte do princípio de ter o melhor dos dois serviços de nuvem, normalmente com as informações mais importantes e relevantes para a empresa ficando na nuvem privada, enquanto a pública se encarrega de requisições comuns do dia a dia.

Sua estrutura costuma ser composta por uma rede, por servidores e por softwares, com os seus principais componentes de back-end sendo o data center da organização e o provedor de serviços, ambos combinando forças.

Leia também: Como colocar em prática um projeto de migração para nuvem? Confira algumas dicas!

Principais tendências para 2022

Com diversos empreendimentos adotando o modelo de computação em nuvem, principalmente após o início da pandemia, podemos observar algumas tendências sobre a nuvem híbrida para o futuro próximo. Veja algumas abaixo.

Automação e Inteligência Artificial

Essas duas ideias já estavam conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, mas a Covid-19 acelerou o seu processo de implantação nas organizações, já que ele é responsável por fazer análises e também simplificar a realização de processos repetitivos.

O aprendizado constante da IA promete ajudar na aplicação de códigos em máquinas, colaborando muito para a gestão das marcas como um todo, também ajudando os usuários a responder suas dúvidas e a automatizar determinados serviços.

Veja também: Governança corporativa: o que é, benefícios e como otimizar com tecnologia?

Segurança de dados melhorada

Com tantas pessoas se utilizando da nuvem híbrida, o ataque às informações postas nela será igualmente grande, o que acaba forçando um comportamento contra cibercriminosos ainda mais forte.

Elementos como a criptografia cloud, por exemplo, vão ser essenciais para que os seus dados façam uma migração para a nuvem segura, sem que ocorra nenhum tipo de vazamento de informações importante, que causem prejuízo e dor de cabeça a todos os envolvidos.

Nuvens unidas por código aberto

Para que a integração entre as diferentes tecnologias em nuvem seja mais simples e rápida, tanto em 2021, quanto em 2022, as ferramentas de código aberto serão as maiores aliadas das empresas, a fim de facilitar esses serviços.

Usar a nuvem híbrida junto de sistemas on-premise, por exemplo, através de uma plataforma única e intuitiva, vai colaborar para que todos aprendam como fazer uso deles, sejam pessoas da área de tecnologia, ou funcionários que não são especialistas no assunto.

Essa constante evolução vai popularizar ainda mais a nuvem híbrida, fazendo com que ela seja uma aliada poderosa das empresas, que vão poder reduzir seus custos de uma maneira geral e ainda oferecer serviços integrados, com alta qualidade.

Leia também: Como a tecnologia em nuvem auxilia nas práticas de ESG?

Conte com a add it na sua migração para a nuvem híbrida

Como vimos acima, a nuvem híbrida tem ganhado cada vez mais força no cenário corporativo atual, e a tendência é que o seu uso aumente. Para fazer essa transformação digital, conte com a add it Cloud Solutions.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, somos especialistas em tecnologia da informação e nuvem, com um suporte 24×7, realizando também o planejamento e execução da sua migração.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!