O ano de 2022 já chegou com tudo! O início da jornada anual é o momento de planejar para garantir a melhor gestão de TI para a sua empresa.
Uma pesquisa da International Data Corporation (IDC) informou que 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais nesse ano. Quem não se adaptar às constantes mudanças do mercado, vai ficar para trás em competitividade e evolução. Está na hora de pensar no futuro!
Mas, em meio a tantas transformações tecnológicas, é preciso apurar as estratégias em nuvem que melhor se encaixam com o seu negócio atualmente. Separamos 3 tendências para esse ano que com certeza vão ajudar a sua empresa a decolar em evolução tecnológica e otimização.
Salve para ler depois: Por que investir em infraestrutura de nuvem agora?
3 tendências da tecnologia em nuvem para a sua gestão de TI
Dentre as principais tendências para 2022, estão:
1 – MultiCloud e nuvem híbrida
A IDC revelou um estudo que, em 2022, 90% das empresas devem empregar serviços de nuvem. Esse número, no ano passado, era apenas de 75%, contando organizações de médio e grande porte. Quando o mercado revela que quase todas as instituições abrigam uma determinada infraestrutura de TI, é porque ela se tornou extremamente necessária para o crescimento do negócio.
Além disso, de acordo com a MarketsandMarkets, os investimentos em nuvem híbrida devem atingir 97,64 bilhões de dólares até 2023. Com a alta aplicação de recursos, ficou claro o benefício da hospedagem em nuvem para a gestão de TI.
2 – Green Cloud
Um dos benefícios da computação em nuvem é a sustentabilidade. A partir do armazenamento de informações em um ambiente digital, diminui-se muito a emissão de dióxido de carbono das empresas. Para se ter uma ideia, a Accenture informou que essa transferência é capaz de reduzir a emissão de CO2 em até 59 milhões de toneladas por ano.
Um estudo do Green Car Congress mostra que a área global de TI responde por, aproximadamente, 4% das emissões de CO2. Isso acontece principalmente porque o setor de TI também é o que mais cresce em uso de energia. A tecnologia e o ambiente devem andar juntas e, por isso, a gestão de TI do seu negócio deve estar alinhada com os propósitos ambientais, evitando desperdício de recursos disponíveis.
A nuvem promove outros benefícios em prol da sustentabilidade, dentre eles:
- Eficiência energética: já que o gerenciamento dos aplicativos pode ser feito pelo provedor online, reduzindo o uso de servidores internos;
- Eficiência de custos: pois o fornecedor arca com manutenções e a empresa pode pagar apenas pelo tanto de recursos que usar;
- Energia verde: uma vez que o abastecedor se utiliza de energia renovável, como eólica, solar ou hídrica;
- Automação: permite a alocação de diversas demandas em uma única hospedagem em nuvem.
3 – Segurança cibernética e proteção de dados
O Mastercard, em parceria com o Datafolha, realizou um levantamento que comunicou que 92% dos brasileiros têm medo que suas informações no meio digital sejam roubadas. No ambiente corporativo, não tem como alcançar a ascensão do seu negócio sem prezar pela segurança cibernética dos dados empresariais.
A segurança dos dados deve ser prioridade da gestão de TI. Ataques de hackers não tem pausa, causam danos financeiros, de imagem e prejudicam a credibilidade da empresa com clientes e fornecedores. Afinal, ninguém quer os seus dados correndo pela internet.
Leia depois: Nuvem privada: como proteger a sua empresa de ataques cibernéticos
Conte com a expertise da add it Cloud Solutions
Se você deseja soluções personalizadas para garantir segurança e eficiência na gestão de TI no ano de 2022, conte com a nossa experiência de mais de 20 anos!
Garantimos acesso a uma rede totalmente escalável e criptografada, com alta disponibilidade, minimizando os riscos de que seus sistemas fiquem fora do ar ou dados se percam.
Envie uma mensagem para a nossa equipe e saiba mais sobre os nossos serviços para gestão de TI!
Comments are closed