paas

PaaS: o que é, benefícios e como escolher um fornecedor para a sua empresa?

A PaaS (Plataform as a Service, ou Plataforma como Serviço, em português) é um sistema de armazenamento em nuvem (cloud computing), que oferece aos usuários alguns recursos exclusivos, como o desenvolvimento de software, banco de dados, equipamentos de rede, entre outros.

Hoje em dia, com o avanço da computação em nuvem, a solução PaaS tem conquistado mais espaço no segmento de desenvolvedores, devido à praticidade e facilidade de uso do sistema de plataforma como serviço.

Mas, quais as principais características, benefícios e como escolher um fornecedor PaaS para a sua empresa? No artigo de hoje, vamos responder essas perguntas e trazer mais informações sobre essa tecnologia. Acompanhe mais!

Você pode gostar: Gestão de TI: entenda o que é a nuvem privada com arquitetura de rede flexível (NAT)

Como funciona a PaaS?

Como vimos, o PaaS funciona a partir da tecnologia de computação em nuvem e, desse modo, não é necessário comprar, configurar ou gerenciar recursos de hardware e software. A infraestrutura é invisível para os desenvolvedores, mas é possível configurar algumas aplicações para personalizar o sistema.

Atualmente, temos inúmeras plataformas como serviços, que podem ser adaptadas conforme às necessidades das organizações.

Não se engane: 4 mitos que contam sobre o servidor em nuvem

Quais as vantagens de usar a PaaS?

A PaaS oferece inúmeros benefícios às empresas e, por esse motivo, muitos negócios estão optando pela contratação desse sistema. Entre as vantagens, destacam-se:

Economia

A PaaS oferece maior flexibilidade e diminuição dos custos de manutenção, atualização tecnológica e infraestrutura. Além disso, só é preciso pagar pelos recursos utilizados, ou seja, a assinatura dos serviços tem um preço que muda conforme a demanda.

Com a plataforma, você também não precisa direcionar um time grande para monitorar e executar manutenções de equipamentos, pois esses processos são direcionados aos prestadores de serviço.

Integração

A PaaS tem a capacidade de manter as equipes integradas, colaborando com a competitividade dos negócios. Isso porque quando todos os times atuam em conjunto, a organização consegue alcançar melhores resultados.

Durante o trabalho, a troca de informações também é facilitada via PaaS, já que todos estão juntos em um único ambiente digital. Dessa forma, pode-se economizar tempo, dinheiro e ter um fluxo de trabalho mais coerente.

Flexibilidade

As rotinas de trabalho se transformaram nos dias de hoje. Atualmente, vemos muitas empresas que adotaram de vez o regime home office e, até mesmo, o mesmo trabalho híbrido. Mas, para que essa dinâmica tenha resultados efetivos, é imprescindível investir em soluções de tecnologia.

Com a PaaS, tem-se mais flexibilidade no que diz respeito ao trabalho remoto. Afinal de contas, por ser baseada em cloud computing, os colaboradores podem acessar o sistema em qualquer lugar ou equipamento, desde que tenham liberação e acesso à internet.

Como escolher um bom fornecedor para implementar a PaaS?

Diante de todas essas vantagens, é fácil perceber o porquê do crescimento da PaaS nas organizações. Mas, resta a dúvida: como escolher um bom fornecedor? A seguir, separamos algumas dicas:

  • Analise as funcionalidades do sistema: veja se a plataforma é compatível com as necessidades da sua empresa;
  • Verifique a estabilidade do servidor: entenda se o fornecedor consegue atender a sua demanda, sem grandes problemas com os equipamentos e conexão com a internet;
  • Conheça a experiência do fornecedor e o suporte oferecido: faça uma pesquisa rápida sobre os cases de sucesso e as garantias da empresa, assim como as possibilidades que ela oferece ao seu negócio.

Leia mais: Principais tendências da nuvem híbrida em 2022

Conte com a add it Cloud Solutions!

Com mais de 20 anos de experiência, a add it Cloud Solutions é especializada em serviços de computação em nuvem, sendo uma das empresas mais renomadas da contemporaneidade. 

Com os nossos serviços, sua organização irá alcançar o diferencial competitivo que tanto busca, assim como alta performance, disponibilidade, segurança, flexibilidade e produtividade.

Além disso, os nossos serviços são orçados em reais, o que garante ao seu negócio otimização financeira e estabilidade, sem surpresas desagradáveis por conta das variações do câmbio.

Saiba mais sobre nossas soluções em PaaS. Envie uma mensagem para um de nossos colaboradores agora mesmo!

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!