gestão em ti

Um dos principais processos da gestão em TI é o monitoramento de ativos de rede. De maneira prática, ele é responsável por analisar continuamente as atividades na infraestrutura tecnológica da organização, o que inclui servidores e sistemas utilizados.

Por sua vez, o objetivo principal desse monitoramento é identificar anomalias na rede, como erros, mal funcionamento de alguma tecnologia e, até mesmo, ataques cibernéticos ou roubos de dados. 

Mas, afinal, por que as organizações precisam considerar essa iniciativa na gestão em TI e como implementá-la? Para te ajudar nesse processo, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e confira.

Você pode se interessar: Gestão de TI: 3 tendências da tecnologia em nuvem para ficar de olho

Qual é a importância do monitoramento de ativos de rede?

Dentre os principais benefícios do monitoramento dos ativos de rede, podemos citar:

Aumenta a disponibilidade das redes

As falhas nos ativos de rede impactam diretamente na produtividade e performance da operação, afetando o desenvolvimento das atividades cotidianas e dificultando as entregas do time.

Como um efeito em cadeia, essas constantes indisponibilidades também prejudicam a criação e implementação de novas soluções, impedindo a expansão dos negócios. 

Com um monitoramento constante, porém, as organizações conseguem aumentar o desempenho das tecnologias utilizadas, mitigando erros e evitando que esses sistemas fiquem fora do ar. 

Como dois lados de uma mesma moeda, a eficiência dos colaboradores é elevada, aumentando a qualidade da operação. 

Garante segurança e proteção de dados

De acordo com dados divulgados pelo CIO, 26% das organizações brasileiras sofreram algum tipo de ataque cibernético no último ano. 

Por sua vez, o monitoramento dos ativos de rede permite a identificação rápida de qualquer perigo à segurança e proteção da organização, mitigando impactos e potencializando a resiliência da operação.

Reduz custos

Por fim, sabemos que qualquer falha na infraestrutura de TI pode gerar graves impactos financeiros para as organizações.

No entanto, com ferramentas efetivas que fazem o acompanhamento das redes, a corporação consegue implementar um melhor planejamento orçamentário, reduzindo custos e distribuindo de maneira mais inteligente os investimentos em tecnologia.

Como implementar o monitoramento de ativos de rede?

Para tornar o monitoramento um processo básico da sua gestão em TI, é fundamental adotar algumas iniciativas, como:

  • Faça um mapeamento de todos os ativos de rede do seu negócio;
  • Entenda quais são os usuários;
  • Gerencie os acessos e usuários;
  • Elabore um planejamento;
  • Mantenha todos os sistemas devidamente atualizados;
  • Conte com uma empresa parceira experiente.

Leia também: 5 motivos para contar com uma consultoria cloud computing

Como a add it Cloud Solutions otimiza a gestão em TI do seu negócio?  

A add it Cloud Solutions pode ajudar na gestão em TI da sua organização. Com mais de 20 anos de experiência no setor, oferecemos soluções completas para otimizar a sua infraestrutura, o caso do Disaster Recovery.

Por meio de uma Plataforma de IT Resilience, realizamos o monitoramento contínuo da sua rede, garantindo disponibilidade, segurança, proteção e alta performance das suas tecnologias.

Simples de usar e com rápida instalação, a nossa Plataforma de IT Resilience se adapta a qualquer tipo de nuvem e ferramenta, independentemente de qual hypervisor é usado na sua empresa.

Quer saber mais? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time.

Categories:

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!