Nos últimos anos, temos presenciado o aumento exponencial de ataques cibernéticos no setor da saúde, especialmente com as novas demandas por rápida transformação digital e lacuna tecnológica das instituições.

Para se ter uma ideia, segundo a Check Point Research, apenas no Brasil, no último trimestre de 2020, foi registrado um aumento de 66% de ataques cibernéticos às empresas de saúde.

Por sua vez, um levantamento realizado pelo Datafolha nos revela que 44% das instituições de saúde não se sentem preparadas para lidar com os desafios da segurança cibernética e 49% dos gestores não têm as iniciativas de proteção como uma prioridade no orçamento de TI. 

Apesar disso, os gestores reconhecem a importância de desenvolver medidas de segurança. Segundo 58% dos respondentes, esses investimentos trazem mais confiança aos negócios.

Com o objetivo de te ajudar a evitar ataques cibernéticos na sua instituição de saúde, minimizar impactos e aumentar a disponibilidade da sua rede, elencamos algumas dicas abaixo. Continue com a sua leitura e confira. 

Veja também: Por que a nuvem privada é uma tendência no setor da saúde?

5 dicas para evitar ataques cibernéticos na sua instituição de saúde

Dentre as principais medidas para evitar ataques cibernéticos e garantir a segurança das operações de saúde, estão:

Tenha um plano de recuperação de desastres

O plano de recuperação de desastres consiste em um documento robusto que mapeia todos os riscos da sua operação, sejam eles internos ou externos. 

Com base nisso, são desenvolvidas medidas preventivas para evitar que esses cenários se tornem realidade e, em paralelo, são elaboradas ações paliativas para mitigar impactos caso algo não saia como o planejado.

Ao ter um plano de recuperação de desastres, a sua instituição não somente garante maior disponibilidade da infraestrutura, mas também assegura que ela consiga se restabelecer rapidamente em situações de emergência.

Mantenha os sistemas e programas sempre atualizados

Outra dica é manter sempre os softwares atualizados. Muitas vezes, as empresas se colocam em risco por conta de versões ultrapassadas de programas e sistemas que, além de não conseguirem desempenhar bem as suas funções, ainda podem não possuir as ferramentas necessárias para lidar com determinadas situações de riscos. 

Nesse cenário, configure lembretes automáticos de toda a sua infraestrutura para notificar o time de TI caso alguma ferramenta precise de atualização. Em muitas delas, é possível já configurar atualizações automáticas, otimizando o tempo da sua equipe de tecnologia. 

Utilize mecanismos de proteção

As ferramentas de proteção são fundamentais para evitar ataques cibernéticos. Geralmente, são elas que mapeiam, identificam e impedem atividades maliciosas, garantindo total segurança de toda a infraestrutura.

Assim como citado no tópico anterior, esses mecanismos apenas podem fazer efeito se estiverem devidamente atualizados.

Tenha um efetivo gerenciamento de acessos

O gerenciamento de acesso consiste no devido mapeamento de cada usuário de acordo com os níveis de permissões necessárias. 

Ou seja, cada departamento ou cargo deve acessar informações específicas a respeito da instituição, evitando que dados pessoais se percam, sejam alterados ou, até mesmo, vazados. 

Conte com parceiros preparados

Por fim, não podemos falar sobre segurança cibernética sem citar a importância de contar com um parceiro devidamente preparado para garantir a sustentabilidade da sua organização. 

Ao contratar uma empresa especializada, você não somente tem acesso aos melhores serviços, mas também a um suporte completo, que te auxilia desde a escolha das ferramentas mais adequadas, até o mapeamento da operação, monitoramento da rede e sustentação das soluções. 

Você pode se interessar: Cloud solutions: como esse serviço otimiza a gestão de TI no segmento da saúde

Conheça a add it Cloud Solutions!

A add it Cloud Solutions possui mais de 20 anos de experiência no setor e pode ajudar a sua instituição a evitar ataques cibernéticos e aumentar a segurança da infraestrutura de TI.

Contando com profissionais preparados, oferecemos à sua empresa do setor de saúde o serviço de Disaster Recovery, em que monitoramos toda a sua rede por meio de uma robusta Plataforma de IT Resilience.

Simples de instalar e gerenciar, a nossa solução garante total proteção de dados e conformidade com a LGPD, além de alta disponibilidade e rápida recuperação em caso de desastres. 

Você quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time.

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!