O firewall para empresas é uma ferramenta essencial para garantir a devida segurança da informação nas corporações, minimizar ataques cibernéticos e proteger dados sensíveis.

A utilização de recursos de segurança é essencial no momento atual, especialmente com a tendência do trabalho remoto e a chegada da atuação híbrida.

Se por um lado essas modalidades de trabalho promoveram inúmeras facilidades para as corporações e, até mesmo, ganhos com aumento da eficiência operacional, redução de custos e melhorias no clima organizacional, por outro abriram novas preocupações relacionadas à segurança.

De acordo com dados do FBI, 70% a 80% dos ransomwares (softwares maliciosos) entram nas redes por meio de ferramentas remotas. Por sua vez, isso se dá tanto por brechas nos próprios sistemas, quanto por erros dos colaboradores. 

Mas, afinal, qual é a importância do firewall para empresas e como implementar essa iniciativa? Para responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Continue com a sua leitura e saiba mais!

Leia mais: Gestão de TI: 5 dicas para liderar a equipe no “pós-pandemia”

Qual a importância do firewall para empresas?

Na prática, o firewall para empresas funciona como um “porteiro”, ou seja, é uma ferramenta que controla o acesso de pessoas às máquinas e dispositivos internos. Desse modo, esse recurso inibe tentativas maliciosas, invasões e, até mesmo, roubos de dados sensíveis.

Com isso, implementar o firewall pode proporcionar alguns benefícios às empresas, como:

  • Redução das vulnerabilidades operacionais;
  • Minimização de prejuízos por erros ou brechas na segurança;
  • Melhorias na administração dos custos;
  • Gerenciamento inteligente dos ativos;
  • Aumento da disponibilidades dos recursos internos.

Leia mais: Armazenamento em nuvem para empresas: como garantir segurança cibernética?

Veja como implementar essa ferramenta

Para implementar o firewall, algumas iniciativas são fundamentais, tais como:

Defina as regras e os perfis

Como citamos, esse recurso de segurança funciona como um “porteiro”. No entanto, para que ele reconheça as ações suspeitas, é preciso definir quais são elas por meio de algumas regras. 

Nesse sentido, estabeleça quais são as informações que poderão ser acessadas por cada colaborador, assim como os perfis desses funcionários.

Sabemos que as abordagens maliciosas na internet estão cada vez mais aprimoradas, por essa razão, também defina regras de navegação na internet, limitando a conexão dos colaboradores a sites potencialmente perigosos, downloads de softwares de terceiros ou outras ações que possam causar brechas na segurança.

Defina as configurações de VPN

O Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, como também é conhecida, consiste em uma alternativa bastante vantajosa para acesso remoto de informações, dados e sistemas, o que facilita, inclusive, o trabalho remoto.

No entanto, para que funcione adequadamente, é preciso combinar as mesmas regras de acesso e a definição de perfis, configurando devidamente a ferramenta e certificando que todos os colaboradores cumprem os requisitos de segurança.

Elabore um suporte aprimorado

Sabemos que os colaboradores podem ser um dos responsáveis por brechas na segurança, certo? Por isso, elabore um suporte aprimorado para tirar dúvidas, atender as necessidades ou implementar iniciativas corretivas com rapidez.

Desse modo, a sua empresa consegue acompanhar com mais eficiência toda a operação e minimizar quaisquer riscos de exposições internas. 

Escolha o melhor provedor para o seu negócio

Por fim, a escolha do provedor é outro ponto que deve ser analisado com atenção. Com vírus e tentativas de ataques mais sofisticados, as organizações necessitam de ferramentas também mais robustas.

Nesse cenário, busque por recursos reconhecidos no mercado e provedores experientes, de modo a potencializar a segurança do seu negócio. 

Você pode se interessar: Mapeamento de processos: como fazer e qual a importância para a equipe de TI?

Conheça a add it Cloud Solutions!

Para contar com um processo de segurança aprimorado e eficiente com o firewall para empresas, é de suma importância contar com parceiros especializados, como a add it Cloud Solutions

Com mais de 20 anos de experiência no setor, fornecemos aos nossos clientes soluções completas de Tecnologia em Nuvem e Segurança Cibernética

Na prática, auxiliamos desde o planejamento até a implementação desses serviços, além de suporte completo de 24×7, proporcionando ganhos como melhor administração de custos, total disponibilidade dos ativos e proteção de dados.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e converse com um de nossos representantes

Tags:

Comments are closed