o que é tecnologia da informação

Sabemos que existem diversos pilares que mantêm uma empresa sustentável no mercado, como a saúde financeira, gestão de pessoas e diferencial competitivo. No entanto, esses fatores apenas podem ser alcançados por meio de uma robusta infraestrutura interna. Para isso, é fundamental compreender o que é tecnologia da informação e como otimizar essa área dentro da organização.

Não é um grande segredo dizer o quanto a transformação digital tem mudado as dinâmicas dentro das empresas. Não somente os processos têm sofrido profundas disrupções, mas também a maneira como os negócios têm se posicionado. Isso significa que as corporações estão cada vez mais inteligentes e estratégicas.

A adoção de novas tecnologias têm otimizado processos, dizimado atividades manuais e empoderado o ativo humano. Com isso, as organizações estão conseguindo focar tempo e investimento em fluxos que, realmente, fazem a diferença para o sucesso dos negócios.

Isso também tem impactado positivamente toda a sociedade. Para se ter uma ideia, segundo um estudo da Huawei, em 2025, a economia digital representará cerca de 24% do PIB mundial. 

Para acompanhar essas demandas e aproveitar todos os benefícios da inovação, as organizações precisam compreender o que é tecnologia da informação e as boas práticas para implementá-la na operação. 

Você pode se interessar: Área de TI: 3 fatores que afetam o desempenho dos serviços em nuvem

O que é tecnologia da informação?

De maneira prática, a tecnologia da informação pode ser definida como um conjunto de ferramentas que formam a infraestrutura tecnológica de uma empresa. 

Por sua vez, ela é composta por softwares e hardwares que permitem o gerenciamento, compartilhamento, armazenamento e proteção de dados e informações da organização. 

Ou seja, é a tecnologia da informação que permite o funcionamento de um negócio de maneira sustentável, desde o uso dos computadores, até a gestão de robustos servidores físicos ou configurações de ferramentas na nuvem.

Como otimizar o setor de TI da sua empresa?

Agora que você já compreendeu o que é tecnologia da informação, confira abaixo algumas iniciativas para otimizar a infraestrutura de TI da sua organização.

Entender a sua operação

O primeiro passo é o planejamento. Para isso, realize um levantamento de todos os ativos que compõem o seu negócio, o que inclui quantidade de equipamentos, tipos de sistemas, modelos, últimas atualizações, quantidade de acessórios e outros dados semelhantes.

Outro ponto importante quando falamos sobre planejamento tecnológico é, justamente, compreender quais informações cada colaborador precisa acessar, sejam elas dispostas em servidores físicos ou virtuais. Essa definição assegura a proteção de dados sensíveis e minimiza riscos à sua organização.

Acompanhar periodicamente a operação

Em seguida, é preciso definir medidas para acompanhar constantemente a operação. Além da escolha de indicadores estratégicos, atualmente, é possível contar com ferramentas robustas que otimizam o monitoramento da infraestrutura de TI.

Com isso, os riscos de que seus sistemas fiquem fora do ar, independentemente de qual seja o motivo, são reduzidos ao máximo, garantindo total estabilidade e alta performance tecnológica.

Investir na constante capacitação do time

Não podemos falar sobre o que é tecnologia da informação e como otimizar essa área sem citar a importância da capacitação do time.

São os colaboradores de TI os responsáveis por tirar todo o planejamento do papel e implementar contínuas melhorias na sua organização. 

Com uma equipe bem preparada, a sua empresa não consegue apenas alcançar bons resultados a curto prazo, mas também aprimorar cada vez mais a infraestrutura interna, aumentar a maturidade digital e alcançar diferencial competitivo.

Contar com parceiros qualificados

Por fim, o grande segredo para uma infraestrutura tecnológica otimizada é, sem dúvidas, a contratação de parceiros qualificados, que auxiliem em todos os processos de implementação de novas ferramentas e garantam a máxima performance dessas tecnologias.

Além disso, ao contar com uma empresa experiente no ramo, toda a parte de gestão e sustentação da infraestrutura de TI fica a cargo desse parceiro, o que pode garantir ao seu negócio redução de custos e eficiência.

Conheça a add it Cloud Solutions!

A add it Cloud Solutions é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor de Infraestrutura de TI, Soluções em Nuvem e Segurança Cibernética.

Contando com profissionais qualificados e tecnologia de ponta, oferecemos os melhores serviços de TI à sua empresa, auxiliando desde o planejamento até a sustentação dessas iniciativas.

Dentre as nossas principais soluções, estão:

  • PC na nuvem;
  • Nuvem Privada e Híbrida;
  • Disaster Recovery;
  • Backup Cloud.

Quer saber mais o que é tecnologia da informação e como podemos te ajudar a otimizar? Acesse agora mesmo e entre em contato com o nosso time!

Categories:

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!