área de ti

Tecnologia e inovação andam juntas. Nos dias atuais, em que a modernização tecnológica se tornou essencial para o avanço e a consolidação de uma empresa no mercado competitivo, uma excelente gestão na área de TI se tornou indispensável. 

Ao mesmo tempo em que a demanda por soluções inovadoras aumenta, muitas organizações se sentem para trás nessa caminhada devido à rapidez das mudanças processuais no mundo.

Dos responsáveis pela tecnologia da informação, de acordo com a Pesquisa Global de CIOs 2021, 38% relataram que sentem dificuldade em acompanhar o aumento da eficiência tecnológica, 37% com a simplificação dos fluxos de trabalho e 36% com a melhoria dos serviços. 

É claro que a adoção de um serviço em nuvem acaba modificando e otimizando os procedimentos, mas alguns fatores ainda atrapalham sua implementação.

Confira em nosso artigo quais as 3 causas mais comuns de erros de implementação de hospedagem na nuvem e como evitá-los.

Você pode gostar: Como fazer a migração para cloud computing de forma segura?

3 fatores que afetam o desempenho dos serviços em nuvem na área de TI

Dentre os principais erros, podemos citar:

Falta de um planejamento robusto

Toda nova implementação demanda um longo planejamento, e com a área de TI não seria diferente. Imagina perder todas as informações importantes da empresa por conta de uma preparação ruim? Por isso, para migrar sua fonte de dados para a nuvem, é imprescindível uma severa organização com os colaboradores para que a transição seja leve e sem problemas.

Um bom planejamento de infraestrutura de nuvem requer, primeiramente, o entendimento de qual é o melhor caminho a ser seguido. Dentre tantas opções de serviço em nuvem, IaaS, PaaS ou SaaS, escolher o mais adequado é o primeiro passo para não cometer erros.

O segundo passo é não ter pressa para migrar os dados. Já dizia o ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Então, paciência para que a equipe se adapte ao novo modelo.

Erros humanos e falta de orientação

Uma pesquisa da Veritas mostrou que 56% dos colaboradores já apagaram, acidentalmente, arquivos importantes que estavam hospedados na nuvem e 20% disseram que isso ocorre várias vezes durante a semana. 

Os erros humanos dificultam a implantação de um novo modelo na área de TI. As otimizações para a nuvem vem para melhorar a gestão e, por isso, é necessário elaborar um treinamento para que a equipe não fique desorientada.

Não elaborar um plano de contingência

A certeza de que tudo vai dar certo, ninguém tem. Ao fechar um contrato para hospedagem de nuvem, observe bem se o fornecedor esclarece como agir em casos de emergência. O seu time da área de TI também deve ser bem orientado para que os danos sejam minimizados.

Leia também: Plano de contingência TI: por que investir nessa iniciativa?

Conheça a add it Cloud Solutions

Depois de saber de tudo isso, ficou clara a importância de adquirir um serviço de nuvem para a sua área de TI com uma empresa que passe credibilidade. 

A add it Cloud Solutions possui mais de 20 anos experiência na área e está pronta para auxiliar a sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, a começar uma inovação.

Está pronto para tornar sua empresa mais competitiva e tecnológica? Para saber mais, acesse agora mesmo e fale com um de nossos consultores!

 

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!