iaas

O serviço de migração de TI para a nuvem continua sendo pauta do mercado tecnológico mundial. Usado nas maiores empresas globais, o IaaS, PaaS e SaaS transformam ambientes empresariais em verdadeiros pólos tecnológicos quando o assunto é cloud computing

De acordo com a IDC, as maiores responsáveis pela computação em nuvem do mundo terão 70% das implementações de IaaS na América Latina.

O modelo de serviço de Infraestrutura como serviço (IaaS) opera oferecendo às empresas um local em nuvem para hospedagem. Todos os componentes do sistema operacional são gerenciados pelo usuário, enquanto a parte de hardware é feita pelo provedor. 

Com isso, não há necessidade de gerir seu próprio espaço ou adquirir um equipamento de datacenter: o provedor de nuvem otimiza o departamento de TI, deixando os colaboradores livres para se dedicarem à produtividade.

É normal as dúvidas correrem pelo mercado tecnológico, por sua rapidez de evolução. Por isso, juntamos todas as informações sobre IaaS, PaaS e SaaS nesse artigo. Confira!

Salve para ler depois: Como fazer a auditoria e a classificação de dados na LGPD

IaaS, PaaS e SaaS: quais as diferenças? 

O IaaS, o SaaS (software como serviço) e o PaaS (plataforma como serviço) são serviços em nuvem com recursos de computação on-premise. Essas três formas de nuvem de hospedagem têm em comum a forma de utilização. 

A instituição cria soluções escaláveis nas quais evita toda a parte de despesa com a gestão, manutenção e atualização física, já que todos seus dados estarão em infraestrutura de nuvem.

Quanto às diferenças, no modelo de PaaS, a empresa contrata um local personalizado, onde pode criar, modificar e otimizar softwares e aplicações. 

Fica a cargo do usuário instalar e gerir as aplicações, terceirizadas ou não, já que o uso desse recurso de computação em nuvem evita a compra, configuração e o gerenciamento de estruturas e processos que estão interligadas a esse tipo de procedimento.

Já sobre a solução SaaS, a empresa não necessita ter uma aplicação instalada em todos os computadores, nem se preocupar em manter, fazer atualizações de hardwares ou softwares, pois o provedor de nuvem faz o gerenciamento das aplicações. Para acessar, é preciso, apenas, se conectar à internet.

Você pode se interessar: Gestão de continuidade: 5 erros comuns e como evitar

Para quem é indicado IaaS, PaaS e SaaS?

Quando falamos de IaaS como serviço de nuvem, a base principal de usuários envolve operadores de TI e seus aplicativos, administradores de banco de dados, DevOps, empresas pequenas e de médio porte que necessitam de nuvem para hospedar ERP, aplicativos, financeiro, porque estão crescendo rapidamente. 

Lojas virtuais que possuem demandas inconstantes também são beneficiadas por esse modelo de hospedagem em nuvem.

O Iaas é uma opção econômica, uma vez que não exige manutenção e só possui cobrança conforme o uso dos componentes da infraestrutura, quando usar. 

Oferece, também, a flexibilidade de reduzir ou aumentar a demanda de acordo com as necessidades e mobilidade para acessar os dados a partir de qualquer local.

Empresas que não possuem ferramentas necessárias para fazer manutenção ou criar os aplicativos em nuvem, podem optar pelo PaaS. Com ele, é possível rodar o aplicativo no próprio provedor de nuvem. 

Sem o encargo de precisar gerenciar todo o serviço, o PaaS se torna uma solução fácil de se trabalhar, flexível e que evita gastos com compra e configuração.

Quando se opta pelo SaaS como hospedagem em nuvem, não há a necessidade de baixar e instalar aplicativos e nem pagar por licenças para cada computador. Apenas com o uso da internet, os dados estarão disponíveis para acesso. 

Há a opção de customização das informações, criando um ambiente totalmente personalizado e com interface amigável, é flexível, de baixo custo e o software se atualiza automaticamente.

Contrate uma empresa especializada em computação em nuvem

A add it Cloud Solutions disponibiliza serviços para que sua empresa tenha o potencial competitivo exigido pelo mercado. Ao adquirir uma hospedagem em nuvem, sua organização ganha alta performance, segurança, flexibilidade e aumento da produtividade. 

Uma equipe de TI que não precisa se preocupar com manutenção, otimiza os processos da empresa e tem tempo para se dedicar a criar novas soluções e oportunidades de crescimento.

Se você se interessou em conhecer, envie uma mensagem para um de nossos colaboradores agora mesmo!

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!