tecnologia da informação

O retorno do crescimento econômico no Brasil faz com que as empresas voltem a crescer e investir em áreas estratégias como a tecnologia da informação para viabilizar uma expansão sustentável e de longo prazo.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Gartner, a expectativa para 2020 é que os gastos com tecnologia da informação cresçam 2,5% em relação a 2019, alcançando a marca de US$ 64 bilhões.

Veja também: 7 pontos-chave para a transformação digital nas empresas ter sucesso

A seguir, saiba quais são os investimentos mais esperados para o próximo ano, o papel da computação em nuvem e como definir as prioridades da sua empresa!

Qual o papel da computação na nuvem no orçamento de TI?

Entre os aspectos que contribuíram para retomada do crescimento dos orçamentos de tecnologia da informação ,destaca-se a maior importância dos investimentos em computação em nuvem.

De acordo com o Gartner, atualmente, apenas 2% de todo investimento em TI no Brasil é direcionado em serviços de nuvem pública, fazendo com que o país apresente um ritmo lento de adoção da tecnologia.

Apesar disso, os gastos totais com segurança em nuvem cresceram 10,5% em 2019 e a expectativa é que a segurança para computação em nuvem aumente 41,2% nos próximos cinco anos.

Veja mais: Segurança da informação: 5 ações para aumentar a proteção de dados empresariais

O país líder de investimento em tecnologia da informação considerando as soluções da nuvem continua sendo os Estados Unidos, que estão na vanguarda, correspondendo por mais da metade dos gastos globais na área.

De acordo com John-David Lovelock, VP de pesquisa da Gartner, “a maioria das empresas é flagrada tentando cortar custos ou investir para crescer, mas as empresas com melhor desempenho estão fazendo as duas coisas”, explica.

Ele destaca que, nesse cenário, os gestores brasileiros já estão identificando o potencial das soluções de computação em nuvem e investindo para alcançar os avanços digitais de outras regiões.

Leia também: Computação em nuvem: descubra qual a nuvem mais adequada para sua empresa

Como definir as prioridades de investimento?

Além da computação em nuvem, a adequação às novas legislações como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR) na Europa e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil também explicam os gastos maiores.

A adaptação à lei depende de reestruturação de processos, segurança de servidores e soluções de armazenamento e capacitação das equipes.

Saiba mais: 7 passos importantes para se adaptar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Dessa forma, as diversas exigências das leis fazem com que a área de tecnologia da informação demande um orçamento extra para investir nessas transformações.

Mesmo a solução de computação em nuvem pode precisar ser revista para adequação à lei. De acordo com as diretrizes da LGPD, o armazenamento de dados dos usuários só poderá ser realizado em países com leis semelhantes às brasileiras.

Veja mais: Computação em nuvem é uma aliada contra ameaças cibernéticas: entenda o porquê!

Portanto, o cenário de inovação constante, avanços tecnológicos em outros países e centralidade da nova legislação demandam reestruturações e orçamento ao setor de TI.

Como estruturar uma solução adequada?

Para estar alinhado ao cenário e realizar os investimentos mais relevantes, os gestores precisam reconhecer as soluções mais completas e eficazes do momento.

Na área de computação em nuvem, por exemplo, a indicação é uma parceira especializada nesse segmento e em compliance com as diretrizes da LGPD e da GDPR.

A add it Cloud Solutions é especializada em soluções na nuvem e apresenta diferenciais como:

  • localização dos Data Centers, sendo 2 no Brasil e 1 nos EUA;
  • disponibilidade de mais de 25 tipos de ofertas para nossos clientes;
  • auxílio em toda a jornada na nuvem, desde o planejamento até a gestão da nuvem;
  • funcionamento 24x7x365 com monitoramento totalmente proativo.

Portanto, além de seguir as atuais tendências da área de tecnologia da informação é importante que os gestores definam parceiros confiáveis e especializados para um melhor aproveitamento das soluções incorporadas.

Quer saber mais? Conheça a nuvem pública da add it Cloud Solutions aqui!

Tags:

Comments are closed