A utilização da nuvem privada no setor de saúde vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. 

Isso é o que diz uma pesquisa da BCC. Segundo os dados coletados, o mercado mundial de computação em nuvem para a área da saúde deve atingir US$ 35 bilhões até 2022, com uma taxa de crescimento anual de 11,6%. 

O que representa um crescimento expressivo diante dos 69% que afirmaram que o hospital em que trabalhavam não tinha um plano para mover os servidores locais existentes para a nuvem em um estudo de 2018.

E se considerarmos as previsões para o mercado até 2024, o número é ainda maior. A MarketsandMarkets afirma que o mercado deverá atingir US$ 51,9 bilhões até 2024. 

Esses números tiveram esse salto provavelmente por dois motivos: a pandemia gerada pela Covid-19 que levou muitos profissionais a trabalharem remotamente, o que fez com que quase metade das empresas (46%) investissem em nuvem privada, segundo a Enterprise Cloud Index (ECI).

O outro motivo seria em relação aos benefícios que esse tipo de serviço concede a esse setor. Nesse sentido, os hospitais, clínicas e outras instituições da área da saúde lidam com uma enorme quantidade de dados diariamente e administrar isso não deve ser uma tarefa fácil.

Porque o setor de saúde tem investido cada vez mais em nuvem privada?

Realizar a aceleração da transformação digital foi algo imprescindível para que a área de saúde atendesse melhor às necessidades dos pacientes e profissionais durante a crise da Covid-19. 

Além disso, há uma busca maior pela maturidade digital em todos os setores da indústria, pois se provou que o investimento na área de TI é necessário para se manter competitivo no mercado e acompanhar suas mudanças e evolução. 

E pelo menos no setor da saúde, já é possível visualizar essa maior abertura à tecnologia e, como mencionado, isso se deve aos benefícios da nuvem privada: 

Permite integrações

Acessar rapidamente as informações médicas e o prontuário dos pacientes é vital para um atendimento de excelência

Nesse sentido, a nuvem privada permite que esses dados sejam acessados por médicos, enfermeiros e colaboradores por meio de aplicativos, tablets e computadores. 

Além disso, o compartilhamento torna-se mais ágil, ou seja, rapidamente aquele resultado do último exame aparecerá na nuvem para que todos tenha conhecimento. 

Promove melhor controle da operação

Controlar horários, turnos, permissões de acesso, realização de exames e acompanhar a realização de tarefas diárias torna-se muito mais fácil a partir da implementação da nuvem privada. 

Não só é possível ter mais controle de toda operação, como também uma visão mais ampla do que já está bom e do que precisa ser melhorado. 

Aumenta a disponibilidade da rede

É imprescindível na área de saúde que os servidores possuam alta disponibilidade. Afinal, o impacto de ficar mesmo que apenas alguns minutos sem acesso ao banco de dados pode ser fatal, já que a tolerância para erros nesses ambientes é mínima. 

Portanto, investir no serviço de nuvem privada é a forma mais simples e eficiente de garantir que não haja interrupções na rede que prejudiquem o fluxo de trabalho. 

Inibe os riscos de perdas de dados

Justamente por lidar com uma enorme quantidade de dados sensíveis, proteger-se contra ataques cibernéticos, desastres da natureza e quedas de energia que podem levar a perda dessas informações é fundamental. 

Nesse sentido, os serviços de armazenamento em nuvem realizam o backup em tempo real. Além disso, com o Disaster Recovery é possível manter o funcionamento da instituição e recuperar as informações de forma rápida. 

Garante segurança cibernética

Como mencionado no tópico acima, as empresas da área de saúde lidam com dados sigilosos e precisam de um sistema de segurança robusto para que nada ocorra, principalmente para não acabar sofrendo punições da LGPD ou de outras leis.

Nesse sentido, a nuvem privada conta com os últimos recursos tecnológicos para garantir a proteção das informações armazenadas na plataforma. 

Além disso, ainda há algumas empresas que fornecem serviços de monitoramento 24×7 e database monitoring para garantir a total segurança e disponibilidade do servidor, como é o caso da add it Cloud Solutions. 

Personalize sua nuvem privada para atender especialmente às necessidades da sua empresa, reduza os custos de TI, abrace de uma vez a transformação digital e otimize todos os seus processos. 

Conte com uma plataforma de alta performance, 5x mais rápida que discos SSD, até 40% mais barata que a Nuvem Pública e deixe a gestão por nossa conta. Fale agora com um de nossos especialistas.

Categories:

Tags:

Comments are closed