tecnologia em nuvem

No mundo corporativo, o tema quente é ESG! Para quem não sabe, a sigla se refere à Governança Ambiental, Social e Corporativa e reforça o compromisso com o cuidado com o meio ambiente, sendo socialmente responsável e adotando as melhores práticas de gestão empresarial. Hoje vamos discutir como aplicar esse sistema em sua empresa e como a tecnologia em nuvem pode ser uma grande aliada.

Mas afinal, como o ESG funciona, na prática? Qual sua importância?

Com a pandemia, causada pela Covid-19, se arrastando por meses, a aceleração da transformação digital ganhou espaço dentro das empresas e estabeleceu a adoção de novas práticas e tecnologias. 

Além do reconhecimento de que os desafios da sociedade se refletem nos negócios, também houve mudanças significativas no comportamento do mundo corporativo. Nesse contexto, o ESG, que significa “Governança Ambiental, Social e Corporativa”, foi fortalecido como medida da consciência coletiva das empresas em relação aos fatores sociais e ambientais.

Segundo o relatório “Inovação e ESG”, existem 343 startups focadas em ESG no Brasil. 46% dos empreendedores e colaboradores de grandes companhias afirmam já existirem programas de ambiental, social e governança no local onde trabalham.

Nesse sentido, a adoção de ferramentas inovadoras pode ter impacto dentro de uma organização. Por exemplo, com a tecnologia em nuvem, essas novas práticas se refletem em processos mais sustentáveis ​​e eficientes nas organizações. 

Leia também: 4 bases da transformação digital nas empresas 

Como a tecnologia em nuvem pode ser uma aliada do ESG? 

A adoção de uma plataforma em nuvem substitui a infraestrutura física de uma empresa, geralmente usando equipamentos que poluem o meio ambiente, consomem energia e incorrem em custos significativos de manutenção e aluguel. 

No entanto, como a tecnologia em nuvem pode ser uma aliada ESG na prática? Separamos alguns tópicos importantes abaixo.

Adaptações mais agilizadas

As equipes internas de TI podem gastar muito tempo gerenciando as atualizações e alterações necessárias nos servidores da empresa. Nesse sentido, fazer upgrades de servidores na nuvem é mais prático, rápido e ainda economiza recursos como energia, tempo de trabalho e deslocamento de pessoal. 

Os profissionais podem realizar todas as atualizações do sistema remotamente a qualquer hora, em qualquer lugar, e novos métodos aplicados aos processos da empresa podem começar a funcionar em um curto período de tempo. Além disso, os gerentes não precisam se preocupar com atualizações de hardware. 

Redução de custos

Com o uso da computação em nuvem, quase todos os dispositivos que ocupavam espaço dentro de uma organização se tornaram um item consumível. Além disso, a computação em nuvem permite que os gerentes configurem seus servidores de acordo com suas necessidades, incorrendo apenas nos custos associados aos recursos que escolherem.

Sustentabilidade

As preocupações ambientais estão diretamente relacionadas às soluções em nuvem, uma vez que o uso de uma quantidade menor de servidores e o melhor aproveitamento de sua energia pode reduzir, e muito, a emissão de carbono – o que permite que empresas caminhem para um futuro mais sustentável. 

Leia depois: Nuvem privada: como proteger a sua empresa de ataques cibernéticos

Vamos potencializar os resultados da sua empresa!

Conte com a add it na transformação digital do seu negócio

Para fazer uma transformação digital efetiva na sua empresa, conte com a add it Cloud Solutions.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, somos especialistas em tecnologia da informação e nuvem, com um suporte 24×7, realizando também o planejamento e execução da sua migração.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

 

Tags:

Comments are closed

Categorias

Newsletter


Iniciar chat
1
Eu não sou um robô!
Oi, eu estou aqui no Whatsapp se você quiser falar!