segurança em TI

A segurança em TI deve ser uma prioridade de gestores que buscam manter a integridade operacional do negócio.

Visto que o conceito de segurança em TI é frequentemente confundido com segurança da informação, a seguir explicamos melhor do que se trata e como desenvolver as melhores práticas na sua empresa. Confira!

O que é segurança em TI?

Pode-se entender a segurança de TI como sendo direcionada à manutenção da segurança dos sistemas operacionais e da infraestrutura de TI da empresa.

O que é segurança da informação?

A segurança da informação, por sua vez, é uma área mais ampla e que tem como objetivo proteger os dados e informações corporativas em si de ataques e ameaças, sejam internas ou externas.

Saiba mais: Segurança da informação: 5 ações para aumentar a proteção de dados empresariais

Por ser voltada à infraestrutura tecnológica da empresa, a segurança em TI desempenha uma função estratégica contemplando:

  • Bancos de dados;
  • Servidores;
  • Provedores;
  • Computadores e notebooks;
  • Data centers;
  • Hardwares em geral.

O bom funcionamento desses itens influencia toda a operação da empresa, garantindo uma atuação mais idônea.

Veja também: Como promover a inovação tecnológica em empresas

Quais boas práticas de segurança de TI podem ser adotadas?

Após entender o que é exatamente segurança em TI, é relevante que os gestores estejam comprometidos com o desenvolvimento das melhores práticas para garanti-la. Confira algumas delas a seguir!

Política de segurança de TI

O primeiro passo é desenvolver um manual das políticas de segurança de TI que deve ser difundido para abranger todos os colaboradores. Em geral, ele tem como base o tripé CID – confidencialidade, integridade e disponibilidade. Entenda:

  • Confidencialidade: consiste na proteção de ativos por meio da restrição de acesso, como utilizando senhas de acesso;
  • Integridade: base que garante que modificações ou atualizações sempre sejam autorizadas pelos responsáveis;
  • Disponibilidade: visa a preservação do sistema e dos recursos garantindo que usuários autorizados sempre tenham acesso aos ativos.

Para garantir que essas práticas sejam realizadas, os gestores de TI devem investir em treinamentos e programas de conscientização de colaboradores.

Firewall

A adoção de um firewall também é um recurso para aumentar a segurança em TI da empresa e incentivar que as políticas sejam executadas pelas equipes.

O firewall promove um monitoramento que viabiliza a identificação de falhas ou tentativas de login, indicando um ciberataque em andamento ou mesmo a insistência de um usuário não autorizado para certa ação.

Com o firewall a empresa consegue controlar o acesso em tempo real, concedendo ou removendo a autorização de cada usuário individualmente.

Software de segurança

Um software de segurança como um antivírus também é uma estratégia eficaz de segurança em TI. Ele monitora o sistema com identificação e isola comportamentos suspeitos.

A adoção de um antivírus é uma das ferramentas necessárias para minimizar as chances de ataques por DDoS que pode comprometer a operação do negócio.

Veja ainda: Gestão de TI: 5 indicadores de tecnologia da informação para acompanhar

Como garantir a proteção adequada à empresa?

A garantia da segurança em TI pode demandar a adoção de parcerias estratégicas por parte da empresa.

A add it Cloud Solutions é uma parceira ideal nesses casos, pois dispõe de soluções de computação em nuvem e também tecnologias para promoção da segurança, como:

  • Firewall: solução de alto desempenho contra ameaças que promove redução de custos,  facilidade de gerenciamento de segurança, avaliação automatizada de riscos, política de segurança consistente etc.;
  • Backup de dados: tecnologia moderna para armazenamento seguro de informações garantindo alta disponibilidade, gerenciamento de dados e redução do tempo de armazenamento;
  • Drive online: solução de file sharing moderno e seguro que permite a sincronização e compartilhamento de arquivos na nuvem privada para aumento da produtividade das suas equipes.

Leia mais: Conheça os impactos da transformação digital na produtividade no trabalho

Portanto, a add it Cloud Solutions dispõe de soluções completas para garantir a segurança em TI do seu negócio juntamente com a produtividade, performance e eficiência.

Quer melhorar seus processos com essa parceria? Conheça nossa solução inteligente de firewall para empresas!

Tags:

Comments are closed