Atualmente, cada vez mais, tem se falado sobre a relevância dos dados para as organizações. Porém, na mesma medida em que a estratégia cresce, os ataques cibernéticos se tornam mais sofisticados. Neste cenário, é essencial investir em mecanismos de segurança da informação.
Para se ter uma ideia da importância dos dados, as informações sobre a operação, processos e clientes trazem diferencial competitivo e favorecem a tomada de decisão. Ou seja, são um dos ativos mais valiosos de uma empresa.
No entanto, os ataques virtuais ameaçam a segurança da informação dos negócios. Segundo estudo divulgado pela empresa Fortinet, em apenas três meses, o Brasil sofreu cerca de 15 bilhões de tentativas de ciberataques.
Desse modo, é fundamental proteger os dados sigilosos de uma organização por meio de estratégias assertivas. Saiba como fazer isso a seguir!
Boas práticas para garantir a segurança da informação
Há uma série de razões para investir em segurança da informação. Afinal, ninguém gosta de ser surpreendido por ataques virtuais, violações de dados, vazamentos, roubo de acessos e até tentativa de extorsão.
Confira os principais motivos para adotar ações de proteção na sua empresa:
● Proteger a imagem do negócio;
● Evitar a espionagem industrial;
● Reduzir o risco de perdas financeiras;
● Garantir o pleno funcionamento dos processos;
● Estar em conformidade com as normas legais.
Para aproveitar todos os benefícios que os dados podem trazer e evitar graves prejuízos, algumas ações devem ser realizadas. Conheça 5 práticas importantes!
1. Analise as prioridades do negócio
O primeiro passo para a criação de estratégias eficazes deve ser a análise das prioridades da empresa.
Isso envolve observar o cenário atual para entender a relevância e o perfil das informação. Assim, é possível estabelecer critérios de sigilo e do nível crítico dos dados usados.
Nessa etapa, é essencial que todos os setores da organização sejam envolvidos para se obter um panorama completo.
2. Treine e conscientize os colaboradores
De nada adianta investir em ferramentas tecnológicas de segurança da informação se não houver a colaboração de funcionários. Afinal, muitos deles têm acesso a dados sigilosos ou críticos e devem estar conscientes sobre a importância de realizar determinadas práticas.
Para atingir esse objetivo, a empresa deve investir em treinamentos e capacitações. Com isso, é possível mostrar aos funcionários a importância da estratégia, as regras e as políticas organizacionais a serem seguidas no dia a dia.
3. Realize backups constantes
Para manter a produtividade da organização no caso de incidentes que afetem os sistemas, é fundamental realizar backups periódicos.
Afinal, a perda de arquivos importantes ou o comprometimento de softwares pode trazer prejuízos incalculáveis. O que inclui até mesmo a paralisação das atividades por tempo indeterminado.
4. Invista em uma estrutura de computação em nuvem
Uma das formas eficientes de garantir a disponibilidade dos dados e a segurança da informação é investir na estrutura de computação em nuvem.
Os três modelos de nuvem respeitam padrões de proteção de dados. Nesse caso, vale avaliar qual deles é o mais indicado ao seu negócio e buscar as soluções que vão ao encontro das suas necessidades.
5. Configure os acessos de acordo com a utilização
Os dados sigilosos ou críticos de uma empresa não devem estar à disposição de todos os colaboradores. Pelo contrário. Para garantir a segurança da informação, é indicado configurar os acessos conforme a utilização por cada setor ou funcionário.
Essa limitação faz com que as informações permaneçam restritas aos funcionários que as utilizam para a realização das atividades. O que minimiza a ocorrência de vazamentos ou ataques.
Como melhorar a segurança da informação no seu negócio?
Muitas vezes, desenvolver e implementar estratégias de segurança da informação se torna oneroso para as organizações. Isso porque, a cada dia, surgem novas ameaças e, sem o auxílio de parceiros especializados, os sistemas podem facilmente se tornar vulneráveis.
A add it Cloud Solutions entende a realidade das empresas e oferece diversas soluções de segurança flexíveis e fáceis de gerenciar. Os serviços podem ser adaptados a redes de todos os tamanhos e complexidade.
Além disso, gerenciamos e monitoramos milhares de instalações de clientes a partir de um local centralizado, como o nosso NOC (Centro de Gerenciamento de Rede) e SOC (Centro de Operações de Segurança).
Conheça os principais serviços de segurança da informação oferecidos:
● Firewall – Next Generation Firewall;
● Recursos de UTM;
● Antivírus de Navegação;
● Web Filtering – Filtro de Conteúdo de Navegação;
● Controle de aplicação;
● Antispam;
● IPS – Intrusion Prevention System;
● QoS de Internet ou VPN;
● Wan Otimization;
● Relatórios gerenciais;
● Web Cache.
Quer conhecer todas as soluções em segurança da informação que podem ser disponibilizadas ao seu negócio? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!
Comments are closed