segurança da informação

Atualmente, cada vez mais, tem se falado sobre a relevância dos dados para as organizações. Porém, na mesma medida em que a estratégia cresce, os ataques cibernéticos se tornam mais sofisticados. Neste cenário, é essencial investir em mecanismos de segurança da informação.

Para se ter uma ideia da importância dos dados, as informações sobre a operação, processos e clientes trazem diferencial competitivo e favorecem a tomada de decisão. Ou seja, são um dos ativos mais valiosos de uma empresa. 

No entanto, os ataques virtuais ameaçam a segurança da informação dos negócios. Segundo estudo divulgado pela empresa Fortinet, em apenas três meses, o Brasil sofreu cerca de 15 bilhões de tentativas de ciberataques. 

Desse modo, é fundamental proteger os dados sigilosos de uma organização por meio de estratégias assertivas. Saiba como fazer isso a seguir!

Boas práticas para garantir a segurança da informação

Há uma série de razões para investir em segurança da informação. Afinal, ninguém gosta de ser surpreendido por ataques virtuais, violações de dados, vazamentos, roubo de acessos e até tentativa de extorsão. 

Confira os principais motivos para adotar ações de proteção na sua empresa:

      ● Proteger a imagem do negócio;

      ● Evitar a espionagem industrial;

      ● Reduzir o risco de perdas financeiras;

      ● Garantir o pleno funcionamento dos processos;

      ● Estar em conformidade com as normas legais.

Para aproveitar todos os benefícios que os dados podem trazer e evitar graves prejuízos, algumas ações devem ser realizadas. Conheça 5 práticas importantes!

1. Analise as prioridades do negócio

O primeiro passo para a criação de estratégias eficazes deve ser a análise das prioridades da empresa. 

Isso envolve observar o cenário atual para entender a relevância e o perfil das informação. Assim, é possível estabelecer critérios de sigilo e do nível crítico dos dados usados. 

Nessa etapa, é essencial que todos os setores da organização sejam envolvidos para se obter um panorama completo.

2. Treine e conscientize os colaboradores

De nada adianta investir em ferramentas tecnológicas de segurança da informação se não houver a colaboração de funcionários. Afinal, muitos deles têm acesso a dados sigilosos ou críticos e devem estar conscientes sobre a importância de realizar determinadas práticas.

Para atingir esse objetivo, a empresa deve investir em treinamentos e capacitações. Com isso, é possível mostrar aos funcionários a importância da estratégia, as regras e as políticas organizacionais a serem seguidas no dia a dia. 

3. Realize backups constantes

Para manter a produtividade da organização no caso de incidentes que afetem os sistemas, é fundamental realizar backups periódicos. 

Afinal, a perda de arquivos importantes ou o comprometimento de softwares pode trazer prejuízos incalculáveis. O que inclui até mesmo a paralisação das atividades por tempo indeterminado.

4. Invista em uma estrutura de computação em nuvem

Uma das formas eficientes de garantir a disponibilidade dos dados e a segurança da informação é investir na estrutura de computação em nuvem.

Os três modelos de nuvem respeitam padrões de proteção de dados. Nesse caso, vale avaliar qual deles é o mais indicado ao seu negócio e buscar as soluções que vão ao encontro das suas necessidades.

5. Configure os acessos de acordo com a utilização

Os dados sigilosos ou críticos de uma empresa não devem estar à disposição de todos os colaboradores. Pelo contrário. Para garantir a segurança da informação, é indicado configurar os acessos conforme a utilização por cada setor ou funcionário. 

Essa limitação faz com que as informações permaneçam restritas aos funcionários que as utilizam para a realização das atividades. O que minimiza a ocorrência de vazamentos ou ataques.

Como melhorar a segurança da informação no seu negócio?

Muitas vezes, desenvolver e implementar estratégias de segurança da informação se torna oneroso para as organizações. Isso porque, a cada dia, surgem novas ameaças e, sem o auxílio de parceiros especializados, os sistemas podem facilmente se tornar vulneráveis

A add it Cloud Solutions entende a realidade das empresas e oferece diversas soluções de segurança flexíveis e fáceis de gerenciar. Os serviços podem ser adaptados a redes de todos os tamanhos e complexidade. 

Além disso, gerenciamos e monitoramos milhares de instalações de clientes a partir de um local centralizado, como o nosso NOC (Centro de Gerenciamento de Rede) e SOC (Centro de Operações de Segurança).

Conheça os principais serviços de segurança da informação oferecidos:

      ● Firewall – Next Generation Firewall;

      ● Recursos de UTM;

      ● Antivírus de Navegação;

      ● Web Filtering – Filtro de Conteúdo de Navegação;

      ● Controle de aplicação;

      ● Antispam;

      ● IPS – Intrusion Prevention System;

      ● QoS de Internet ou VPN;

      ● Wan Otimization;

      ● Relatórios gerenciais;

      ● Web Cache.

Quer conhecer todas as soluções em segurança da informação que podem ser disponibilizadas ao seu negócio? Então, entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *