inovação nas empresas

Organizações de todo o mundo vivem a chamada transformação digital. E os países da América Latina têm acompanhado as mudanças de forma bastante significativa. A inovação nas empresas latino-americanas é uma realidade que vai ao encontro do novo momento da sociedade.

Quando se trata de processos inovadores, o que vêm à mente são aplicativos, sistemas e softwares. Logicamente, a tecnologia é uma das forças motrizes. Porém a inovação se trata também de mudanças nos:

      ● Modelos de negócio;

      ● Cultura organizacional;

      ● Desenvolvimento de processos;

      ● Agilidade operacional;

      ● Compromisso com a criatividade na solução de problemas.

Assim, a inovação nas empresas não só é intrínseca à eficiência operacional. Mas também impulsiona o atendimento ao cliente e a fidelização dos consumidores. Como anda este processo na América Latina? Vejamos abaixo!

Panorama da inovação nas empresas da América Latina

Com o objetivo de compreender o cenário, o estudo The State of Innovation in Latin America entrevistou mais de 85 organizações da região, envolvendo todos os segmentos. 

Para começar, um fato constatado foi o que os consumidores desses países estão cada vez mais conectados. Mais de 50% da população possui um smartphone e esse percentual só tende a aumentar. Por isso, hoje, a expectativa dos clientes é de agilidade, conveniência e mais opções.

Neste sentido, as organizações na América Latina reconhecem este impacto e veem a inovação nas empresas como benéfica. Tanto ao atendimento aos clientes, como na otimização de processos e aumento da competitividade.

De acordo com o levantamento, as empresas que colocam em prática estratégias inovadoras já colhem bons frutos. Para se ter uma ideia, 80% das empresas mais inovadoras desses países já possuem um time dedicado à inovação

No entanto, as ações não ficam restritas a profissionais como diretores de inovação ou profissionais de TI. As organizações buscam também conscientizar as outras equipes sobre a importância das mudanças e a utilização de tecnologias inovadoras para melhorar os resultados.

Implementação de novas tecnologias e soluções 

Apesar das diversas estratégias para desenvolver a inovação nas empresas, as tecnologias ainda são essenciais. O levantamento mostrou que, neste quesito, o uso de APIs (interfaces de programação de aplicativos) é valioso. 

As organizações mais inovadoras têm acima de 140 APIs, sendo que 45% delas são abertas. O que é um número impressionante.

Outras soluções adotadas são a inteligência artificial e o aprendizado de máquina, já utilizados por 50% das instituições financeiras. Também estão em alta: blockchain, carteiras digitais e biometria.

Colaboração e agilidade para inovação nas empresas

Outro ponto importante apresentado pela pesquisa é como acelerar o processo de inovação nas empresas. Isso se dá, principalmente, pela adoção de práticas colaborativas para proporcionar agilidade. 

Neste contexto, a parceria com startups se mostra essencial. Na média, as organizações mais inovadoras da América Latina têm cerca de 15 parceiros do modelo. Por isso, conseguem lançar provas de conceito de forma rápida e fazer uma implantação em menos de 5 anos.

Como facilitar o desenvolvimento de estratégias inovadoras?

Para auxiliar as organizações a passarem pela transformação digital com bases sólidas e bem estruturadas, a add it Cloud Solutions oferece uma solução completa de nuvem híbrida e privada. 

Isso possibilita que um grande número de dados e informações valiosas estejam sempre à disposição, ao contrário do armazenamento em servidores físicos. Além da agilidade e eficiência, a solução proporciona segurança e redução de custos.

Conheça os nossos principais serviços:

     ● Computação em nuvem;

     ● Recuperação de desastres;

     ● Backup na nuvem;

     ● Drive OnLine;

     ● E-mail corporativo;

     ● Gestão de segurança;

     ● Virtualização de Desktops e aplicativos;

     ● CRM Microsoft Dynamics;

     ● Serviços gerenciados.

Quer saber mais sobre as nossas soluções que possibilitam a inovação nas empresas? Entre em contato com um de nossos especialistas!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *