recuperação de desastres

Atualmente, as empresas dependem de recursos tecnológicos para manter os processos em funcionamento. São inúmeros softwares e sistemas que realizam operações comerciais, disponibilizam dados valiosos, entre outras funções. Neste cenário, qualquer interrupção pode prejudicar drasticamente um negócio. Por isso, é essencial contar com um plano de recuperação de desastres.

Esta solução tem como objetivo minimizar problemas e garantir a continuidade da operação. Inclusive, a ferramenta visa proteger sua infraestrutura de TI, determinar a estabilidade organizacional e a recuperação sistemática dos dados. 

Porém, para que o sistema de recuperação seja realmente eficiente, é preciso contar com um gerenciamento realizado por profissionais experientes.

Conheça razões para implementar a recuperação de desastres

Como mencionado, a recuperação de desastres reduz o risco de interrupção de funções críticas e reavê as operações com rapidez. 

Mas os benefícios não param por aí. Veja agora 7 motivos para investir na estratégia:

1. Oferece um ambiente seguro e com pessoas preparadas

Quando a recuperação de desastres ocorre na nuvem, há total segurança de que os dados não serão perdidos em caso de panes. Ou seja, a empresa sabe que, por mais que os sistemas e equipamentos venham a falhar, as informações e os recursos continuarão à disposição. 

Além disso, com a contratação de empresas especializadas, todo o processo é realizado por profissionais altamente qualificados para qualquer eventualidade.

2. Reduz as perdas financeiras e os impactos estratégicos

Imagine que sua empresa não conta com a recuperação de desastres e, de repente, funções críticas param de funcionar. Ou, pior, dados valiosos são perdidos. Dá para ter uma ideia dos prejuízos financeiros e impactos negativos que isso pode causar, não é mesmo? Dessa forma, a estratégia se torna essencial.

3. Identifica linhas de negócios críticas que precisam de suporte

Por meio da alta disponibilidade da solução, é possível identificar antecipadamente quais são as linhas de negócios críticas e que precisam de suporte. 

Como tudo é documentado e testado, na ocorrência de problemas, o processo é acelerado, minimizando prejuízos.

4. Reconhece possíveis fraquezas e executa programas de prevenção

As estratégias preventivas de segurança com foco nas principais vulnerabilidades da empresa barram os desastres antes que ocorram. Um exemplo é o backup de recuperação de desastres na nuvem. Isso evita que os dados corram riscos por desastres naturais ou outros acidentes que possam descontinuar a operação.

5. Minimiza a duração de uma possível paralisação

Incidentes com a estrutura de TI inevitavelmente podem ocorrer. Porém, quando há um plano de recuperação de desastres, isso pode até mesmo se tornar imperceptível. Afinal, no caso de quaisquer problemas, os profissionais estão prontos para implementar as estratégias testadas previamente de forma ágil. 

6. Facilita a coordenação eficaz de tarefas de recuperação

Sem o gerenciamento adequado, qualquer processo organizacional fica comprometido. Isso não é diferente com os processos de TI. Por meio da recuperação de desastres, as atividades a serem desenvolvidas são melhor administradas, se tornando mais eficazes. 

7. Reduz a complexidade do esforço de recuperação

A recuperação de desastres envolve uma análise minuciosa da estrutura de rede existente, aplicativos, bancos de dados, equipamentos, configuração da organização e detalhes relacionados. 

Por meio desse conhecimento, há uma redução significativa nos esforços de recuperação. O que se reflete em agilidade dos processos e economia. 

Como contratar o plano de recuperação de desastres?

Depois de ler o nosso artigo, está convencido de que é essencial investir na estratégia? Para isso, sua empresa pode contar com a add it Cloud Solutions. Disponibilizamos uma solução completa de backup e restore na nuvem, eficiente para qualquer tipo de negócio.

Entre as vantagens do recurso, estão:

      ● Zero tempo de inatividade e orquestração automatizada de recuperação de desastres;

      ● Mobilidade das cargas de trabalho baseadas na nuvem;

      ● Monitoramento proativo, geração de relatórios, testes e documentação;

      ● Interface do usuário flexível e intuitiva.

Quer saber todas as funcionalidades do backup na nuvem oferecido pela add it Cloud Solutions? Então, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *