transformação digital das empresas

A transformação digital das empresas é uma realidade que só tende a aumentar. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), os investimentos em tecnologias disruptivas devem chegar a R$ 250 bilhões até 2021. 

Além disso, o estudo aponta que mais de 7% do PIB nacional tem sido destinado a investimentos organizacionais em Tecnologia da Informação (TI) e Comunicações (TIC). 

Porém, mesmo em um cenário de crescimento, não é tão simples adotar a transformação digital das empresas. As mudanças só podem ser implementadas com todo o potencial se alguns obstáculos forem superados. 

5 principais desafios da transformação digital das empresas

Para levar a organização para a era digital, é fundamental que os gestores conheçam as dificuldades e, mais do que isso, trabalhem para vencê-las. Até porque as empresas que não efetuarem as mudanças podem não sobreviver nesse novo mercado. 

Veja agora quais são os principais desafios enfrentados:

1. Cultura organizacional

Uma pesquisa da Capgemini afirma que 62% das organizações consideram a cultura organizacional como o maior obstáculo para atingir a transformação digital. Isso porque, mais do que implementar recursos tecnológicos, é preciso:

     ● Alinhar políticas;

     ● Conscientizar colaboradores para que apoiem as mudanças;

     ● Adequar a estruturae os processos realizados.

Para tornar a transformação digital das empresas como parte da cultura, é preciso criar uma série de estratégias. Neste sentido, é fundamental envolver a alta direção nas mudanças, desenvolver treinamentos e capacitações e automatizar as atividades de forma gradativa. 

2. Segurança da informação

Não existe transformação digital das empresas sem segurança. Afinal, na mesma medida em que a tecnologia está em constante evolução, os ataques cibernéticos se tornam cada vez mais sofisticados. 

Por isso, é essencial criar mecanismos de segurança da informação que impeçam a atuação de cibercriminosos. Isso porque os ataques virtuais podem causar violações, roubos de informações e vazamentos de dados. Como consequência, as organizações sofrem diversos prejuízos financeiros e de imagem.

3. Integração de todas as áreas

Como dissemos, a transformação digital das empresas depende, em grande parte, de uma mudança na cultura organizacional. E isso engloba mudar a concepção de que somente a área de TI é responsável por sua implementação. 

Nesse aspecto, é fundamental integrar equipes, com as de marketing, vendas e recursos humanos, por exemplo. Dessa maneira, todos trabalham em sinergia em prol de um mesmo objetivo.

4. Manutenção de processos analógicos

Não há como implementar uma transformação digital se a organização mantém processos analógicos. Por isso, antes de iniciar qualquer mudança, é necessário organizar os dados dentro do contexto digital

5. Identificação das tecnologias mais relevantes

Para criar uma estratégia de transformação eficiente, um dos desafios é identificar as tecnologias mais relevantes para o cenário interno e as prioridades do negócio.

Para isso, é preciso avaliar as soluções existentes e sua aderência com as necessidades da empresa. Entre as principais opções disponíveis atualmente, estão análise de dados, segurança da informação e o armazenamento na nuvem. 

Sem essas tecnologias, outros tipos de estratégias, como inteligência artificial e machine learning, podem ficar comprometidos.

Como caminhar para a transformação digital das empresas?

Para auxiliar a transformação digital das empresas, a add it Cloud Solutions oferece soluções completas na nuvem privada e nuvem híbrida. Os principais recursos são:

     ● Gerenciamento de nuvem privada;

     ● Recuperação de desastres;

     ● Backup na nuvem;

     ● Drive OnLine;

     ● E-mail corporativo;

     ● Gestão de segurança;

     ● Virtualização de desktops e aplicativos;

     ● CRM Microsoft Dynamics;

     ● Serviços gerenciados.

Desenvolvemos projetos específicos para atender às necessidades do seu negócio e contamos com uma equipe especializada para administrar a infraestrutura de nuvem da sua empresa. Além disso, garantimos a proteção dos dados da sua organização. 

Tudo com o objetivo de proporcionar um ambiente virtual de alta disponibilidade, com flexibilidade e escalabilidade para o crescimento da sua empresa. 

Quer saber como podemos auxiliar na transformação digital de sua organização? Entre em contato com um de nossos consultores!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *