produtividade no trabalho

Um dos principais obstáculos para a otimização de resultados nas organizações é a baixa produtividade no trabalho. Muitos processos atuais ainda não contam com a agilidade necessária para aumentar a produção e nem acompanham a expectativa do mercado por inovações. O que afeta o crescimento dos negócios. 

Para se ter uma ideia, segundo dados da McKinsey, se as empresas brasileiras permanecerem com o mesmo ritmo produtivo, o país levará até 2081 para dobrar a renda da população. Outro dado alarmante é que, se não houver mudanças nesse cenário, a economia pode deixar de crescer cerca de 50% nos próximos 15 anos.

Neste sentido, entre outras estratégias importantes a serem adotadas, é essencial investir em soluções tecnológicas da transformação digital. O que ajuda a otimizar consideravelmente a produção. 

Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Apesar de estar entre as 10 maiores economias do planeta, o Brasil ocupa o 51º lugar no ranking de produtividade na indústria. Conforme previsões, se o ritmo não mudar, em aproximadamente 10 anos, o país será ultrapassado até mesmo pela Índia, que é a última colocada na lista dos emergentes.

A boa notícia é que há diversas formas de reverter essa situação. Basta aplicar uma certa dose de esforços e as medidas adequadas. Quer saber quais são elas? Então, confira dicas valiosas a seguir:

1. Adoção de elementos da Indústria 4.0

Investir nas soluções tecnológicas da Indústria 4.0 é uma ação fundamental para melhores resultados. Prova disso é um outro levantamento da McKinsey. Ao adotar recursos como inteligência artificial, Internet das Coisas e machine learning, é possível aumentar em até 25% a produtividade no trabalho.

As indústrias digitais já existem e, inclusive, utilizam novas tecnologias de ponta a ponta da operação. Por exemplo, diversas companhias contam com robôs para organização do estoque, automação de processos e maior controle da logística.

2. Treinamento de colaboradores

Não adianta focar somente na tecnologia para elevar a produtividade no trabalho. Afinal, parte dos processos depende da análise, conhecimento e gerenciamento humano para que sejam eficientes. Dessa forma, é indispensável treinar os colaboradores que terão contato com os novos recursos. 

Isso faz com que os funcionários compreendam a importância de cada solução e aprendam a utilizar o máximo potencial dos recursos disponíveis.

3. Uso de indicadores de produtividade

Uma das vantagens das soluções tecnológicas é a obtenção de dados valiosos sobre o processo produtivo e o desempenho de colaboradores. Nesse aspecto, é importante adotar indicadores de produtividade. 

Afinal, por meio de métricas e índices, é possível monitorar a empresa como um todo. A partir daí, os gestores conhecem os pontos positivos que devem ser ressaltados e as falhas que devem ser corrigidas para a otimização de resultados.

Como implementar soluções para aumentar a produtividade?

Tão importante quanto adotar boas práticas é ter um parceiro que entenda o cenário das empresas atuais e disponibilize soluções efetivas. Assim, os recursos ajudam a elevar a produtividade no trabalho.

Neste cenário, conte com a add it Cloud Solutions. Com experiência e conhecimento de mercado, oferecemos soluções completas e infraestrutura que vão ao encontro das mudanças necessárias à transformação digital. 

Confira os nossos serviços:

      ● Nuvem privada;

      ● Recuperação de desastres;

      ● Backup na nuvem;

      ● Drive OnLine;

      ● E-mail corporativo;

      ● Gestão de segurança;

      ● Virtualização de desktops e aplicativos;

      ● CRM Microsoft Dynamics;

      ● Serviços gerenciados.

Quer saber como podemos ajudar o seu negócio a aumentar a produtividade no trabalho e a lucratividade? Então, fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Categories:

Tags:

Comments are closed