nuvem privada

Em todo mundo, a nuvem privada cresce constantemente. A razão para isso está na necessidade das companhias diminuírem os custos e aumentaram a produtividade da equipe.

Para se ter uma ideia do desenvolvimento do mercado de cloud computing, a Canalys apontou que, em 2019, US$ 107 bilhões foram gastos com infraestrutura em nuvem.

Leia mais: Qual o melhor armazenamento em nuvem?

Dados da IDC Brasil também evidenciam a evolução das opções de armazenamento digital. O relatório da especialista em consultoria revelou que o setor de nuvem privada deve chegar em US$ 1,3 bilhão no Brasil em 2020.

Um estudo recente da Capita reforça outro ponto: a migração para a nuvem é a prioridade para as instituições que buscam progresso comercial.

Entre os 200 respondentes, esse foi o fator com maior número de votos, atingindo 72%. Na sequência aparecem outras opções como transformação digital (61%) e automação de processos (45%).

As razões mais apontadas pelos donos de empresas para a escolha da nuvem privada foram a redução de custos (61%) e a busca pelo aumento na velocidade das entregas (57%) e na segurança do departamento de TI (52%).

Apesar das diversas vantagens da implementação dessa solução, esse processo nem sempre é fácil para as organizações. 

O mesmo relatório, chamado de “From cloud migration to digital innovation: Why digital transformation will mean going ‘beyond cloud’ in 2020”, expôs que um total de 58% dos tomadores de decisões entrevistados declararam que as soluções em nuvem prometeram demais e entregaram menos do que o esperado.

Nessa pesquisa, a Capita indica também quais as maiores dificuldades encontradas na mudança para o cloud computing. Confira:

Conheça os 5 maiores problemas na implementação da nuvem privada

1 – Dificuldades com a segurança da Tecnologia da Informação

A computação em nuvem é reconhecida por ser mais segura do que outros métodos, como o uso de servidores físicos.

Porém, por se tratar de uma solução digital, é imprescindível que uma série de normas sejam passadas para os colaboradores de modo a incentivá-los a seguirem procedimentos padronizados.

Sem esse controle, funcionários desatentos podem abrir brechas para invasões de hackers ou vazamento de dados

2 – Falta de talentos 

Realizar um procedimento tão importante para uma companhia como a migração para a nuvem privada não é fácil.

Além dos fatores tecnológicos, faz-se indispensável dispor de profissionais capacitados e com os conhecimentos específicos que possibilitem que os gestores encontrem maior êxito nesse momento.

A fim de superar esse problema, dois caminhos são válidos. O primeiro é buscar colaboradores com a experiência necessária, seja no Brasil ou no exterior.

A segunda opção é investir em programas de capacitação. Deste modo, os funcionários que já atuam no negócio adquirem o aprendizado e o aplicam internamente.

3 – Aprovação do orçamento

A realização de planejamentos é um passo importante para realizar o processo de mudança para a nuvem privada.

Somente dessa maneira, as instituições podem detalhar toda as etapas e explicar para os tomadores de decisões o valor de cada um delas.

Se não houver a dedicação necessária para formalizar um documento completo, o setor financeiro pode rejeitar o orçamento.

Veja também: Nuvem privada: entenda tudo antes de fazer a migração

4 – Migração dos serviços ‘legado’

Resumidamente, pode-se definir os sistemas legados como softwares utilizados por longos períodos dentro de uma corporação e que, com os avanços do mercado, se tornam obsoletos.

Na maioria das vezes, esses programas permanecem em uso por conta de suas complexidades e por tratarem de informações sensíveis para a empresa.

Justamente por isso, tratar desses sistemas no cloud computing torna-se algo complicado para a equipe.

5 – Despesas inesperadas

Uma série de adversidades podem aparecer durante o estabelecimento de um serviço de nuvem privada.

Em razão disso, gastos não antes esperados têm a possibilidade de surgirem e aumentarem consideravelmente os custos.

Não ter reservas determinadas no planejamento econômico dessa estratégia para resolver esses problemas é algo que afeta diretamente as corporações.

Conte com uma solução de nuvem privada eficiente 

Para não conviver com os contratempos citados acima ao implementar a nuvem privada em sua corporação, é fundamental possuir o suporte de uma empresa experiente.

Nós, da add it Cloud Solutions, temos a experiência necessária para auxiliar o seu negócio a alcançar o sucesso nessas operações.

Oferecemos o melhor desempenho e flexibilidade necessária para nossos clientes. Além disso, atuamos com serviços de última geração na proteção dos dados.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre nossa nuvem privada.

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *