email na nuvem

Com as constantes mudanças no mercado, as organizações estão em busca de soluções que maximizem a comunicação corporativa e a eficiência da operação, como é o caso do e-mail na nuvem.

De modo geral, essa solução teve um crescimento notório em 2019, atingindo uma expansão de 30%, de acordo com informações do relatório ISG Index™, que rastreia contratos comerciais globais.

Esse serviço faz parte de uma ampla gama de iniciativas para computação em nuvem que, por sua vez, representa uma tendência em crescimento no mundo todo. 

O recurso já é utilizado por empresas de diversos portes e segmentos, isso porque possui diferentes benefícios que maximizam os resultados internos e, principalmente, a otimização operacional.

A partir do e-mail na nuvem, por exemplo, é possível, além da troca de informações, realizar o planejamento de atividades de uma organização, bem como desenvolver novos projetos e assim tornar o ambiente de trabalho mais integrado, colaborativo e funcional. Saiba mais!

Leia também: Gestão de ativos: 6 lições que o TI aprendeu com a pandemia

Principais desafios que as empresas têm enfrentado

Como citado, o mercado está em um ciclo infinito de alterações, seja inspirado por novas tecnologias que surgem a todo momento ou gargalos nos setores. 

Independentemente do motivo, essas disrupções causam alguns desafios para as empresas, o principal deles é a transformação digital.

Processos antigos não são mais eficientes para atender às necessidades dos clientes, funcionários e outros parceiros de negócio. Além disso, podem resultar em problemas operacionais, como erros nos fluxos, retrabalhos e falhas na comunicação. 

Por falar em interação, um outro obstáculo que as organizações têm enfrentado diz respeito à tramitação de dados. A ausência de ferramentas apropriadas aumento os riscos de vazamentos de informações e, até mesmo, abertura de vulnerabilidades. 

Como o e-mail na nuvem pode superar esses processos? Veja 6 razões para adotar

Diante dos desafios apresentados anteriormente, surge o e-mail na nuvem como uma solução rápida e ágil para apoiar na sistematização da infraestrutura de TI da empresa. Confira abaixo quais são os principais motivos para adotar esse serviço:

1 – Maior estabilidade

Ao contrário das soluções próprias, o e-mail na nuvem garante a alta performance necessária para que os colaboradores se comuniquem com agilidade, uma vez que plataformas na nuvem têm alto nível de escalabilidade e disponibilidade.

Ainda assim, caso seja necessário, é possível expandir os recursos contratados a fim de atender as necessidades de uma organização, como mais processamento e armazenamento de dados.

Além disso, esse processo é acompanhado por um Plano de Recuperação de Desastres, que inibe quaisquer problemas relacionados à disponibilidade ou funcionamento do recurso, garantindo total estabilidade da rede online e todo suporte necessário.

Você pode se interessar: Como o e-mail na nuvem pode garantir segurança cibernética?

2 – Flexibilidade

O e-mail na nuvem também assegura mobilidade e flexibilidade às empresas contratantes, já que a solução proporciona o acesso a partir de diversos dispositivos, inclusive os móveis, como smartphones e tablets.

Em um mundo cada vez mais conectado, ter a agilidade de uma solução de cloud computing pode até fazer com que uma organização se destaque entre seus concorrentes.

Com isso, esse serviço também facilita a implementação de diferentes modelos de trabalho, como o presencial, remoto ou híbrido, de acordo com as necessidades e preferências da organização. 

Independentemente da localização do colaborador, a experiência de navegação ou utilização dos recursos não será afetada. 

3 – Otimização de gastos

Com a utilização do e-mail corporativo na nuvem, a organização não tem gastos com hardwares, softwares e manutenção desse maquinário. 

Isso porque a empresa que oferece os serviços de computação em nuvem já disponibiliza toda a manutenção necessária sem que o contratante tenha uma despesa adicional.

Com isso, é possível reduzir custos e otimizar o planejamento financeiro de uma organização.

Outro aspecto que minimiza os gastos é a eficiência operacional. Com um recurso tecnológico que aumenta a produtividade e maximiza a efetividade dos funcionários, é possível potencializar os resultados gerados, tanto nos processos internos quanto para os clientes externos. 

4 – Maior segurança

De acordo com uma pesquisa realizada pela Avast, 21% dos PCs corporativos brasileiros estão em suscetíveis a ataques cibernéticos.

Esse dado demonstra que a segurança no universo online deve ser prioridade para os gestores de negócios. Nesse sentido, além de todos os benefícios já citados, o e-mail na nuvem também confere maior preservação de dados sensíveis das empresas.

Isso se deve ao fato dos provedores de serviços em nuvem contarem com tecnologias avançadas para criptografia, gerenciamento de acesso e monitoramento automatizado das atividades dos colaboradores.

Dessa forma, qualquer iniciativa mal intencionada é facilmente inibida e reportada aos gestores responsáveis pela área de tecnologia. 

5 – Simplificação na migração para nuvem

Caso a sua organização utilize um servidor padrão do Exchange, Gmail, IMAP e até uma série de outras plataformas de e-mail populares, a maioria dos provedores de e-mail na nuvem suporta esse tipo de migração.

Assim, é possível que a equipe da sua própria empresa consiga fazer essa alteração de maneira ágil. E, caso seja necessário, a sua organização pode contar com o suporte das empresas de serviços em nuvem para realizar esse processo com eficiência.

6 – Know how e experiência de uma especializada

Para garantir todos os benefícios do e-mail na nuvem para a sua companhia, é fundamental contar com o suporte de uma empresa sólida e especializada, que garante todo o know how e experiências necessárias para maximizar esses resultados. 

Saiba mais: 5 mitos da infraestrutura em nuvem

Como implementar o e-mail na nuvem na sua empresa?

O primeiro passo para implementar esse recurso na sua corporação é realizar um planejamento completo, que deve incluir todos os colaboradores, porte da sua empresa e possibilidades de investimentos.

Além disso, é de suma importância buscar uma provedora de serviços em nuvem de confiança e com conhecimento de mercado. 

A add it Cloud Solutions possui mais de 25 anos de atuação no segmento de tecnologia e tem a expertise necessária para auxiliar o seu negócio a alcançar o sucesso, tanto na migração como na utilização dessa solução de cloud computing.

Oferecemos o melhor desempenho e a flexibilidade necessária para nossos clientes. Como também, atuamos com serviços de última geração na proteção dos dados. 

Todos os nossos serviços contam com monitoramento 24×7, alta escalabilidade, segurança cibernética, total personalização e fácil implementação.

Além do e-mail em nuvem, fornecemos aos nossos parceiros as seguintes soluções:

  • Nuvem privada e híbrida;
  • Disaster Recovery;
  • Drive Online;
  • Backup na nuvem;
  • PABX Cloud e Comunicação Unificada;
  • Desktop virtual.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre as nossas soluções!

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *