Cada vez mais companhias de todo o mundo têm optado pela adoção de uma solução de nuvem privada. Entre os fatores para isso estão a possibilidade de economia de recursos e a otimização de processos.
Leia mais: Nuvem privada: entenda tudo antes de fazer a migração
Segundo a IDC Brasil, especializada em consultoria sobre TI, essa opção de cloud computing deve atingir US$ 1,3 bilhão no país em 2020, demonstrando o poder desse setor.
Um estudo da Gartner Insight referendou esse crescimento. Por meio de um relatório, foi levantado o dado de que, até 2025, 80% das empresas deverão desligar seus datas centers e utilizar as ferramentas de computação na nuvem.
Por conta dessa evolução, as organizações de todo o planeta precisam buscar manter-se atualizadas quanto às principais novidades. Para isso, selecionamos as mais promissoras tendências para a nuvem privada. Confira:
Conheça 5 previsões para o crescimento da nuvem privada
Serviços específicos de nuvem privada
Companhias dos mais diversos departamentos precisam contar com soluções de armazenamento digital. Deste modo, faz-se necessário o desenvolvimento de sistemas especializados.
As razões para isso são as diversas possibilidades a serem feitas com características adequadas para indústrias, bancos e corporações jurídicas, por exemplo.
Com ferramentas particulares para cada segmento, é possível potencializar a utilidade dessas aplicações e trazer resultados positivos.
Internet 5G
As redes com tecnologia 5G já são uma realidade nos Estados Unidos e em alguns países da Europa e da Ásia.
No Brasil, entretanto, essa inovação ainda não foi implementada. Porém, esse cenário pode mudar em breve, uma vez que a Anatel já abriu um Edital de Licitação e realizou audiências públicas para debater o leilão do 5G no Brasil.
Em linhas gerais, as principais novidades trazidas por essa rede são a maior velocidade e a diminuição da latência dos dados.
Assim, pode ser possível conseguir melhores resultados com o edge computing, modelo de computação no qual o processamento ocorre em lugares físicos próximos ao usuário ou da fonte de dados.
Os ecossistemas de multicloud têm a possibilidade de serem positivamente influenciados com essa alternativa. Estima-se, atualmente, que o campo das múltiplas nuvens deve chegar em US$ 97,6 bilhões no ano de 2023, segundo a MarketsandMarkets.
Automação
A automação dos processos é uma estratégia utilizada por diversas organizações de todos os portes nos últimos anos.
Capaz de diminuir retrabalhos, erros e custos, essa opção pode ser útil também para a nuvem privada. Sem a necessidade de realizar um gerenciamento de cloud computing manual, os gestores conseguem obter maior vantagem competitiva, facilitando a escalabilidade, por exemplo.
Veja também: 3 problemas de cultura na incorporação da computação na nuvem
Foco na segurança
Garantir a segurança é objetivo principal das provedoras de armazenamento digital. Afinal, manter as informações e os dados confidenciais intactos é o desejo das organizações que buscam essa solução.
Dessa maneira, o surgimento de novas aplicações que auxiliem a assegurar a confiabilidade da nuvem privada é primordial.
Ferramentas de código aberto
A utilização do termo código aberto tem o objetivo de designar os softwares desenvolvidos de maneira colaborativa. Eles se opõem ao padrão tradicional, em que não são permitidas mudanças nos programas.
Para a computação em nuvem, programas como esses podem ser positivos. Os motivos são as perspectivas de melhorias que tem a possibilidade de serem aplicadas de forma ágil, de modo a potencializar as capacidades da solução continuamente.
Conte com a melhor nuvem privada
Para as empresas que buscam contratar uma nuvem privada segura, flexível e com alta performance, a melhor escolha é contar com os serviços da add it Cloud Solutions.
Sabemos como cuidar de toda a jornada dos clientes no processo de migração para esse novo sistema. Além disso, gerenciamos a infraestrutura e somos responsáveis pelo monitoramento 24×7.
Tem interesse em contar com nossa nuvem privada? Entre em contato e converse com nossos especialistas!
Comments are closed