nuvem privada

Os investimentos em computação na nuvem não param de crescer e as empresas têm identificado cada vez mais oportunidades a partir da solução. Nesse cenário, a nuvem privada ganha destaque pela segurança e personalização.

De acordo com um estudo da Gartner os investimentos em TI devem crescer 2,5% no Brasil em 2020 alcançando a soma de mais de US$ 64 bilhões.

Já a pesquisa Red Hat Global Customer Tech Outlook 2020 verificou que 31% dos gestores de todo o mundo planejam o investimento na nuvem híbrida, 21% devem optar por uma abordagem de nuvem privada e 4% devem recorrer à nuvem pública.

Veja mais: Gastos com tecnologia da informação vão aumentar em 2020: saiba tudo!

Com essas tendências, confira as vantagens de investir na nuvem privada e também como planejar essa implementação.

Quais os benefícios da nuvem privada?

A nuvem privada caracteriza-se pela manutenção de hardwares e softwares de uso exclusivo da organização, o que garante maior segurança na transmissão de dados e também personalização na configuração da rede.

Essa solução é geralmente usada por órgãos governamentais, instituições financeiras e organizações com operações críticas, pois a personalização garante o atendimento aos requisitos específicos da área de TI.

Identificar quais benefícios a nuvem privada pode proporcionar à empresa é essencial para planejar com realismo esse investimento.

Redução de custos

A manutenção de uma estrutura de servidores internos para operação e armazenamento de dados apresenta diversos custos permanentes com infraestrutura, energia elétrica e equipamentos.

A nuvem privada, apesar de ser mais custosa do que a nuvem pública, garante que esses custos sejam reduzidos, pois utiliza-se a infraestrutura da empresa parceira.

Flexibilidade

Uma das principais vantagens dessa solução é a flexibilidade, pois o uso exclusivo por parte da companhia viabiliza a configuração dos sistemas para atender requisitos específicos de TI, o que garante mais segurança e cumprimentos das normas do negócio.

Escalabilidade

Como toda solução de computação em nuvem, essa opção também garante maior escalabilidade ao negócio, sendo que a empresa pode ampliar os recursos contratados conforme a demanda.

Veja mais: Segurança em TI: quais as melhores práticas que devem ser adotadas?

O que considerar na implementação da nuvem privada?

Para que a migração para a nuvem privada seja realmente benéfica à empresa, diversas aspectos da implementação devem ser considerados pelos gestores. Conheça os principais!

  •         Planejamento: inclui desde o mapeamento das necessidades técnicas da empresa, como espaço de armazenamento, como também avaliação de barreiras tecnológicas, aspectos culturais e de processos para que a transformação possa superar esses desafios;
  •         Migração: a avaliação e execução da migração deve ser minuciosa para evitar a perda de informações no processo e também não gerar instabilidade na operação;
  •         Suporte: quando os processos e dados já estiverem na nuvem privada, deve-se realizar o suporte e gestão da solução, com políticas de uso, diretrizes operacionais e estratégias de segurança.

Veja ainda: Conheça as melhores práticas para migração para a computação em nuvem

Portanto, toda a jornada para a nuvem influencia o sucesso da solução, de forma que ela realmente agregue à operação da empresa.

Como escolher uma parceira qualificada?

Para que todas as etapas sejam desenvolvidas corretamente, a empresa precisa de uma parceira qualificada que dê suporte e consultoria na jornada para a nuvem, o que vai desde o planejamento até a gestão posterior.

A add it Cloud Solutions é uma empresa com mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação e que dispõe de soluções completas de computação em nuvem com diferenciais como:

  •         Mais de 25 ofertas aos clientes no marketplace da marca;
  •         3 data centers, sendo 2 no Brasil e 1 nos EUA;
  •         100% de discos SSD para rápida transferência de dados;
  •         Funcionamento constante 24x7x365 e monitoramento proativo;
  •         Backup de dados;
  •         Recuperação de desastres.

Definir uma estratégia de computação em nuvem que atenda às demandas do negócio e contar com um parceiro proativo e confiável são aspectos essenciais para o sucesso na transformação digital da empresa.

Leia mais: Transformação digital nas empresas: principais motivos para adotar a nuvem

Quer implementar a nuvem privada com eficiência e segurança? Conheça a solução da add it Cloud Solutions aqui!

Categories:

Tags:

Comments are closed