inovação tecnológica

A inovação tecnológica é uma demanda urgente para empresas que querem garantir competitividade e relevância em um cenário cada vez mais digital.

Ainda que gestores identifiquem um entusiasmo crescente em relação à transformação digital nas empresas, é essencial que se compreenda os motivos desse investimento antes de iniciá-lo.

A seguir, saiba porque a inovação tecnológica é cada vez mais necessária e também as vantagens desse investimento.

Por que a inovação tecnológica é uma prioridade?

A pesquisa IDC FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2020 Predictions revelou que até 2022, 60% das equipes de TI adotem a inteligência artificial (IA) visando aumentar, otimizar e acelerar as operações de TI.

Para 2023, a pesquisa prevê que 65% dos CIOs serão líderes empresariais que evoluirão suas empresas em centros de excelência visando o apoio à inovação.

Almejando uma resposta às ameaças cibernéticas, 65% das empresas vão modernizar os sistemas legados investindo amplamente em novas plataformas tecnológicas.

Leia mais: 4 habilidades do gestor de TI para o sucesso da transformação digital nas empresas

5 motivos para investir em inovação

Considerando esse cenário promissor em relação aos investimentos direcionados à inovação tecnológica, os gestores devem reconhecer os motivos que explicam essa tendência e justificam os investimentos.

Dinamismo e produtividade

O incentivo à inovação no ambiente corporativo é essencial para uma atuação mais dinâmica da equipe, o que reflete diretamente no engajamento e produtividade.

Isso se deve à incorporação dos colaboradores como agentes fundamentais no crescimento e transformação do negócio, o que gera bem-estar à equipe, mas também mudanças nos processos que se tornam mais ágeis e eficazes.

Competitividade

Para manter à frente em relação à concorrência, é determinante que a empresa invista em inovação tecnológica, pois ela depende dessas transformações para otimizar a atuação e desenvolver produtos e serviços mais competitivos.

Agrega valor ao produto/solução

A inovação tecnológica não está associada apenas aos processos desenvolvidos e maior segurança operacional à empresa, como também às ideias que agregam valor ao produto ou serviço oferecido.

Isso significa um produto mais competitivo em relação à concorrência, mas também que atenda às necessidades do cliente com mais qualidade e satisfação.

Melhora a experiência do cliente

Tanto no segmento B2B como B2C a experiência do cliente é central nas chances de consolidação da marca, aumento das vendas e retenção e fidelização.

Atualmente, uma experiência satisfatória está diretamente relacionada à adoção de estratégias embasadas pela tecnologia, como o autoatendimento, a automação de processos e a assertividade na comunicação por meio do uso de dados.

Saiba mais: Como a inovação tecnológica melhora a experiência do cliente?

Aumenta o lucro do negócio

Todos os benefícios anteriores resultam no aumento do lucro do negócio, afinal a marca melhora sua atuação no mercado no que se refere à concorrência e relação com os clientes.

Dessa forma, é possível aumentar as vendas, ter um ticket médio maior e reduzir custos operacionais devido às vantagens da tecnologia nos processos gerenciais e produtivos.

Como promover a transformação na empresa?

A promoção da transformação digital na empresa não ocorre rapidamente e depende de diversos passos acertados por parte dos gestores, como:

  • Identificar as principais limitações, diagnosticando quais investimentos em tecnologia seriam mais vantajosos;
  • Estruturar e incentivar uma cultura organizacional mais dinâmica e favorável à inovação;
  • Fazer investimentos acertados ao avaliar estrategicamente quais tecnologias viabilizam uma atuação mais competitiva.

Veja também: Como promover a inovação tecnológica em empresas

Atualmente, a inovação tecnológica nas empresas está diretamente relacionada à adoção da computação em nuvem, visto que essa solução garante benefícios como segurança cibernética, dinamismo operacional e suporte técnico para outras tecnologias (Big Data, IA e Edge Computing).

Leia mais: Qual melhor opção: nuvem privada, híbrida ou pública?

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada na área que apresenta diferenciais para tornar sua atuação mais inovadora e competitiva, como:

  • Alta performance com discos 100% SSD;
  • 3 Data Centers, sendo 2 no Brasil e 1 nos EUA;
  • Disponibilidade de mais de 25 tipos de pacotes aos clientes;
  • Auxílio na jornada para a nuvem, desde planejamento, migração e gestão;
  • Atendimento full time, com operação 24x7x365.

Portanto, a inovação tecnológica na empresa apresenta diversos benefícios, mas depende de uma avaliação detalhada do investimento e definição de parceiros estratégicos e confiáveis.

Quer saber mais sobre soluções em nuvem para seu negócio? Conheça a nuvem pública da add it Cloud Solutions aqui!

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *