computação na nuvem

Em algumas empresas, a ideia disseminada é basicamente que a computação em nuvem não é benéfica para todos os casos e que nem sempre o investimento vale a pena.

No entanto, com diversos estudos comprovando os benefícios da computação na nuvem, é possível verificar que o problema não é a tecnologia em si, mas sim a inadequação de uma cultura organizacional atrasada, engessada e pouco inovadora.

Leia também: Como promover a inovação tecnológica em empresas

De fato, a transição para a nuvem frequentemente esbarra em questões culturais, o que impede que as vantagens esperadas sejam alcançadas. Saiba mais!

Quais fatores culturais impedem a adoção da computação na nuvem?

A falha no projeto de incorporação da computação na nuvem é mais relacionada com a resistência interna em adotar a tecnologia do que com a solução em si.

Identificar os indícios que comprovam que a cultura interna é tóxica é fundamental para promover transformações mais profundas no negócio. Afinal, essa resistência pode se entender a outras soluções e inviabilizar permanentemente o sucesso e vantagens competitivas da empresa.

1. Lentidão nos processos

Uma primeira forma de identificar que tem algo errado com o processo de adoção da computação em nuvem, é verificar que os responsáveis são lentos nos processos de transição, como encaminhamento dos dados.

Essa lentidão anormal nos processos, demonstra uma resistência com a transformação e pode ser resolvida com um envolvimento maior dos gestores desde o início do projeto.

Além disso, dar suporte aos processos de transição, informando e qualificando os gestores, é importante para que haja confiança nas mudanças propostas.

Saiba mais: Transformação digital das empresas: 5 principais desafios e como superá-los

2. Questionar a segurança

Já ficou comprovado que as soluções na nuvem utilizam estratégias mais robustas de segurança. Assim, afirmar que a computação em nuvem compromete a proteção dos dados pode indicar não apenas desconhecimento como resistência à inovação.

Nesses casos, é essencial que os gestores engajados na transformação da empresa invistam em opções de qualificação e informação aos demais profissionais, mostrando as vantagens da solução e criando um ambiente receptivo à proposta.

Leia ainda: Computação em nuvem é uma aliada contra ameaças cibernéticas: entenda o porquê!

3. Não ver benefícios no investimento

Quando avaliado o investimento na computação em nuvem, muitos gestores batem o pé afirmando que os benefícios imediatos não justificam o orçamento.

Dessa forma, não é incomum que a solução seja postergada ou tenha um orçamento insuficiente para uma transição realmente satisfatória.

Nesses casos, os gestores devem focar a argumentação nos benefícios de longo prazo que podem ser alcançados, incluindo economia e também diferenciais competitivos frente a concorrentes cada vez mais tecnológicos.

Quanto mais a empresa adiar a incorporação da computação em nuvem, mais ela estará adiando os benefícios que poderiam ser alcançados.

Veja também: Computação em nuvem: descubra qual a nuvem mais adequada para sua empresa

Como superar essas barreiras e investir em computação em nuvem?

A superação de barreiras culturais ocorre, principalmente, pela difusão de informações e engajamento dos gestores desde o início do projeto.

Contar com uma empresa parceira especializada e que esteja comprometida com todas as fases da jornada para nuvem é essencial. Assim, fases como planejamento, migração e gestão são assessoradas.

A add it Cloud Solutions é uma empresa especializada que garante todo o suporte almejado pelos clientes, além de incluir pacotes diversos para que o cliente possa personalizar a solução mais adequada à empresa, como:

  •         Nuvem privada;
  •         Nuvem pública;
  •         Nuvem híbrida;
  •         Recuperação de desastres;
  •         Backup.

Veja mais: Qual melhor opção: nuvem privada, híbrida ou pública?

A definição da solução de computação na nuvem adequada é essencial para superar barreiras culturais e tornar o projeto mais alinhado à realidade da empresa.

Quer adotar uma solução na nuvem compatível com suas necessidades? Conheça a nuvem privada da add it Cloud Solutions aqui!

Tags:

Comments are closed